Uma mãe da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, partilhou a história de como o seu filho bebé, com apenas 7 meses, foi diagnosticado com a COVID-19 para alertar outros pais.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa), as não crianças parecem ter um risco maior de contrair o novo coronavírus do que os adultos. Contudo, Courtney Doster, quer que outros pais estejam conscientes de que isto também pode acontecer aos seus filhos.

O pequeno Emmett, o mais novo dos três filhos da família Doster, foi diagnosticado no passado dia 17 de março. Depois de o recém-nascido ter tido uma febre que chegou perto dos 40º, Courtney e o marido decidiram telefonar ao pediatra que acompanha o menino.

“Finalmente recebemos a chamada para irmos às urgências. Foi aí que lhe fizeram os testes para a COVID-19, gripe, vírus sincicial respiratório, e também fizeram raios-X ao peito que confirmaram a pneumonia,” explicou Courtney ao programa “Good Morning America”. “Recebemos o resultado positivo para a COVID-19 em 24 horas.”

O pequeno Emmet

Doster explica que a sua mãe, a avó de Emmett, também tem COVID-19 e teve contacto com a sua família antes de ter sido diagnosticada com a doença.

“Ele não tinha sintomas,” disse sobre Emmett, que está em casa a recuperar. “Ele não chorava ou andava rabugento, e é isso que é muito assustador – nem sequer percebemos que ele tinha esse tipo de sintomas.”

Courtney e toda a sua família estão de quarentena em casa, onde vão ficar durante 14 dias, sob um contrato legal com o Departamento de Saúde e Controlo Ambiental da Carolina do Sul. Além do bebé, os restantes membros não têm sintomas do coronavírus, mas isso não acalma a ansiedade, uma vez que estes podem surgir vários dias após a exposição inicial. Assim sendo, a monitorização de perto é muito importante.

“Estamos a vigiar toda a gente, a mediar as temperaturas, a ouvi-los e a certificar-nos de que não têm sinais da doença. Até agora, está tudo bem,” afirma. “É muito assustador – as incógnitas -, portanto só queremos que os pais levem isto a sério. Mantenham os vossos bebés em casa. Lavem as mãos. É difícil impedir que eles levem as mãozinhas à boca, mas encorajamo-vos a estarem atentos – a eles e aos seus sintomas.”

A famíla Doster

O que os especialistas querem que os pais saiba.

A coisa mais importante que os pais podem fazer é respeitar o distanciamento social. No que às crianças diz respeito, isso significa nada de encontros para brincarem com amiguinhos, visitas a espaços públicos e socializar com membros mais velhos da família. “É melhor ser o mais rigoroso possível com outras interações,” diz o Dr. Sean O’Leary, pediatra no Hostipal Infantil do Colorado, nos Estados Unidos, especialista em doenças infecciosas, ao “Good Morning America”.

Se o seu filho tiver sintomas ligeiros da COVID-19, telefone ao seu pediatra antes de ir ao hospital, recomenda o Dr. O’Leary. E se o seu filho estiver doente, certifique-se de que a sua casa está limpa e desinfetada. “Só porque uma pessoa em casa tem a COVID-19, isso não significa que toda a gente terá a doença,” afirma. “Sabemos que os vírus podem sobreviver em várias superfícies durante muitas horas, portanto seja meticuloso na limpeza de todas as superfícies em que tocamos com frequências, como maçanetas e acessórios de casa de banho.”

A Sociedade Americana de Pediatria deixa estas e outras recomendações aos pais no seu site,   HealthyChildren.org.

1. Lave as mãos frequentemente com sabão e água durante pelo menos 20 segundos. Se não tiver sabão e água, use álcool gel – procure um que tenha, no mínimo, 60% de álcool. 

2. Reduza o contacto próximo com os outros ao praticar o distanciamento social. Isto significa ficar em casa o máximo de tempo possível e evitar espaços públicos onde o contacto com outras pessoas é provável.

3. Mantenha os seus filhos afastados de pessoas que estão doentes ou mantenha-os em casa se eles estiverem doentes.

4. Ensine as crianças a tossir e espirrar para um lenço e papel (certifique-se de que eles o deitam fora após cada utilização!) ou a tossir e espirrar para o braço ou para o cotovelo, e não para as mãos.

5. Limpe e desinfete a sua casa como de costume, com produtos de limpeza normais, sprays ou toalhitas.

6. Lave os brinquedos de peluche, seguindo as instruções do fabricante, com a temperatura mais alta possível e deixe-os secar completamente.

7. Evite tocar no seu rosto; e ensine as crianças a fazer o mesmo.

8. Evite viajar para zonas altamente infetadas. Neste momento, as viagens não essenciais são desaconselhadas. 

9. Siga as diretrizes locais e nacionais de restrições de circulação.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel