Como resposta ao surto pandémico do coronavírus, as diretrizes dos agentes da saúde recomendam desinfetar praticamente todas as superfícies, mas o que devemos fazer com a maquilhagem e os produtos de cuidados da pele?

“Não sabemos muito sobre como o SARS-CoV-2 [o vírus que causa a COVID-19] persiste nos produtos de beleza,” diz a Dra. Angela Rasmussen, virologista na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, à revista “Health”. “Os vírus precisam de uma célula anfitriã para se replicarem, portanto, normalmente, não duram semanas fora de um anfitrião, ao contrário das bactérias.”

Apesar de ainda não ser claro quanto tempo o coronavírus continua ativo fora do corpo humano, estudos recentes indicam que pode sobreviver entre duas horas e nove dias, dependendo do tipo de superfície. Todos os especialistas contactados pela revista americana recomendam manter a rotina com precaução, uma vez que a longevidade exata do SARS-CoV-2 ainda não foi testada em produtos de beleza. “Se contraiu o vírus, evite usar quaisquer produtos e não os partilhe com outras pessoas,” aconselha a Dra. Rasmussen

Não se esqueça dos acessórios de beleza 

“Lave os pincéis e esponjas de maquilhagem regularmente. Não volte a mergulhar os aplicadores na maquilhagem depois de estes já terem tocado na sua pele,” sugere o Dr. Joshua Zeichner à publicação americana. Além disso, limpar e desinfetar o seu nécessaire, bem quaisquer produtos que tenham sido usados fora de casa, como um batom ou rímel, também é uma boa ideia.

Por enquanto, não existem provas concretas de que podemos ser infetados mais do que uma vez com o coronavírus, explica a epidemiologista de doenças infecciosas Megan Halbrook. Embora os vírus, como a conjuntivite, possam ser transmitidos de uma pessoa para outra através da partilha de produtos, as opiniões dos especialistas sobre se deve deitar fora ou deixar os seus produtos de quarentena, caso tenha contraído o vírus, não são consensuais.

As práticas de higiene de senso comum são o método mais eficaz para evitar doenças e manter os seus must-have de beleza seguros. Portanto, lave as mãos durante 20 segundos, não toque no seu rosto, desinfete todas as superfícies de forma diligente e frequente.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel