Não pense que por estar em casa se pode descuidar com os cuidados básicos da sua pele. Não é por não estar sujeita à poluição ambiental que pode falhar a limpeza, tonificação e hidratação à noite. E isto aplica-se, claro, à rotina matinal também! Se considera este tempo em casa como uma folga à maquilhagem ou aos cuidados mais elaborados, não existe qualquer inconveniente, mas saiba que existem cuidados mínimos que, pela saúde da nossa pele, devemos manter.

Qual o segredo para cuidar da pele em casa? A ordem importa!

Existe um motivo para seguirmos a ordem específica de limpeza, tonificação, a colocação de um sérum e posteriormente, o hidratante. O tratamento de pele tem como alvo a epiderme e as várias camadas de pele, especialmente as mais externas, onde as células mortas se acumulam dando o aspeto seco e sem brilho que conhecemos. A epiderme é uma barreira protetora para a derme, onde o precioso colagénio e elastina florescem e retirar as células epidérmicas mortas desencadeia a renovação da pele mais jovem.

Não devemos, então, esquecer todos os passos a seguir, para garantir os melhores cuidados de pele:

1º Passo: Preparar

Limpe o rosto para remover as impurezas, com um gel de limpeza e exfoliando a camada superficial da pele, de forma a que tenha uma aparência mais fresca e saudável. De seguida coloque um tónico hidratante, permite dar mais água à pele e limpar os restos de impurezas que o gel e o exfoliante não conseguiram retirar. É um passo extremamente importante para as diversas camadas da epiderme, aumentando assim a eficácia dos produtos que deverão ser colocados de seguida;

2º Passo: Tratar

Aplique um sérum para as principais preocupações da sua pele; linhas finas, rugas, tom de pele irregular e/ou cansaço. Os séruns são as fórmulas mais poderosas para a pele, normalmente têm a maior concentração de ingredientes, tecnologia e eficácia – são absolutamente essenciais para qualquer rotina;

3º Passo: Nutrir

A pele deve estar hidratada e nutrida as 24 horas do dia. Os hidratantes, que têm uma textura mais espessa do que os séruns, servem para “selar” a humidade através de um efeito de barreira ou, por outras palavras, reter a água e outros ingredientes que nutrem a pele e restaurar os lípidos epidérmicos. Mesmo em casa, se conseguir apanhar um pouco de sol numa varanda, jardim ou até mesmo através da janela, está a dar um boost muito importante de vitamina D à sua pele e neste caso, não se esqueça, a importância de usar um hidratante que contenha uma fórmula com FPS.

O objetivo passa por uma hidratação 24 horas, protegendo a pele durante o dia, e reparando-a durante a noite. Isto é aplicável em todos os climas e estações do ano, pois as células da pele requerem água para manterem o aspeto saudável e resistirem a danos ambientais e ao stress. Não se trata da temperatura, mas da humidade relativa. Mesmo no calor do verão, a pele pode ficar desidratada devido ao excesso de exposição ao ar condicionado. No inverno ou em ambientes controlados, onde a humidade é baixa, uma pele hidratada é igualmente a melhor defesa.

A questão da humidade pode ser especialmente importante se a sua casa sofrer deste problema. A humidade é uma agressão da pele, o que reforça a importância em manter estes cuidados básicos.

Em jeito de conclusão, a ordem de aplicação é como um guia para os cuidados de pele. É importante segui-lo para garantir o máximo de benefícios dos produtos aplicados. Mas há outra coisa que pode fazer para cuidar da sua pele e que não envolve produtos de beleza: beber dois litros de água diariamente. Isto dá à pele um “reservatório” refrescante. A água é a melhor opção, uma vez que o café, o chá e os refrigerantes têm um efeito diurético que neutraliza a hidratação.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

As 6 regras de Huda Kattan para uma pele impecável

Que tal mimar-se com um dia de SPA em casa?

Beleza e Saúde

3 maravilhas que os orgasmos fazem pela pele

Comprovadas pela ciência!

Beleza e Saúde

Os produtos de cosmética acessíveis que fazem bem à pele

Sejam cuidados anti-envelhecimento, contra as agressões do dia-a-dia ou para travar o cansaço da pele, há várias opções que vão de encontro a todas as necessidades.

Mais no portal

Moda

Parfois: 10 malas a menos de 20 euros

Confira algumas das melhores opções para combinar com os seus visuais.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Woman washing her hair in shower
Beleza e Saúde

4 motivos pelos quais não devemos lavar o rosto no duche

Dermatologista explica o porquê e ainda deixa algumas dicas.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.

Beleza e Saúde

Pasta de dentes nas borbulhas: sim ou não?

Será este um mito ou haverá algum fundamento?

Celebridades

Kelly Clarkson diz que o divórcio a apanhou de surpresa

A artista foi casada com Brandon Blackstock durante sete anos.

LONDON, UNITED KINGDOM - NOVEMBER 09: (EMBARGOED FOR PUBLICATION IN UK NEWSPAPERS UNTIL 48 HOURS AFTER CREATE DATE AND TIME) Prince Andrew, Duke of York attends the opening the Francis Crick Institute by Queen Elizabeth II on November 9, 2016 in London, England. The Francis Crick Institute will be a world leading centre of biomedical research. (Photo by Max Mumby/Indigo/Getty Images)
Celebridades

Príncipe André é "viciado em sexo", alega livro

A obra contém testemunhos de várias mulheres que afirmam ter mantido relações com o membro da realeza britânica, através do contacto de Jeffrey Epstein.

Moda

Tezenis lança coleção cápsula inspirada em famosa série da Netflix

Várias peças com um toque de 'nuestros hermanos'.

Moda

Nova marca de moda sustentável chega ao Porto

A aposta é na seda e no tingimento natural.

Inspirações

Alba Batista e a beleza interior: "reflete-se no olhar"

A atriz é a estrela da produção de capa da ACTIVA de setembro.

Beleza e Saúde

Nutrição: 5 mitos que podem estar a arruinar a sua saúde

Saiba como adotar uma dieta mais "descomplicada".