Não lavem o frango cru!

Este foi o alerta publicado em abril de 2019 pelos Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDCs, na sigla em inglês), advertindo que lavar a carne da ave antes de cozinhá-la pode fazer com que os micróbios se espalhem por outros alimentos e utensílios de cozinha.

A recomendação gerou um debate aceso entre os que agradeceram a dica, os que a rejeitaram (afirmando não confiar na higiene das embalagens) e os que ironizaram, achando-a excessivamente alarmista. Porém, o CDC manteve a sua recomendação original, sublinhando que a melhor forma de limpar uma ave é cozinhá-la bem.

“Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha”, diz o órgão.

Capture.JPG

Reprodução

Riscos

De acordo com o CDC, carnes, ovos e outros alimentos podem conter diversas bactérias, incluindo Salmonella, Clostridium perfringens e Campylobacter – todas associadas à intoxicação alimentar. Quando o alimento é lavado cru, há um maior risco de propagação desses microrganismos nas mãos, superfícies, utensílios de cozinha e até mesmo nas roupas pelas gotas de água que se espalham. Isso aumenta o risco de intoxicações gastrointestinais.

Normalmente, essas intoxicações passam em alguns dias, mas, em casos raros, podem surgir complicações, incluindo hepatite, pancreatite, e síndrome de Guillain-Barré– doença que leva o sistema imunitário a atacar os nervos, podendo causar fraqueza muscular e paralisia. Além disso, alguns grupos podem estar mais vulneráveis a essas infeções, como grávidas, crianças menores de cinco anos, idosos e indivíduos com o sistema imunitário enfraquecido (incluindo pessoas com HIV/SIDA). Por conseguinte, a orientação é para não lavar os alimentos acima mencionados.

Afinal, em que ficamos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o modo mais eficaz de evitar a contaminação é cozinhar bem a comida. Os agentes da saúde alertam ainda para a importância de lavar as mãos antes e depois de manipular os alimentos, assim como de armazená-los adequadamente.

“Cubra o frango e guarde-o na prateleira inferior do frigorífico, de modo a impedir que gotas de seu líquido caiam noutros alimentos, contaminando-os”, salienta a Agência de Regulamentação Alimentar do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês).

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel