Não lavem o frango cru!

Este foi o alerta publicado em abril de 2019 pelos Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDCs, na sigla em inglês), advertindo que lavar a carne da ave antes de cozinhá-la pode fazer com que os micróbios se espalhem por outros alimentos e utensílios de cozinha.

A recomendação gerou um debate aceso entre os que agradeceram a dica, os que a rejeitaram (afirmando não confiar na higiene das embalagens) e os que ironizaram, achando-a excessivamente alarmista. Porém, o CDC manteve a sua recomendação original, sublinhando que a melhor forma de limpar uma ave é cozinhá-la bem.

“Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha”, diz o órgão.

Capture.JPG

Reprodução

Riscos

De acordo com o CDC, carnes, ovos e outros alimentos podem conter diversas bactérias, incluindo Salmonella, Clostridium perfringens e Campylobacter – todas associadas à intoxicação alimentar. Quando o alimento é lavado cru, há um maior risco de propagação desses microrganismos nas mãos, superfícies, utensílios de cozinha e até mesmo nas roupas pelas gotas de água que se espalham. Isso aumenta o risco de intoxicações gastrointestinais.

Normalmente, essas intoxicações passam em alguns dias, mas, em casos raros, podem surgir complicações, incluindo hepatite, pancreatite, e síndrome de Guillain-Barré– doença que leva o sistema imunitário a atacar os nervos, podendo causar fraqueza muscular e paralisia. Além disso, alguns grupos podem estar mais vulneráveis a essas infeções, como grávidas, crianças menores de cinco anos, idosos e indivíduos com o sistema imunitário enfraquecido (incluindo pessoas com HIV/SIDA). Por conseguinte, a orientação é para não lavar os alimentos acima mencionados.

Afinal, em que ficamos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o modo mais eficaz de evitar a contaminação é cozinhar bem a comida. Os agentes da saúde alertam ainda para a importância de lavar as mãos antes e depois de manipular os alimentos, assim como de armazená-los adequadamente.

“Cubra o frango e guarde-o na prateleira inferior do frigorífico, de modo a impedir que gotas de seu líquido caiam noutros alimentos, contaminando-os”, salienta a Agência de Regulamentação Alimentar do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês).

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Mais no portal

Lifestyle

Um baralho de cartas determinará como será o seu treino

Conheça esta nova e divertida forma de fazer exercício fisico.

Celebridades

Cole Sprouse e Lili Reinhart estão separados

Após alguns altos e baixos na relação, os dois decidiram seguir caminhos distintos. Eis o motivo.

Celebridades

Jennifer Lopez e Alex Rodriguez partilham o treino que fazem em família

Com alguma criatividade, é possível recriá-lo em casa.

Inspirações

Oprah Winfrey não tem filhos, mas é mãe de centenas de meninas sul-africanas

A apresentadora canalizou o seu instinto maternal para outa missão: potencializar as capacidades de meninas carenciadas.

Lifestyle

É por isto que deve (mesmo) evitar deixar álcool gel no carro

Na pior das hipóteses, nem imagina o que pode acontecer.

Beleza e Saúde

Este tratamento caseiro para a celulite é "tiro e queda"

Além disso, só requer ingredientes que, provavelmente, já tem em casa.

Beleza e Saúde

É por este motivo que atrai tantos mosquitos

Não, não é impressão sua.

Lifestyle

É seguro arrendar um Airbnb para passar as férias?

Esclarecemos todas as suas dúvidas.

Beleza e Saúde

Este circuito de treino é perfeito para emagrecer em casa

Transforme a sua segunda-feira num dia de primeira!

Moda

15 calças leves para usar nas idas à praia

Ou nas noites de calor.

Beleza e Saúde

Eis os melhores produtos para cuidar da pele no verão

Aproveite os dias de calor em segurança.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel