Sendo um vírus novo e sobre o qual ainda há muito a descobris, o coronavírus tem sido bastante estudado por especialistas em toda a parte. E se, recentemente, se falou na diarreia como um dos sintomas menos falados da doença, agora surgem dois outros indícios dos quais pouco ou nada se ouve falar. Ainda assim, atinge bastantes pessoas e algumas chegam a não ter quaisquer outros sintomas.

Falamos da perda repentina do paladar e/ ou do olfato. Ora, ambos são recorrentes em gripes comuns e outros vírus que afetem o sistema respiratório, pelo que não é necessário ficar alarmado – apenas atento, já que esta pode ser uma pista útil para os profissionais de saúde identificarem novos casos de covid-19.

De acordo com a ENT UK (Associação Britânica de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço), médicos dos países mais afetados pelo surto, como a Coreia do Sul, a China ou a Itália, revelaram ter recebido vários doentes com testes positivos para o coronavírus a manifestar os dois referidos sintomas. Na Coreia do Sul, por exemplo, cerca de 30% dos afetados manifestaram perda do olfato.

Perante as análises intensivas feitas aos mais diversos pacientes, os médicos têm-se deparado com um cenário, no mínimo, curioso. Cada vez mais têm sido registados casos de pessoas cujo único sintoma é a perda do olfato ou paladar. Perante esta descoberta, a ENT UK propõe que estes sintomas sejam adicionados à “lista de ferramentas de triagem para possível infeção por covid-19“.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Beleza e Saúde

Este óleo promete proteger a pele do rosto do frio

Com a chegada do outono, começamos a ter preocupações diferentes com a nossa pele.

Moda

Não vai acreditar no preço deste casaco

Uma solução cheia de estilo para acrescentar aos seus visuais de outono.

Lifestyle

O novo manifesto da Sport Zone é verdadeiramente inspirador

A marca partilha 5 histórias tocantes, nas quais o desporto é uma fonte de motivação diária.

Beleza e Saúde

Nem imagina o que a canábis pode fazer pela sua pele

Uma nova linha a descobrir.

Moda

Conheça os principais motivos para as mulheres não tirarem partido da imagem

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, identifico as razões pelas quais muitas mulheres não se sentem felizes com a aparência e como ultrapassá-las com a ajuda da moda.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: é possível distinguir uma gripe de Covid-19?

Entenda a explicação, segundo um médico virologista.

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Falafels de espinafres no forno: de comer e chorar por mais

A nutricionista Rita Pereira partilha esta receita, passo a passo, para uma refeição (ou um snack) vegetariano, saboroso e que só faz bem à saúde.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.