Estar em quarentena e evitar ao máximo o contacto físico com outras pessoas é a realidade da maioria das pessoas, atualmente. E se, para uns, este é o momento para relaxar e descansar ao máximo, para outros significa mais pressão, mais preocupações e a ansiedade de “ter de” fazer sempre mais. Porém, estar em casa não significa ser produtivo a todas as horas, minutos ou segudos. É preciso parar e tentar ser menos exigente consigo mesmo.

Posto isto, sugerimos o seguinte exercíco, da psicóloga e autora Kristin Neff, para conseguir relaxar em momentos de maior stress:

Primeiro passo

Pense em algo que esteja a acontecer na sua vida e que lhe causa tanto stress que até sente desconforto físico. Seja dor de cabeça, tensão no pescoço, rigidez do maxilar, ou uma “bola” no estômago.

Segundo passo

Assim que sentir esse desconforto, diga para si mesmo “isto magoa” ou “isto é um momento de stress”. Isto é a atenção consciente: reconhecer o que se sente e não lutar contra isso.

Terceiro passo

Reconheça esse mesmo elemento da experiência humana ao dizer “todos nós temos dificuldades” ou “há outras pessoas que se sentem como eu” ou mesmo “não estou sozinho nisto”. Neff dugere que, aqui, se desejar, pode mesmo colocar as mãoz na zona do coração, por exemplo.

Quarto passo

Pense em alguma frase que seja reconfortante, algo que gostasse de ouvir num momento de stress. Exemplos desta auto-compaixão podem ser “serei paciente comigo mesmo”, “eu perdoo-me”, “eu vou aprender a aceitar-me como sou agora” ou “darei a mim mesmo a compaixão de que preciso“.

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