Durante o combate ao coronavírus, são muitas as entidades competentes que recomendam o uso de máscara em espaços públicos, como é o caso do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla inglesa) . 

Apesar de estarmos conscientes da importância da prática, há uma coisa de que não se fala tanto: lavar as máscaras é tão importante quanto usá-las. 

Nos últimos meses, os investigadores têm tentado perceber quanto tempo o vírus sobrevive em diferentes superfícies. De acordo com um estudo recente, publicado na revista científica “The Lancet”, este microorganismo infecioso ainda ainda pode estar presente na camada externa de uma máscara passados sete dias. Os autores concluem ainda que existem vários desinfetantes capazes de “matar” o novo coronavírus e de limpar o objeto adequadamente.

A máscara é falível?

Sem dúvida. Usar uma máscara reduz a concentração das partículas do vírus que podem ser inaladas através de gotículas respiratórias, o que, por sua vez, reduz a transmissão da COVID-19, mas as máscaras também podem transportar o vírus.

“O pano de algodão não foi projetado para filtrar totalmente as partículas de vírus na escala dos nanómetros. No entanto, pode ser muito útil para indivíduos assintomáticos, que normalmente não usariam nada,” explica  Rodney Rohdes, responsável pela investigação no College of Health Professions, na Universidade do Texas, ao HuffPost.

Com que frequência devemos lavar as máscaras?

O CDC recomenda que o faça pelo menos uma vez por dia.

“A máscara deve ser lavada após cada utilização,” afirma Rhode. Evite tocar no rosto e higienize as mãos antes e depois do processo.

Qual é a melhor forma de lavar e secar uma máscara de pano?

É importante sublinhar que os detergentes com componentes como a lixívia ou outros ingredientes ativos devem ser usados para lavar as máscaras. Isto porque matam os micróbios de forma mais eficaz do que os detergentes normais, explica Rhodes. 

A lavagem na máquina é ideal, e o material da máscara facial determinará a temperatura da água. “As máscaras de tecido podem ser lavadas na água mais quente possível que o tecido irá tolerar,” diz a dermatologista Emily de Golian.

Lembre-se das recomendações específicas da Organização Mundial de Saúde (OMS): a temperatura deve ser de, no mínimo, 60 graus Celsius. Não há estudos específicos sobre o SARS-CoV-2, mas o seu “irmão mais velho”, o SARS-CoV-1, morre rapidamente em temperaturas acima dos 60º. Se a sua única opção for lavar à mão, de Golian sugere ensaboar as máscaras com sabão e esfregá-las por pelo menos 20 segundos com água morna a quente.

À lavagem deve seguir-se a secagem com ar quente. Seque a sua máscara na temperatura mais alta que o tecido permitir. Mais uma vez, isto vai depender do material usado para construir cada objeto.

Palavras-chave

Relacionados

Moda

Máscaras: o acessório que era tendência fashion é agora essencial para enfrentar a pandemia

Marcas de luxo associaram-se à produção de máscaras para ajudar na luta contra a Covid-19.

Beleza e Saúde

Máscaras de pano: protegem-nos ou não?

Perante a falta de material médico, várias pessoas têm recorrido a opções "caseiras". Saiba se são seguras.

Beleza e Saúde

Organização Mundial de Saúde explica como usar uma máscara de forma segura

Siga estes conselhos e evite correr riscos desnecessários.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Este óleo promete proteger a pele do rosto do frio

Com a chegada do outono, começamos a ter preocupações diferentes com a nossa pele.

Moda

Não vai acreditar no preço deste casaco

Uma solução cheia de estilo para acrescentar aos seus visuais de outono.

Lifestyle

O novo manifesto da Sport Zone é verdadeiramente inspirador

A marca partilha 5 histórias tocantes, nas quais o desporto é uma fonte de motivação diária.

Beleza e Saúde

Nem imagina o que a canábis pode fazer pela sua pele

Uma nova linha a descobrir.

Moda

Conheça os principais motivos para as mulheres não tirarem partido da imagem

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, identifico as razões pelas quais muitas mulheres não se sentem felizes com a aparência e como ultrapassá-las com a ajuda da moda.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: é possível distinguir uma gripe de Covid-19?

Entenda a explicação, segundo um médico virologista.

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Falafels de espinafres no forno: de comer e chorar por mais

A nutricionista Rita Pereira partilha esta receita, passo a passo, para uma refeição (ou um snack) vegetariano, saboroso e que só faz bem à saúde.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.