É essencial cumprir com os hábitos de higiene oral, através da escovagem dentária, 2 a 3 vezes por dia (sendo a última, obrigatoriamente, ao deitar após a última refeição) e com um dentífrico, cuja concentração de flúor deverá ser entre 1000 a 1500 ppm (de acordo com as normas da Direcção Geral de Saúde). À medida que a criança for reclamando a sua autonomia, entre os 3 e os 5 anos, poderá ser ela, progressivamente, a escovar os dentes, ainda que sob a supervisão e auxílio de um adulto até aos 7-8 anos.

Trata-se também de uma oportunidade para iniciar os cuidados higiene do bebé, que devem acontecer antes da erupção do primeiro dente, com a limpeza das gengivas e da língua, principalmente, após o aleitamento.

É uma boa altura para incluir o uso do fio/fita dentária na rotina de higiene oral. Deve ser utilizado antes da escovagem nocturna e permite a higienização dos espaços interdentários que são, particularmente, propícios ao aparecimento de lesões de cárie.

Em relação aos hábitos dietéticos, a ingestão de alimentos açucarados deverá ser moderada e preferencialmente após as principais refeições.  Nas refeições intermédias, deverá optar por alimentos saudáveis, como a fruta, frutos secos e vegetais crus (como por exemplo cenoura).

Apesar de estarmos maioritariamente em casa, não deixa de ser propícia a ocorrência de traumatismos dentários. Caso suceda uma fractura ou deslocamento de um “dente de leite” há que despistar a possibilidade desse traumatismo causar sequelas ao dente permanente, através de uma avaliação radiográfica. Perante a fractura de um dente permanente, deverá procurar sempre o fragmento e conservá-lo em meio húmido – soro fisiológico, leite ou saliva, uma vez que é possível a sua colagem, preservando as características de cor, brilho, textura e forma do dente original. Estas situações constituem motivos de urgência, pelo que se sugere que contacte o médico dentista do seu filho/a.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Diz quem sabe: Cuidado com as burlas no crédito

Quando algumas famílias estão financeiramente mais fragilizadas surgem relatos de tentativas de burla.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Faça destas dicas a sua rotina diária e sinta-se bem na sua pele

Na época difícil em que nos encontramos, um dos conselhos mais partilhado tem sido o de tentar manter as rotinas. Este conselho também se aplica aos cuidados com a pele, tanto dos adultos como das crianças. Quem sabe até se não tem a oportunidade de acrescentar alguns gestos para os quais não tinha tempo há uns dias!

Lifestyle

Diz quem sabe: como procurar emprego no meio do caos

Especialista em recursos humanos dá dicas de como encontrar emprego numa altura como a que vivemos e partilha aquilo que as pessoas bem-sucedidas têm em comum.

Mais no portal

Moda

Soluções de roupa interior para mulheres que têm mamas assimétricas

Neste episódio da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para quem tem seios de tamanhos, formas, posições ou volumes diferentes.

Beleza e Saúde

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

Celebridades

Ariana Grande assume novo namorado

A artista partilhou fotografias bastante explícitas.

Moda

Parfois: a mala do verão a menos de 8 euros

Não há como não adorar os saldos.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel