Dois meses. Passaram-se dois meses desde que fiz uma manicura profissional pela última vez. É claro que, em tempos de pandemia, nesse período houve preocupações bem mais importantes do que arranjar as unhas, mas a verdade é que mal pude conter o entusiasmo quando fui informada de que o meu centro de estética preferido estava prestes a reabrir portas: finalmente ia poder livrar-me das minhas ‘garras’ azuis em degradé, graças ao crescimento natural.

Fiz a minha marcação para esta sexta-feira, 8 de maio, às 11 horas em ponto. À chegada, as diferenças eram logo visíveis: na porta, agora há postes separadores (como aqueles das filas nas discotecas), para garantir que só entra um determinado número de clientes e, acima de tudo, que cada uma delas traz consigo algum tipo de equipamento de proteção pessoal, quer seja ele uma máscara, uma viseira ou ambos – eu optei pela primeira opção.  Fui recebida por uma das funcionárias, a Rayssa, também ela devidamente protegida, que me deu um frasco de álcool gel para que eu pudesse desinfetar as mãos. “Esta medida passou a ser obrigatória em todos os salões de beleza”, explicou-me.

De seguida, dirigi-me para a área da manicura. A cada passo que dava no chão de soalho flutuante, era impossível não reparar noutro sinal dos tempos que correm. Além de artigos de cosmética e de produtos para todos os tipos de cabelo, colocados nos expositores encostados às paredes brancas com detalhes cor-de-laranja, este centro também passou a vender dispositivos de proteção destinados à população geral, bem como desinfetantes de mãos. Aliás, eles até ganharam uma nova zona junto à caixa registadora, por onde as pessoas têm de passar à chegada e à saída, como quem diz: “Não se esqueça de se proteger a si, aos seus e aos outros”.

Além das novidades no que toca aos produtos, também era notório que o estabelecimento comercial estava atipicamente vazio. “Reabrimos no dia 4 de maio, mas não temos tido muitas marcações. As pessoas estão sem dinheiro e preferem aguardar pelo fim do mês”, explica-me Thayene, a minha esteticista, no nosso reencontro, desta vez sem os habituais beijinhos e abraços. Nesta nova realidade, os cumprimentos pessoais deixaram de fazer parte do ritual.

Quem for a um cabeleireiro ou a um salão de beleza nos próximos tempos também deve prepara-se para o facto de que será natural ver os profissionais de luvas, máscaras ou viseiras, e sempre de mangas compridas. Ultrapassada a estranheza, posso dizer que, pelo menos, o processo de manutenção das unhas de gel continua igual. As medidas de distanciamento social também não mudaram as ‘conversas de cabeleireiro’, os momentos bem passados na companhia de pessoas que já me conhece bem ou o profissionalismo de quem se senta do outro lado da bancada.

Apesar dos pesares, a minha experiência foi bastante positiva. Sim, as circunstâncias exigem cuidados especiais e tanto os espaços de beleza como os clientes estão a adapta-se. Aproveite o momento da marcação para tirar todas as suas dúvidas e lembre-se: se cada um fizer a sua parte, será possível retomar as rotinas que nos fazem sentir bem e ajudar a dinamizar a economia local (numa altura em que ela tanto precisa).

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Lifestyle

Já podemos dar uma 'jantarada' com família e amigos: eis os cuidados a ter

A Direção Geral de Saúde admite que voltemos a poder reunir aqueles que mais gostamos, mas deixa algumas recomendações.

Beleza e Saúde

Afinal, o que distingue as máscaras comunitárias das cirúrgicas?

Três especialistas da área da saúde explicam quem deve usar cada uma delas, como e em que situações.

Lifestyle

Tudo o que vai mudar nas idas à praia

Conheça o número máximo da pessoas a poder estar juntas no areal - e a exceção para este limite.

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel