Os seus pensamentos começam a deslizar suavemente do plano da realidade e está prestes a fazer a transição desse estado de plenitude para um sono completo. Então, de repente, uma parte do seu corpo contrai-se e acorda de forma brusca. Este cenário é-lhe familiar? 

A comunidade científica acredita que quase 70% de nós já passou por isto: a sensação de que estamos a cair de um precipício e que nos deixa bem despertos mesmo antes de entrarmos num sono profundo. Estamos a falar da mioclonia noturna, que é caracterizada por contrações musculares involuntárias.

“É uma espécie de transição bruta. Acontece porque é uma espécie de período transicional no cérebro, em que passamos de estar acordados e ter controlo sobre o corpo e os seus movimentos a adormecer”, explica o Dr. W. Christopher Winter, especialista de renome em medicina do sono, ao programa “TODAY”. 

Apesar de muitas pessoas relatarem sonhos que envolvem quedas, tropeções e planar no ar, o cérebro ainda não está no estágio REM (“rapid eye movement”), que é a fase do sono em que ocorrem os sonhos mais vívidos. Quer isto dizer que não se trata de um sonho, mas sim de uma imagem que o cérebro criará por estar extremamente relaxado – mas não a 100 por cento. 

“As pessoas não estão a sonhar. Poderá ser quase como um reflexo. Por algum motivo, o cérebro sente que está em queda por causa do relaxamento,” afirma o Dr. Charles Bae, professor de neurologia no Sleep Center da Universidade da Pennsylvania, em Filadélfia.

Embora a mioclonia noturna seja normal, é considerada um distúrbio do sono que afeta mais as pessoas sob grande stress ou que não andam a dormir bem. Estes dois fatores podem impedir que passem pelo ciclo do sono adequadamente, causando os tais espasmos antes de adormecer.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

Moda

"Eco friendly', portuguesa e trendy: esta é a marca de denim que tem de conhecer

A loja online da My Fair by Just.O disponibiliza ainda alguns best sellers da coleção primavera-verão de 2020, como o Curry Hoddie ou o camisolão oversized.

Beleza e Saúde

Aprenda a recriar esta maquilhagem perfeita para um "date" de verão

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho o tutorial de um visual simples para um encontro romântico.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel