Os seus pensamentos começam a deslizar suavemente do plano da realidade e está prestes a fazer a transição desse estado de plenitude para um sono completo. Então, de repente, uma parte do seu corpo contrai-se e acorda de forma brusca. Este cenário é-lhe familiar? 

A comunidade científica acredita que quase 70% de nós já passou por isto: a sensação de que estamos a cair de um precipício e que nos deixa bem despertos mesmo antes de entrarmos num sono profundo. Estamos a falar da mioclonia noturna, que é caracterizada por contrações musculares involuntárias.

“É uma espécie de transição bruta. Acontece porque é uma espécie de período transicional no cérebro, em que passamos de estar acordados e ter controlo sobre o corpo e os seus movimentos a adormecer”, explica o Dr. W. Christopher Winter, especialista de renome em medicina do sono, ao programa “TODAY”. 

Apesar de muitas pessoas relatarem sonhos que envolvem quedas, tropeções e planar no ar, o cérebro ainda não está no estágio REM (“rapid eye movement”), que é a fase do sono em que ocorrem os sonhos mais vívidos. Quer isto dizer que não se trata de um sonho, mas sim de uma imagem que o cérebro criará por estar extremamente relaxado – mas não a 100 por cento. 

“As pessoas não estão a sonhar. Poderá ser quase como um reflexo. Por algum motivo, o cérebro sente que está em queda por causa do relaxamento,” afirma o Dr. Charles Bae, professor de neurologia no Sleep Center da Universidade da Pennsylvania, em Filadélfia.

Embora a mioclonia noturna seja normal, é considerada um distúrbio do sono que afeta mais as pessoas sob grande stress ou que não andam a dormir bem. Estes dois fatores podem impedir que passem pelo ciclo do sono adequadamente, causando os tais espasmos antes de adormecer.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.