O endométrio é o tecido que reveste internamente o útero – quando se encontra fora do útero estamos perante um caso de endometriose. Dados mostram que a endometriose afeta 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Das mulheres com endometriose, estima-se que 30 a 50% tenham infertilidade. Das mulheres que apresentam infertilidade, aponta-se que 25 a 50% também tenham endometriose.

Qual é então a relação da endometriose com a infertilidade?

Embora se saiba que a endometriose prejudica a fertilidade, os mecanismos de infertilidade associados à endometriose são incertos e provavelmente dependem, em parte, do estadio da doença. O espectro da doença varia desde a presença mínima de tecido fora do “lugar” (por exemplo, células endometriais de 1 a 5 mm que se encontram no peritoneu pélvico) até à distorção anatómica grave (endometriomas ováricos profundos, aderências pélvicas com a obliteração das relações normais dos órgãos pélvicos). A doença leve parece incitar vias inflamatórias, enquanto a doença avançada causa perturbações anatómicas, além da resposta inflamatória.

Não é claro que a endometriose no estadio I (mínimo) ou II (leve) possa ser causa da infertilidade. É hipotetizado que neste caso a endometriose esteja associada a uma resposta inflamatória que prejudica a função ovárica, peritoneal, tubária e endometrial e leva a perturbações da foliculogénese – ou seja, do processo de formação, crescimento e maturação do folículo (“bolsa” de líquido que contém um óvulo imaturo). A resposta inflamatória pode também interferir com o processo de fertilização e / ou a implantação defeituosas.

Já a endometriose avançada (doença nos estadios III ou IV) está fortemente associada a distorção anatómica e aderências pélvicas. Essas alterações podem prejudicar a libertação ou a captação de ovócitos, alterar a motilidade espermática (capacidade de locomoção do esperma), causar contrações miométricas desordenadas e prejudicar a fertilização e o transporte embrionário, para além dos mecanismos acima referidos para os estadios iniciais.

Numa mulher com endometriose e infértil não investigamos outras causas?

Para mulheres que apresentam endometriose e infertilidade, procedemos a uma avaliação da infertilidade. Não assumimos que a endometriose é a causa da infertilidade.

Mulheres com endometriose: operar ou não operar?

Para mulheres com sintomas sugestivos de endometriose – por exemplo: dor; dismenorreia (dor durante a menstruação); dispareunia (dor intensa na relação sexual e logo após o ato), que não tiveram tratamento cirúrgico primário, recomendamos intervenção por laparoscopia com ablação ou excisão de tecido de endometriose como o primeiro passo na abordagem após a conclusão da avaliação da infertilidade. O tratamento cirúrgico está associado a melhores taxas de gravidez e redução dos sintomas de dor em comparação com a laparoscopia diagnóstica isolada. No entanto, a cirurgia repetida não melhora a fertilidade, embora possa reduzir a dor.

E mulheres inférteis sem sintomas, devem ser operadas?

Para mulheres com endometriose que não apresentam sintomas além da infertilidade, o tratamento cirúrgico para melhorar a fertilidade não é indicado, mesmo que a endometriose não tenha sido removida anteriormente. Como o impacto da endometriose assintomática na fertilidade não é conhecido, os riscos associados à cirurgia não são justificados. Igualmente não se devem operar mulheres com menos de 20 anos de idade com dismenorreia moderada a grave e suspeita clínica precoce de endometriose sem antes tentar aliviar os sintomas com medicação (estroprogestativos ou progestativos isolados).

E que tratamentos usamos?

Em mulheres com endometriose em estadios avançados, o tratamento pode passar por técnicas de procriação medicamente assistida (fertilização in vitro, por exemplo). No caso das mulheres com doença ligeira e abaixo dos 35 anos de idade, é normalmente aconselhada conceção natural, indução da ovulação ou inseminação intra-uterina.

Cada caso deve ser discutido com o ginecologista e respetiva equipa multidisciplinar, procurando a melhor resposta. Importa nesta altura de pandemia sensibilizar as mulheres para que não adiem o diagnóstico e tratamento da endometriose – as unidades de saúde têm disponíveis consultas, exames e tratamentos, garantido segurança dos procedimentos e circuitos.

Gonçalo Rosa Rodrigues é ginecologista-obstetra no Hospital CUF Descobertas e na Clínica CUF Mafra.

Palavras-chave

Mais no portal

Comportamento

Sabia que existem 3 tipos de fome?

Aprenda a identificá-los e a driblar a vontade de comer fora de horas.

Moda

Graças a Selena Gomez, tudo o que queremos é este top amarelo

A estrela apostou numa criação elegante que, neste momento, está com um grande desconto.

Lifestyle

Sem ideias para entradas? Experimente fazer estes crepes de espinafres e mozzarella em massa filo

A nutricionista Rita Pereira partilha esta receita, passo a passo, para uma entrada saudável.

Beleza e Saúde

As cólicas menstruais são (quase) tão dolorosas quanto ter um ataque cardíaco

"Eu acredito que é algo que deve ser tratado, como qualquer outra coisa em medicina", afirmou um especialista.

Lifestyle

Studioneves: a cerâmica do fine-dinning agora pode estar à sua mesa

Um assalto à mão armada fez Gabi e Alex mudarem-se há dois anos do Brasil para Portugal. Trouxeram com eles a sua marca de cerâmica, na mesa de alguns dos melhores restaurantes do mundo. Durante a pandemia, encontraram o tempo para concretizar um projeto desejado há muito tempo: lançar uma coleção para o grande público.

Beleza e Saúde

A história por trás da água micelar que revolucionou o mundo da beleza

A cada 3 segundos é vendido um frasco de Sensibio H2O, da Bioderma. No 25º aniversário deste produto icónico, levantamos o véu sobre alguns factos e curiosidades.

Inspirações

25 coisas que não sabia que foram inventadas por mulheres

Muitos dos produtos que usamos hoje em dia foram inventados por mulheres. Surpreenda-se com alguns deles.

Moda

Há uma nova versão deste vestido da Zara que 'quebrou' a Internet

A peça custa menos de 20 euros e é perfeita para o tempo de transição entre estações.

Moda

Pandora Moments celebra 20 anos - mas somos nós que ganhamos um presente

A icónica pulseira com padrão Snake Chain comemora o seu 20.º aniversário, e a marca celebrou com o lançamento de uma nova coleção

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma semana, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Lifestyle

As principais desculpas para não poupar (e como as ultrapassá-las)

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, falo sobre como driblar as justificações mais comuns para não poupar dinheiro todos os meses.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel