Sente que está a dormir mais do que o normal? E os sonhos estão a ser diferentes? Pois saiba que a atual pandemia pode ser a causa. Mudanças no comportamento do sono pode fazer com que nos lembremos melhor dos nossos sonhos, sendo que as preocupações causadas pelo novo coronavírus e pelo isolamento podem estar a mudar os temas desses sonhos. 

Segundo um estudo feito pelo King’s College em Londres, Reino Unido, 62% dos inquiridos afirmaram estar a dormir mais desde que foi declarada a quarentena. O mesmo se regista noutros países. Pode-se explicar que, o facto de se estar mais em casa, e de o tempo usado na preparação para o trabalho e na viagem até lá seja agora direcionado para o sono. 

Como tal, o tempo para sonhar é maior. É que, assim sendo, passamos mais tempo pelo sono REM, no qual acontecem a maior parte dos sonhos. Mas, ao mesmo tempo, a ansiedade faz com que este período de descanso possa ser interrompido mais vezes. E quando acordamos de um estado REM lembramos mais facilmente os sonhos que estávamos a ter. 

É também natural que o conteúdo dos sonhos tenha sofrido alterações. Afinal, sonhamos com memórias, emoções ou eventos recentes. “Os sonhos são a forma como o nosso cérebro trabalha os nossos problemas emocionais, e quanto mais ansiosos estivermos, mais vivídas são essas imagens”, diz Russel Foster, neurocientista da Universidade de Oxford. Por outro lado, Katja Valli, neurocientista da Universidade de Turku, na Filândia, defende que os sonhos nos ajudam a preparar para adversidades. “Quando enfrentamos ameças, sentimos medo ou ansiedade, os nossos sonhos produzem mecanismos que simulam esses medos e preocupações”. 

E não tenha receio de falar com alguém sobre o que está a fazer. Vários especialistas afirmam que tal ajuda a aliviar stresse e a criar um laço de empatia com a pessoa com que está a comunicar sobre esta situação. 

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel