Sente que está a dormir mais do que o normal? E os sonhos estão a ser diferentes? Pois saiba que a atual pandemia pode ser a causa. Mudanças no comportamento do sono pode fazer com que nos lembremos melhor dos nossos sonhos, sendo que as preocupações causadas pelo novo coronavírus e pelo isolamento podem estar a mudar os temas desses sonhos. 

Segundo um estudo feito pelo King’s College em Londres, Reino Unido, 62% dos inquiridos afirmaram estar a dormir mais desde que foi declarada a quarentena. O mesmo se regista noutros países. Pode-se explicar que, o facto de se estar mais em casa, e de o tempo usado na preparação para o trabalho e na viagem até lá seja agora direcionado para o sono. 

Como tal, o tempo para sonhar é maior. É que, assim sendo, passamos mais tempo pelo sono REM, no qual acontecem a maior parte dos sonhos. Mas, ao mesmo tempo, a ansiedade faz com que este período de descanso possa ser interrompido mais vezes. E quando acordamos de um estado REM lembramos mais facilmente os sonhos que estávamos a ter. 

É também natural que o conteúdo dos sonhos tenha sofrido alterações. Afinal, sonhamos com memórias, emoções ou eventos recentes. “Os sonhos são a forma como o nosso cérebro trabalha os nossos problemas emocionais, e quanto mais ansiosos estivermos, mais vivídas são essas imagens”, diz Russel Foster, neurocientista da Universidade de Oxford. Por outro lado, Katja Valli, neurocientista da Universidade de Turku, na Filândia, defende que os sonhos nos ajudam a preparar para adversidades. “Quando enfrentamos ameças, sentimos medo ou ansiedade, os nossos sonhos produzem mecanismos que simulam esses medos e preocupações”. 

E não tenha receio de falar com alguém sobre o que está a fazer. Vários especialistas afirmam que tal ajuda a aliviar stresse e a criar um laço de empatia com a pessoa com que está a comunicar sobre esta situação. 

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.