Na maioria das vezes, o mau-humor não resulta do que acontece no ambiente envolvente, mas sim de uma falha numa das principais tarefas básicas: dormir.

Se o corpo e a mente não estiverem completamente descansados, os dias não vão ser tão produtivos quanto o esperado. De acordo com especialistas, trocar o sono por mais algumas horas extra de atividade pode ser prejudicial para o corpo, bem como acabar por ter um impacto negativo na mente. A qualidade do sono é crucial no desenvolvimento humano e um dos mais importantes contributos para o bem-estar geral, um sistema imunitário forte e um estilo de vida saudável.

Numa fase difícil como a que estamos a viver, em que as pessoas se sentem ainda mais cansadas e ansiosas, os problemas com a qualidade de sono ganham uma nova dimensão, e manter hábitos saudáveis e os padrões de sono habituais, pode ser complicado. Para ajudar os portugueses a dormirem melhor, o Urban Sports Club, a IKEA e a FNAC partilham algumas dicas e truques simples, de maneira a garantir um sono o mais descansado e pleno possível:

A prática de exercício físico

É sabido que o exercício físico pode ajudar a diminuir os níveis de stress e ansiedade, contribuindo, assim, de forma positiva para a qualidade do sono. E, quando combinado com outros fatores, pode ter um impacto muito significativo no bem-estar físico e mental. Quando as pessoas passam muito tempo sem se movimentarem – seja por estarem em casa de quarentena, ou por trabalharem muitas horas sentadas em frente a um computador –, podem sentir-se menos cansadas no final do dia. É, por isso, importante continuar em constante movimento e permanecer ativo para manter um estilo de vida saudável e desfrutar de uma bela noite de sono.

Mantendo a atividade física durante o dia, uma boa noite de sono é essencial para restaurar os músculos, e só com um bom descanso é que será possível aproveitar todos os benefícios que o exercício físico pode trazer e, claro, levar o corpo a testar novos limites e desafios. Para aqueles que continuam por casa, o Urban Sports Club lançou aulas online em direto, permitindo aos seus membros continuarem a treinar com o seu PT habitual, ou experimentarem novos espaços e modalidades, tudo sem terem de sair de casa, mantendo-se ativos e contribuindo, assim, para uma maior qualidade do sono.

Uma boa leitura antes de dormir

O hábito de ler é reconhecido como um grande aliado quando o sono teima em não chegar. Reservar um momento antes de dormir para ler aquele livro que há muito anda a ser adiado, pode ajudar a descansar. Ler ajuda a aliviar o stress, pois a leitura permite desligar do mundo real, aliviando tensões musculares e diminuindo o ritmo de batimentos cardíacos. Em apenas 20 minutos é possível sentir o relaxamento causado pela leitura de um livro.

Nada como ter um bom livro na mesa de cabeceira, e a FNAC pode ajudar nessa tarefa: tanto nas lojas como na sua livraria online, é possível encontrar as últimas novidades em livros e o top dos livros mais vendidos, além de uma vasta oferta, seja por género literário, livro técnico ou autor. São milhares de livros que estão disponíveis à espera de serem descobertos.

Criar um ambiente calmo

Há muitos fatores que contribuem para a qualidade do sono. Um deles é, sem dúvida, a qualidade do ambiente envolvente, que deve ser tranquilo e propício ao descanso. O conforto, a temperatura, a luz, a qualidade do ar e o som, são os 5 elementos essenciais que proporcionam o ambiente ideal para uma boa noite de sono.

Ciente da importância destes cinco elementos na otimização do ambiente da casa, a IKEA é a única marca com uma oferta global de todos estes elementos, com uma gama que está pensada para responder a estas necessidades. Com soluções acessíveis à maioria das pessoas, a IKEA quer dar aos portugueses tudo o que precisam para aumentar o descanso e a produtividade e o bem-estar geral.

Desligar os ecrãs

Durante este período, é significativamente importante não estar dependente da Internet, de maneira a permitir que a mente se desligue do mundo digital. A utilização de dispositivos eletrónicos antes de dormir pode afetar negativamente o sono, devido aos seus estímulos psicológicos e fisiológicos.

A utilização deste tipo de dispositivos pode atrasar o relógio interno do sono, o que suprime a libertação da melatomina – hormona indutora do sono – sendo, assim, mais difícil adormecer.

Além disso, mesmo as luzes LED dos aparelhos em standby ou em carregamento podem ter impacto na qualidade do sono. Por isso, o ideal é carregar o telefone, tablet e computador portátil fora do quarto, de maneira a não olhar para os aparelhos digitais durante a noite.

Aprender a gerir o stress

Organizar a semana, definir prioridades e delegar tarefas sempre que possível. Reservar algum tempo para realizar algo benéfico e divertido, que seja perfeito para esquecer as preocupações, pode ser ideal para uma semana tranquila e garantir uma noite mais tranquila.

Há várias coisas que se podem fazer para ajudar: dar um passeio curto, conversar com um amigo através de videochamada, ou a prática de yoga ou pilates, são exemplos de atividades que podem ser praticadas enquanto estamos por casa e que vão contribuir para uma noite mais calma, e, com isso, para o bem-estar físico e mental.

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Beleza e Saúde

Como o novo coronavírus está a afetar o seu sono e sonhos

Notou diferenças desde que começou a quarentena? Não se preocupe que há mais pessoas a passar pela mesma situação. Entenda o motivo.

Beleza e Saúde

Não consegue dormir? Estes três hábitos podem estar a atrapalhar o seu sono

Aprenda a ter um sono com mais qualidade

Beleza e Saúde

O sono excessivo faz tanto mal quanto dormir pouco

Especialmente ao coração.

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel