Se é viciada em produtos de skincare, já deve ter lido muito sobre a importância de aplicá-los em camadas. Cada princípio ativo tem a sua função e há substâncias que se anulam se estiverem misturadas, por exemplo. Portanto para além de não criar uma alquimia própria em casa, o correto é que cada creme, sérum e tónico sejam aplicados na ordem correta.

Produtos para usar de dia

Primeiro é importante que tenha um plano. Os especialistas concordam que durante o dia o ideal é aplicar produtos que protejam a pele dos agentes externos, como o sol, a poluição, o frio ou o calor. Por isso é preciso escolher um produto antioxidante, outro hidratante e por fim um protetor solar. Uma das substâncias queridinhas do momento é a vitamina C, como esclarece o dermatologista Vasco Coelho Macias, da Clínica Ibérico Nogueira: “Vários estudos demonstraram que a aplicação cutânea de vitamina C diminui o número de células lesadas e as anomalias do DNA após a exposição solar“. E para garantir a proteção, o médico recomenda o uso da vitamina C associado a outras substâncias. “Uma vez que a vitamina C é muito instável, sendo rapidamente degradada pela exposição solar, recomenda-se a sua utilização em conjunto com outros antioxidantes como a vitamina E ou o Ácido Ferrúlico.”

Produtos para usar à noite

Já durante a noite, o objetivo é recuperar a pele das agressões do dia. Aqui entram produtos mais hidratantes, como óleos, séruns e cremes com ação reparadora. A noite também é ideal para aplicar produtos mais intensivos, como determinados ácidos e despigmentantes.

Qual a ordem certa?

Definidos os produtos, é hora da rotina de skincare! O primeiro passo, antes de aplicar qualquer creme ou sérum, é higienizar a pele: desmaquilhar, limpar com um gel e/ou aplicar água micelar. Se quiser, também pode usar um tónico. E então a pele está preparada para os produtos.

Aqui a dica é começar sempre por aquele que é mais líquido e seguir a ordem até o mais espesso. Creme para os olhos e o sérum compõem a primeira camada. Deixe as substâncias agirem na pele por cerca de 10 minutos. Depois aplique o creme. Espere mais alguns minutos para aplicar o protetor solar e a maquilhagem. Se for usar uma máscara hidratante noturna, esta deve ser aplicada por último.

Isso porque os produtos que tem mais substâncias oleosas tendem a criar uma camada impermeabilizante na pele, o que não deixa aqueles mais aquosos agirem. E, neste caso, a ordem dos fatores pode fazer uma grande diferença no produto final!

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Vai querer experimentar esta máscara caseira que faz rejuvenescer a pele

Aqui fica mais uma dica preciosa da famosa "body shaper".

Beleza e Saúde

Tudo o que a vitamina C pode fazer (de bom) pela sua pele

E como usar!

Beleza e Saúde

Como aplicar os cuidados de beleza diários?

E em que quantidade? A aplicação correta, na dose certa, é meio caminho para garantir a eficácia dos produtos usados e evitar desperdícios.

Mais no portal

Moda

Parfois: 10 malas a menos de 20 euros

Confira algumas das melhores opções para combinar com os seus visuais.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Woman washing her hair in shower
Beleza e Saúde

4 motivos pelos quais não devemos lavar o rosto no duche

Dermatologista explica o porquê e ainda deixa algumas dicas.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.

Beleza e Saúde

Pasta de dentes nas borbulhas: sim ou não?

Será este um mito ou haverá algum fundamento?

Celebridades

Kelly Clarkson diz que o divórcio a apanhou de surpresa

A artista foi casada com Brandon Blackstock durante sete anos.

LONDON, UNITED KINGDOM - NOVEMBER 09: (EMBARGOED FOR PUBLICATION IN UK NEWSPAPERS UNTIL 48 HOURS AFTER CREATE DATE AND TIME) Prince Andrew, Duke of York attends the opening the Francis Crick Institute by Queen Elizabeth II on November 9, 2016 in London, England. The Francis Crick Institute will be a world leading centre of biomedical research. (Photo by Max Mumby/Indigo/Getty Images)
Celebridades

Príncipe André é "viciado em sexo", alega livro

A obra contém testemunhos de várias mulheres que afirmam ter mantido relações com o membro da realeza britânica, através do contacto de Jeffrey Epstein.

Moda

Tezenis lança coleção cápsula inspirada em famosa série da Netflix

Várias peças com um toque de 'nuestros hermanos'.

Moda

Nova marca de moda sustentável chega ao Porto

A aposta é na seda e no tingimento natural.

Inspirações

Alba Batista e a beleza interior: "reflete-se no olhar"

A atriz é a estrela da produção de capa da ACTIVA de setembro.

Beleza e Saúde

Nutrição: 5 mitos que podem estar a arruinar a sua saúde

Saiba como adotar uma dieta mais "descomplicada".