Com o desconfinamento, aos poucos, começámos a retomar algumas das rotinas que ficaram esquecidas durante a quarentena voluntária. Eu comecei por arranjar as unhas, cujo estado gritava em alto e bom som que eu tinha passado uma eternidade fechada em casa. Seguiu-se uma limpeza profunda para ajudar a manter o equilíbrio da minha pele mista.

Dirigi-me até ao Angel’s Health and Beauty Institute, em Lisboa, com a minha máscara comunitária devidamente colocada. Assim que o elevador parou no segundo piso do número 72 da Avenida 5 de outubro, a primeira coisa que tive de fazer foi sentar-me numa cadeira, que está à porta do centro de estética, para trocar os meus ténis por uns chinelos confortáveis (novos e cedidos pelo espaço). De seguida, ainda do lado de fora, vesti uma bata e coloquei uma touca para completar os últimos dois passos necessários: medir a temperatura corporal e higienizar as mãos. 

Sílvia Tavares e Ângella Lemos

Finalmente, pude entrar – e que deleite para os olhos. Este é um espaço em que tudo foi devidamente pensado para tornar o ambiente acolhedor, começando pela decoração bastante feminina, em tons de branco e cor-de-rosa, e seguro, com desinfetantes e máscaras novas sempre à disposição. No gabinete principal, é impossível não reparar numa das paredes, que está completamente preenchida pelos inúmeros certificados obtidos por Ângella Lemos, a proprietária, que tem a formação de enfermeira e especializou-se internacionalmente, sublinhe-se, em diversas áreas do mundo da dermocosmética.

Destaque também para a simpatia da equipa, que não olha a meios para fazer com que todas as clientes se sintam em casa. 

Mindfulness para a saúde da pele

E foi assim, neste ambiente de descontração, que começou a minha consulta de diagnóstico com Sílvia Tavares, uma profissional associada à cosmética biológica nos últimos 6 anos. Esta pré-avaliação serviu para que a especialista pudesse familiarizar-se com as especificidades da minha pele e definir as suas necessidades, bem como os produtos mais indicados para o tratamento.

Durante a nossa conversa, também falámos sobre a marca parceira da Angell’s para os tratamentos personalizados de rosto, a Biologique Recherche (BR). Fiquei a saber que foi criada há 40 anos por uma fisioterapeuta e por uma bióloga francesas, que quiseram aliar a ciência à biotecnologia, sem deixar de lado os ativos naturais e biológicos. Além disso, os processos de extração para a composição dos produtos são sempre a frio, para que isso não interfira ou altere molecularmente os ingredientes. A empresa também não usa perfumes artificiais, óleos minerais ou conservantes sintéticos, nem faz testes em animais.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o facto de a BR não catalogar a cútis por tipos. O foco está nos resultados e, como tal, há uma preocupação com o estado da epiderme num determinado momento. É importante ter consciência de que uma pele oleosa, por exemplo, pode estar desidratada, ser reativa ou sensível, e mudar de semana para semana, principalmente quando as hormonas entram em jogo.

Chamam-lhes os instantes da pele”, explica-me Sílvia sobre a filosofia da marca. Devido a esta abordagem, todos os tratamentos, quer seja em gabinete ou em casa, são altamente personalizáveis. No meu caso, os principais problemas identificados foram a falta de brilho e a hiperpigmentação em algumas áreas, algo muito comum nas mulheres negras (e que pode ser melhorado). 

O que esperar do tratamento?

Os tratamentos faciais da Biologique Recherche duram uma hora, contam com técnicas de massagem exclusivas e têm três fases principais. A primeira é o diagnóstico acima mencionado. Segue-se a fase de preparação, cujo principal objetivo é restaurar as propriedades de regeneração naturais da epiderme. Este estágio inclui três passos – no meu caso foram quatro -, nomeadamente a remoção da maquilhagem e das impurezas, uma esfoliação suave e a aplicação de uma máscara, que deixam a pele preparada para o que resta do processo.

Por fim, há a fase de tratamento, que é fundamental e concebida para deixar a tez radiante. Este é o momento mais ativo do programa, sendo que os produtos usados contêm altas concentrações de extratos botânicos, marinhos e biológicos. Quando aplicados de acordo com a metodologia da marca, equilibram, hidratam e revitalizam a epiderme. Ao contrário da maioria das abordagens, na BM, o último produto aplicado é o mais concentrado de todos, nomeadamente um sérum de finalização, que garante que a epiderme está protegida e que a sua barreira de defesa fica fortalecida.

Os resultados

Uma semana após o tratamento, que custa 90 euros por sessão, não é difícil perceber por que motivos os produtos da Biologique Recherche são de culto e adorados por celebridades como, por exemplo, Kim Kardashian e Jennifer Aniston. A minha pele ficou resplandecente e mais uniforme, e os poros dilatados parecem estar mais pequenos. 

O balanço da experiência é bastante positivo, especialmente tendo em conta que é possível comprar os produtos e continuar com a rotina de cuidados em casa, sendo que esta é monitorizada e adaptada aos novos “instantes da pele”.

A única desvantagem não vem do processo em si, mas sim dos tempos que correm. A minha tez nunca esteve tão bem e, ironicamente, tem de estar escondida atrás de uma máscara.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Fui arranjar as unhas pela primeira vez em dois meses - e (quase) nada está igual

Os cumprimentos pessoais deixaram de fazer parte do ritual e será normal vermos os profissionais de luvas, máscaras ou viseiras.

Vídeos

O próximo voo de Isabel Silva: "Sempre tive uma veia de empreendedora"

A apresentadora acaba de lançar um projeto editorial e fala-nos sobre o facto de estar a sentir-se cada vez mais confortável no papel de empresária.

Beleza e Saúde

Afinal, o que distingue as máscaras comunitárias das cirúrgicas?

Três especialistas da área da saúde explicam quem deve usar cada uma delas, como e em que situações.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel