2.png
iStock-505940996.jpg

Investigadores da Universidade de Amesterdão descobriram que baixar a temperatura corporal melhora a profundidade do sono e reduz o número de vezes em que alguém acorda durante a noite. Deixar as roupas de lado é uma ótima forma de fazê-lo sem ajustar a temperatura ambiente. “Estar mais fresco aprofunda o sono,” diz William Winter, médico e autor do livro The Sleep Solution: Why Your Sleep Is Broken and How To Fix It‘, ao Health.com. “Além disso, ao usamos roupas volumosas, temos dificuldade em arrefecer facilmente quando sentimos calor à noite. Estar nu facilita a regulação da temperatura… simplesmente, puxe o cobertor para cima!”

3.png
iStock-669684806.jpg

Alguma vez ouviu dizer que devia ‘arejar’ as suas partes íntimas à noite? Pois bem, a frase tem um fundo de verdade. Os fungos adoram ambientes quentes e húmidos, explica o Dr. Winter, portanto faz sentido que não cobrir a vagina ajude a reduzir o excesso de humidade. “Dar tempo à pele para estar exposta aos efeitos de secagem do ar pode ajudar, particularmente no caso de infeções fúngicas que se desenvolvem em ambientes húmidos.”

Mary Jane Minkin, médica, professora clínica de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Escola de Medicina da Universidade de Yale, concorda que dormir sem roupa pode ser particularmente benéfico para mulheres propensas a este tipo de infeções. “Tenho pacientes que sofrem de candidíase crónica, portanto digo-lhes que isto é algo a experimentar.”

4.png
iStock-667446438.jpg

Isto é, se dormir com alguém. Ao tocar no seu parceiro, desponta a libertação de oxitocina, uma hormona que produz sentimentos de calma e segurança. “Qualquer tipo de toque agradável ou massagem aumenta o sistema de oxitocina,” afirma a Dra. Helen Fisher, antropóloga biológica. “Portanto, fazer conchinha enquanto dorme provavelmente vai fazer disparar esta resposta de oxitocina. E penso que o nível elevado de oxitocina reduz o cortisol – a hormona do stress.”

5.png
iStock-698041352.jpg

A qualidade do sémen melhorará quando os homens não usam roupa para dormir. Isto porque dormir nu ajuda a baixar a temperatura corporal e, como vários estudos indicam, o calor tem um efeito negativo no esperma. “Sim, este é um fator comum nos problemas de fertilidade masculinos,” concorda o Dr. Winter.

6.png
iStock-846189192.jpg

Isto não está comprovado pela ciência, mas muitas mulheres dizem que se sentem mais sensuais e em contacto com os seus corpos quando dormem nuas. Nesse sentido, à medida que se sente mais confortável, a autoestima e confiança aumentam.

7.png
iStock-873492684.jpg

Dormir sem roupa traz vários benefícios de saúde, incluindo ajudar a perder peso. Um estudo conduzido pelo U.S. National Institutes of Health concluiu que dormir nua acelera o metabolismo porque o corpo cria mais tecido adiposo castanho para mantê-la quente. O tecido adiposo castanho, por sua vez, produz calor ao queimar calorias, e faz disparar o metabolismo durante o dia todo. Além da questão metabólica, deixar as roupas de lado melhora a circulação sanguínea, o que é bom para o coração e músculos. O sono de qualidade aumenta ainda a libertação da hormona do crescimento e de melatonina, e ambas têm benefícios anti-envelhecimento.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

Beleza e Saúde

Esta é a atividade física que nos deixa com mais fome

Estudo concluiu que pessoas que a praticam ingerem mais calorias.

Celebridades

Ariana Grande assume novo namorado

A artista partilhou fotografias bastante explícitas.

Moda

Parfois: a mala do verão a menos de 8 euros

Não há como não adorar os saldos.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel