Em alturas de crise como esta em que estamos a viver a disponibilidade de alimentos nos supermercados é limitada e devemos pensar em outras alternativas para preparar as nossas refeições. É o que se verifica com os vegetais. Mas não utilize esta situação como uma desculpa para não os colocar nas suas refeições. Há sempre outra opção: comprar os legumes congelados.

Basta descongelar, cozinhar e acompanhar com uma proteína ou leguminosa. Analisando o valor nutricional destes dois produtos, vários estudos chegaram à conclusão de que não há diferenças nutricionais. Isto ocorre, pois, logo após serem colhidos, os vegetais são imediatamente congelados.

O seu consumo regular associado a um estilo de vida ativo e equilibrado, reduz a pressão arterial, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, reduzem o colesterol no sangue e podem até oferecer proteção contra certos tipos de cancro.   

Mas será que estes benefícios apenas se aplicam aos legumes frescos ou os congelados também estão incluídos? No entanto, há diversos fatores que podem influenciar o valor nutricional:

Método de confeção

Quando coloca os vegetais em água a ferver, sejam eles frescos ou congelados, poderá perder até 75% das vitaminas do complexo B, folato ou vitamina C (pois são vitaminas solúveis em água). A melhor opção de confeção será refogar os legumes congelados com azeite a altas temperaturas. Desta forma mantém os nutrientes nos alimentos.

Tipo de alimento congelado

Um estudo publicado em 2015 concluiu que o valor nutricional de algumas frutas e legumes é mais afetado pelo método de congelamento que outros. Por exemplo, o teor de riboflavina (uma vitamina do complexo B) foi menor em ervilhas congeladas, mas maior nos brócolos congelados. O valor de magnésio, pelo contrário, foi menor nas ervilhas, espinafres e milho congelados. Já o teor de ferro foi menor nos espinafres e cenouras congelados.

Adição de molhos ou outros aditivos

Algumas embalagens de vegetais congelados possuem molhos ou aditivos. Estes produtos são ricos em açúcar e sódio. Verifique sempre a lista de ingredientes de todas as embalagens e opte pelos vegetais simples e adicione especiarias e ervas aromáticas no momento de os cozinhar

Para concluir, os legumes congelados são uma excelente opção para quando tem pouco tempo, orçamento ou conveniência para dedicar à cozinha. De um modo geral, o processo de congelamento não afeta o valor nutricional dos vegetais. O importante é que consiga pôr em prática hábitos alimentares equilibrados e saudáveis incluindo frutas e vegetais na sua alimentação. Tenha em atenção o rótulo das embalagens e a forma como cozinha os seus alimentos. Neste mês de março escolha as frutas cítricas ricas em vitamina C (como a laranja, o limão, o kiwi e as tangerinas), a banana e o ananás ricos em vitaminas do complexo B, magnésio e cálcio (respetivamente) e as maçãs e as peras. Quanto aos legumes, entramos na época das ervilhas e dos espargos, ambos ricos em fósforo, vitaminas do complexo B e ácido fólico.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Diz quem sabe: o que devo levar para um piquenique?

Deixamos-lhe um guia completo daquilo que pode (e deve) levar para uma tarde agradável ao ar livre.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Estratégias para uma alimentação mais saudável durante a semana

Oiça estes conselhos bem úteis da nutricionista Rita Pereira.

Lifestyle

Diz quem sabe: entenda qual a nutrição adequada à população sénior

E também a suplementação nutricional.

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel