Quem nunca ficou de mau humor quando estava com fome, que levante a mão! Todos já passámos por isso, a dado momento, e podemos garantir que não é a sensação mais agradável. Nem para nós, nem para aqueles que, por azar, estejam por perto.

Para evitar estes momentos, é claro que deve manter uma alimentação equilibrada e a horários minimamente regulares. E se precisar de uma “mãozinha”, saiba que há mesmo alimentos capazes de melhorar o nosso humor.

“Existem moléculas – neurotransmissores – alguns dos quais costumamos chamar de ‘moléculas da felicidade’, que são muito importantes para o nosso cérebro e que quando estão em falta no organismo podem provocar irritabilidade, transtornos de humor, sonolência, cansaço e até depressão”, explica Filipa Cortez, coordenadora de nutrição da DIETA3PASSOS, dando como exemplo a serotonina.

Conheça a seleção de 10 destes “alimentos felizes”, realizada pela nutricionista:

1. Leite magro e derivados – excelentes fontes de cálcio, mineral que ajuda a reduzir e a controlar o nervosismo.

2. Salmão e outros peixes gordos, como o atum ou a cavala – contêm gorduras essenciais, como o Ómega-3, triptofano, ferro, zinco, vitaminas B6 e B12, todas substâncias benéficas para o cérebro.

3. Ovos – fonte natural de triptofano, além de serem ricos em selénio e proteínas.

4. Banana – uma das frutas mais ricas em triptofano. Além disso, é fonte de fibras, potássio, vitamina B6 e hidratos de carbono.

5. Abacate – contém ácido fólico (vitamina B9) e potássio, que ajuda a controlar a pressão sanguínea e a combater o stress.

6. Hortícolas de folhas verdes, como os espinafres e os brócolos – contêm ácido fólico, que tem um papel ativo no alívio de sintomas depressivos e do stress.

7. Frutos secos e oleaginosos, como nozes, castanhas, amêndoas e sementes de chia – fontes de magnésio e selénio, minerais que ajudam a reduzir o stress e a melhorar a memória.

8. Lentilhas e outras leguminosas – fonte de triptofano, proporcionando uma sensação de prazer, além de também contribuírem para fortalecer os ossos, por serem ricas em cálcio.

9. Aveia integral – rica em triptofano, ontém também beta-glucanos, fibras que ajudam a manter o equilíbrio intestinal.

10. Chocolate negro com mais de 70% cacau – alimento que provoca uma sensação de bem-estar e felicidade, desde logo porque o triptofano está presente nas sementes de cacau. Também melhora a memória e a imunidade do organismo.

Apesar de estes alimentos serem uma ajuda para o nosso humor, “não consistem, por si só, numa receita para a felicidade. É importante que sejam incluídos numa alimentação rica e variada, que por sua vez deve ser combinada com outros hábitos que promovem o bem-estar, como a prática de exercício físico ao ar livre”, salienta Cortez.

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