Durante o verão, o aumento das temperaturas pode causar dificuldade em adormecer, noites de descanso intermitente ou até insónias. Esta situação acaba por afectar a saúde física e mental.

Manter uma higiene do sono adequada requer esforços e a equipa de especialistas farmacêuticos da Mifarma revela as dicas que podem ajudar a que pare de contar ovelhas e tenha uma boa noite de sono.

A privação do sono enfraquece-nos e desencadeia desequilíbrios no nosso relógio biológico que, a longo prazo, podem ter consequências negativas. Portanto, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para dormir melhor “, diz Reme Navarro, farmacêutica e co-fundadora da empresa.

O melhor descanso começa durante o jantar

O ideal é jantar duas horas antes de dormir e evitar jantares pesados, embora comer pouco também não seja adequado. “Se formos dormir com fome, o cérebro permanecerá em alerta e podemos acordar a meio da noite. Há que encontrar o equilíbrio “, aconselha Reme Navarro.

Os produtos que incorporam ervas medicinais, como a valeriana ou a passiflora, e os suplementos e vitaminas alimentares podem promover um descanso de qualidade. “Hoje em dia podemos incorporar vitaminas do grupo D, que agora está em estado de deficiência, ou magnésio, por exemplo, que ajuda o corpo a produzir melatonina, envolvida na regulação correta do sono“, conclui.

Regular o relógio biológico

É importante estabelecer uma rotina de sono para ajudar a regular nossos padrões e melhorar a qualidade do descanso. “Criar uma rotina de exercícios é positivo para libertar endorfinas e, ajuda a sentir-se melhor no final do dia. O cansaço excessivo também não é positivo; portanto, essas atividades mais intensas devem ser combinadas com outras mais relaxantes“, explica Reme Navarro.

Criar um bom ambiente

Mudar a luz azul dos telemóveis para luzes fracas e indiretas é importante para criar um ambiente de bem-estar, propício à indução do sono. A aromaterapia com óleos essenciais, especialmente lavanda ou tangerina, ajuda, já que, atua diretamente no sistema nervoso. Basta aplicar algumas gotas no interior dos pulsos e fazer algumas inalações profundas antes de ir para a cama.

Clássicos que não falham

Remédios naturais para as insónias, como um banho para refrescar, antes de dormir, ou evitar cafeína e sestas também são eficazes. É importante encontrar um ritual, repetido todas as noites e que ajuda preparar mental e fisicamente para o momento de ir para a cama, como beber um copo de leite ou praticar exercícios de respiração e meditação.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

6 motivos para começar a dormir sem roupa

Aproveite o calor e tire o pijama na hora de ir para a cama. Acredite que poderá ficar rendida a esta forma de repousar.

Beleza e Saúde

10 remédios para dormir melhor de forma natural

Os tempos são conturbados e muitas vezes podem refletir-se em noites mais agitadas. Aqui lhe deixamos muitas ideias ao natural para adormecer melhor.

Beleza e Saúde

Estas 4 posições simples de yoga são perfeitas para dormir bem

Se costuma ter insónias, pondere adotar este hábito.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

Beleza e Saúde

Esta é a atividade física que nos deixa com mais fome

Estudo concluiu que pessoas que a praticam ingerem mais calorias.

Celebridades

Ariana Grande assume novo namorado

A artista partilhou fotografias bastante explícitas.

Moda

Parfois: a mala do verão a menos de 8 euros

Não há como não adorar os saldos.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel