O exercício físico, no geral, tende a exigir que consumamos um maior número de calorias. Se gastamos mais energia, o nosso organismo também nos pede mais “combustível”. Contudo, parece que há um desporto em particular que tem o “dom” de nos deixar com mais fome, em comparação com outros.

Durante 15 anos, um grupo de investigadores analisou a relação entre o exercício físico e o apetite, surgindo uma questão frequente: “por que motivo nadar nos deixa com mais fome?”. Tendo isto em mente, decidiram comparar o impacto desta atividade no consumo calórico diário, em comparação com o ciclismo.

32 adultos saudáveis – 17 homens e 15 mulheres -, com menos de 40 anos, que soubessem nadar e andar de bicicleta constituíram o grupo de estudo. Tendo em conta que o ciclo menstrual pode afetar o apetite, as mulheres só participavam na investigação em determinadas alturas do mês. Todos participaram em atividades de natação, ciclismo e descanso.

Foram dadas as devidas refeições a cada participante e, 30 minutos após o exercício, poderiam comer quanta massa quisessem até se sentirem “confortavelmente cheios e satisfeitos“. Descobriu-se, depois, que aqueles que tinham participado em exercícios de natação comiam cerca de 142 calorias a mais do que aqueles que tinham acabado de ter um período de descanso.

No que toca ao ciclismo, também houve um aumento do apetite, em comparação com o grupo de descanso, embora este não tenha sido tão significativo como o relativo à natação. Apesar dos animadores resultados, os responsáveis pelo estudo ainda não identificaram a causa para estas diferenças e garantem que são necessários mais dados.

Ou seja, se utiliza o exercício físico como forma de perder peso, talvez a natação não seja o desporto mais adequado. Ainda assim, vale a pena lembrar as inúmeras vantagens desta atividade: melhoria na pressão arterial, colesterol e controlo da glucose, redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Sabia que existem 3 tipos de fome?

Aprenda a identificá-los e a driblar a vontade de comer fora de horas.

Beleza e Saúde

Fome a meio da noite? 5 snacks que não lhe vão pesar na consciência

Ou em mais nenhum lado.

Beleza e Saúde

4 alimentos que nos ajudam a ficar sem fome durante mais tempo

Existem alimentos que lhe transmitem uma sensação de saciedade rapidamente, mas que cinco depois a deixam cheia de fome, enquanto que outros são seus ‘amigos’. Além de serem igualmente deliciosos, permitem com que a sensação de ‘buraquinho no estômago’ não seja uma constante.

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel