Seguir um plano alimentar com o objetivo de perda de peso pode ser um desafio, nomeadamente quando já passou algum tempo e a motivação e o foco começam a desaparecer.

Como podemos aumentar o nosso foco no objetivo e não cair em tentação?

Planear as refeições

Se as refeições forem planeadas com antecedência, evitamos fazer refeições de última hora, acabando muitas vezes por escolher opções não tão saudáveis.

Eliminar o pensamento “perdido por 100, perdido por 1000

Este tipo de pensamento é usual, no entanto, completamente errado. Depois de consumir algum alimento que não estava planeado, o dia não está perdido, comer um quadrado de chocolate não é o mesmo que comer uma tablete inteira. Depois de ser consumido algum alimento fora do plano, voltar à rotina, sem sentir culpa, stress e tentar compensar é a melhor opção.

Modificar pensamentos e comportamentos negativos

Encarar a alimentação saudável como uma punição ou restrição não é um comporto que ajude a manter o foco. É fundamental reforçar os pensamentos e comportamentos mais positivos.

Identificar emoções

Come mais quando está triste, feliz ou com stress? Perceber o porquê de ver na comida um escape a estas emoções é o primeiro passo. Para além disto, quando tiver vontade de comer, pense duas vezes se é fome ou se está a dar resposta a uma determinada emoção.

Registar e monitorizar o que come

Muitas vezes fazer muito snacks e petiscos ao longo do dia impede a perda de peso, acabamos por nos esquecer dos erros que cometemos e não os corrigimos. Fazer um diário alimentar pode ajudar a identificar estes erros e manter o foco na alimentação saudável.

Investir em alimentos saciantes

Durante a perda de peso, a saciedade é muito importante. Muitas vezes, as pessoas mantêm um determinado estilo de vida porque estão a apostar nos alimentos errados, que não são saciantes o suficiente, o que faz com que fiquem com fome mais rapidamente.

Os alimentos processados são responsáveis por uma menor saciedade comparativamente aos produtos frescos. Para além disto, a ingestão de água também é muito importante, uma vez que a sensação de fome pode ser causada pela falta de hidratação.

Pensar nos resultados a longo prazo

O foco deve estar no aqui e no agora, e não no que poderia ter feito ou onde já poderia ter chegado. Os resultados devem ser pensados a longo prazo, de modo a evitar tristeza ou desilusão quando os resultados a curto prazo não correspondem à expectativa criada. Lembre-se: a curto prazo podem existir flutuações de peso que são normais e só tem de dar tempo.

Ser realista e respeitar o corpo

Planear metas impossíveis aumenta a frustração. Perder peso para ter o corpo igual ao de alguém nem sempre é possível, e não devem ser feitas comparações com outras pessoas.

Evitar adotar uma postura radical

Encarar a alimentação como algo restritivo, aumenta a probabilidade de não conseguir aderir a esta nova alimentação como um estilo de vida. Não é preciso recusar convites ou deixar de comer o que gosta, uma vez que dentro de uma alimentação equilibrada há espaço para todos os alimentos. No entanto, alguns devem ser consumidos com maior frequência do que outros.

Contar com um nutricionista para ajudar

Ter o apoio de um nutricionista durante todo este processo é uma ajuda fundamental, onde pode adquirir ferramentas para mais tarde, conseguir continuar a caminhada de forma autónoma, sem voltar à estaca zero e perder os resultados que conquistou.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: 8 cuidados a ter com a alimentação na estação quente

Estes alimentos devem ser privilegiados no verão, porque são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem refrescantes.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Quais são as diferenças entre chá e infusão?

Embora sejam muitas vezes confundidas, os chás e as infusões são bebidas completamente diferentes e têm propriedade distintas.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Saiba quais os alimentos essenciais para equilibrar a dieta na menopausa

Nesta fase, é essencial que tenha um estilo de vida ativo e uma alimentação saudável e equilibrada.

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel