Depois de uma primavera de confinamento, com a pele afastada da exposição solar, há algumas precauções que devem ser tidas em conta para evitar a habitual queimadura provocada pelo primeiro sol do ano.

Segundo Paulo Almeida, médico presente na plataforma Doctorino, “habitualmente a nossa pele aproveita a primavera para começar a bronzear-se de forma gradual e progressiva, de maneira a aumentar os níveis de melanina, que nos confere uma proteção natural diante das radiações solares. No entanto, devido ao confinamento, é natural que a nossa pele não esteja preparada para o verão, apresentando níveis de melanina baixos, estando mais suscetível a queimaduras e em menos tempo que o habitual”.

Para evitar queimaduras solares, o profissional de saúde dá cinco conselhos de cuidados a ter com a pele nesta fase de desconfinamento:

1. Exposição gradual ao sol:  o primeiro grande cuidado a ter em conta é o tempo de exposição solar. De forma a evitar queimaduras, essa exposição deverá ser gradual, sendo que nos primeiros dias não deverá exceder os 15 a 20 minutos, de modo a que a pele se habitue e comece a fabricar melanina, dando origem à proteção natural que precisamos;
 
2. Utilizar protetor solar:
 a utilização de protetor solar é um cuidado essencial e a sua aplicação deve ser renovada em períodos de aproximadamente 2 a 3 horas. A escolha entre creme ou spray é irrelevante, sendo que o mais importante a ter em conta é sempre o FPS (fator de proteção solar +): as peles morenas devem utilizar protetor de, pelo menos, FPS 30 e as peles claras FPS 50. É igualmente importante não descuidar as zonas cobertas pela máscara, assim como zonas sensíveis tais como orelhas e lábios, aplicando uma camada o mais homogénea possível sobre a pele;
 
3. Evitar as horas de maior radiação solar: outra das recomendações do dermatologista passa por evitar a exposição solar entre as 12 e as 16 horas, o período em que a incidência dos raios ultravioletas é maior, existindo uma maior probabilidade de se desenvolver uma queimadura;

4. Mantermo-nos hidratados: em dias quentes, é importante mantermo-nos hidratados, e beber, pelo menos 2 litros de água diariamente, não esperando ter sede para o fazer. As crianças e os idosos são os grupos que mais devem ter em atenção este aspeto e não descurar de uma boa hidratação;

5. Auto-exploração da pele: Por fim, um cuidado essencial passa por prestar atenção aos sinais do corpo. Para uma correta auto-exploração da pele é possível recorrer à ajuda de uma câmara de um telemóvel e capturar algumas fotografias a cada 2 meses, para que possa ser possível comparar qualquer tipo de lesão na superfície da pele. Os sinais de alarme poderão passar por alterações nos “sinais”, tais como, alterações na cor, tamanho, assimetrias ou bordes irregulares. Sempre que se detetar um qualquer sinal ou mancha de alerta, é essencial consultar um dermatologista para uma deteção precoce.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel