Escolher o batom ideal pode transformar uma divertida ida às compras numa verdadeira dor de cabeça. Mas calma! Tenho boas notícias: com dois passos simples, é possível saber qual é o tom certo.

O primeiro consiste em identificar o subtom. É importante perceber se tem um tom de pele mais quente/amarelado, frio/rosado ou neutro e, para tal, basta olhar com atenção para as suas veias. De seguida, observe se elas parecem ser azuladas/arroxeadas (frios) ou mais esverdeadas (quentes). Se estiverem algures pelo meio, então o subtom é neutro.

Consoante a cor das suas veias, o seu batom ideal será frio ou quente. Os batons cor-de-rosa, roxos ou vermelho-cereja, por exemplo, ficam melhor em tons frios. Já os batons alaranjados, em tons de vermelho vivo ou pêssego condizem na perfeição com tons quentes. Os tons neutros têm a vantagem de ficar favorecidos com qualquer tom.

Uma vez descoberto o subtom, o próximo passo é determinar qual é o tom de pele, ou seja, se ela é clara, média ou escura.

Pele Clara

Se tem a pele muito clara e costuma apanhar escaldões com facilidade, deve evitar tons que tenham um fundo muito amarelado, como os dourados. Aposte em nudes rosados, em tons cor-de-rosa ou coral. Caso pretenda algo mais forte, os vermelhos clássicos são uma ótima escolha.

Pele Média

Esta categoria diz respeito às peles morenas e às peles mais claras que se bronzeiam com facilidade. Qualquer uma destas tonalidades joga muito bem com tons quentes como, por exemplo, o ameixa, os rosas quentes e os cor-de-laranja.

Pele Escura

Os castanhos e os roxos serão sempre um must, tal como os tons caramelo, chocolate e beringela. Se estiver à procura do vermelho perfeito, aposte em tons mais escuros, como o vermelho-cereja.

É importante que conheçamos estes truques, mas, acima de tudo, lembre-se que a maquilhagem foi criada para ser divertida e fazer-nos sentir bem. Ou seja, se uma cor que, na teoria, não é a mais indicada pra o seu tom de pele mas, por algum motivo, faz com que se sinta bem e confiante, então só tenho um conselho: “rock it, girl”!

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

"No-Makeup Makeup": Maquilhagem fácil e rápida para o dia-a-dia

Hoje estreia mais uma rubrica em Activa.pt. A Beauty Spot será um espaço destinado a tudo o que diz respeito ao mundo da beleza, com dicas simples e práticas que se adaptam à rotina de cada mulher.

Beleza e Saúde

Saiba como maquilhar os olhos sem evidenciar as marcas de expressão

A rubrica Beauty Spot desta semana foca-se especificamente nas peles maduras.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel