Conhecida por ter uma excelente memória, Rita de 32 anos e grávida de 29 semanas senta-se no consultório e confessa-me a medo: “Não sei o que se passa comigo Dra.! Esqueço-me de várias tarefas todos os dias, frequentemente esqueço onde deixo as chaves do carro ou simplesmente entro no escritório e não me lembro do que lá ia fazer…”

Sorrio e explico que é muito comum na gravidez e que não está sozinha. É tão comum na grávida como ter náuseas no primeiro trimestre.

Este fenómeno de “pregnancy brain “ou “mumnesia”, sem tradução direta em português, mas a que nos podemos referir como “cérebro da grávida” ou “amnésia da grávida”, não é Mito… mas Realidade.

Quais as características deste “cérebro de grávida”?

Tipicamente ocorre diminuição da capacidade de concentração e perda de memória a curto prazo, assim como diminuição da memória espacial/visual.

Os estudos realizados ao longo dos últimos anos sobre esta matéria não são conclusivos acerca da etiologia, isto é, da causa por detrás destas alterações.

Pensa-se que existem alterações no funcionamento cerebral, com um aumento da atividade do lado emocional (fundamental para o bonding – envolvimento emocional – com o bebé) com prejuízo da memória a curto prazo. Em resumo será uma adaptação necessária à preparação da mulher para ser mãe. A grávida simplesmente desloca uma percentagem da sua atenção das atividades rotineiras para o novo foco que é ser mãe.

Acredita-se que estas alterações possam ser mediadas pelas alterações hormonais que ocorrem na gravidez, nomeadamente um aumento significativo do nível de estrogénios e progesterona que influenciarão a atividade neuronal.

O Quociente de Inteligência da grávida não diminui, apenas há uma mudança nas suas prioridades. Se imaginarmos que o nosso cérebro é composto por várias gavetas onde organizamos a informação por temas, de repente as gavetas relacionadas com a gravidez e a vinda do bebé vão estar sempre no topo de todas as outras, abertas e desarrumadas.

Obviamente que a diminuição da qualidade e quantidade do sono enquanto grávidas e no pós-parto também contribui para a diminuição da memória e capacidade de concentração.

A importância de apoiar

Quem lida com grávidas sabe, e eu que lido todos os dias com várias sei, que esta perda de memória e dificuldade de concentração é um marco da gravidez. Pessoalmente faço questão de explicar às grávidas e aos maridos (que por vezes estão mais preocupados do que as próprias) que é normal e que eventualmente todas o experienciam.

Com algum humor, costumo rematar que a grávida está a construir todo um pequeno cérebro, parecendo-me natural que o seu próprio cérebro ocupado com tal tarefa diminua a atenção em algumas tarefas do quotidiano. Solicito sempre o apoio dos maridos neste projeto a dois.

O que podemos fazer?

● Tentar descansar e dormir mais e melhor.

● Adaptar-se a esta realidade e fazer listas de tarefas. Vale tudo, no papel, no telemóvel…

● E simplesmente aceitar esta diminuição de “performance cognitiva”, sabendo que vai passar e que é apenas um efeito lateral de algo maravilhoso, que no caso concreto é o de construir uma nova vida.

Qual o prognóstico?

A boa notícia é que ao fim de cerca de um ano pós-parto, se o bebé for calmo e deixar a mãe dormir durante a noite, tudo volta ao normal.

Quem disse que construir pequenos bebés peça por peça é tarefa fácil?

Na verdade, é uma empreitada árdua… mas muito compensadora.

Deixo também uma mensagem a todas as grávidas que, nesta fase de pandemia, é igualmente importante manter a vigilância de rotina e não devem adiar as consultas, a realização de ecografias, de análises e outros exames de rotina. Os hospitais já retomaram a sua atividade programada e têm medidas implementadas para garantir a segurança de todos.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel