Fortalecer o sistema imunitário deve ser uma tarefa do nosso dia-a-dia. Um estilo de vida que alie a alimentação saudável à prática de exercício físico é essenncial. Contudo, há determinados hábitos que dão uma ajuda extra.

Numa altura em que enfrentamos uma pandemia, falar sobre imunidade é ainda mais relevante. Por isso mesmo, a americana Women’s Health reuniu várias dicas de especialistas – que os próprios seguem – para se protegerem de doenças, baseadas em 3 hábitos essenciais.

1 – Mantenha hábitos de sono saudáveis e consistentes

Este é, provavelmente, o hábito mais importante. John Wherry, diretor do Instituto de Imunologia da University of Pennsylvania, garante: “Os melhores dados que temos sobre como melhorar a imunidade é conseguir a quantidade certa de horas de sono“.

Além disso, “Tudo o que fazemos quando estamos acordados – comer, digerir, trabalhar, andar, fazer exercício – faz com que o corpo liberte células inflamatórias. O sono coloca uma pausa em tudo isso“, garante a médica Rita Kachru.

Mikka Knapp, nutricionista, diz tentar ingerir sempre, ao jantar, alimentos ricos em magnésio – como leguminosas, espinafres, frutos secos -, já que ajudam o corpo e cérebro a relaxar, promovendo uma melhor noite de sono.

2 – Melhore a reação ao stress

Quando os níveis de cortisol – “hormona do stress” – estão elevados, o sistema imunitário mostra-se menos ativo. Tendo em conta que é praticamente impossível eliminar o stress do nosso dia-a-dia, importa melhorar a forma como lidamos com ele.

Listar tudo aquilo pelo que está grato, focar-se nos objetivos que quer cumprir naquele dia, e pensar em como estão as coisas no presente (sempre que se preocupar com algo relacionado com o futuro) são algumas das estratégias usadas por psicólogos.

3 – Exercite-se de forma inteligente

No que toca ao exercício físico – como em outras áreas – o equilíbrio é a chave. Pesquisas têm mostrado que puxar constantemente os seus limites, levando o corpo à exaustão, pode ter um impacto negativo no sistema imunitário. Por isso mesmo, importa exercitar-se com moderação e de forma mais eficaz.

Entre os truques dos especialistas estão optar por uma rotina diária e moderada de 20 a 30 minutos de atidade física, apostar numa caminhada de até 60 minutos todos os dias ou mesmo colocar o alarme a tocar de hora a hora, para evitar passar demasiado tempo sentado à secretária.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Chegou uma nova padaria virtual com pão artesanal

O pão é feito com farinhas de moleiro através de massa-mãe e fermentação longa.

Moda

Silhuetas 'oversize e gráficos' estampados em destaque na nova coleção Billie EilishXBerska

A coleção que os fãs da cantora não vão querer perder.

Celebridades

Gigi Hadid anuncia nascimento da filha com fotografia ternurenta

A modelo revelou ainda quando deu à luz.

Beleza e Saúde

11 sinais de que está com deficiência de vitamina B12

Fadiga? Irritabilidade? Conheça estes e outros sintomas que o seu organismo pode apresentar.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.

Moda

Nova marca de moda sustentável chega ao Porto

A aposta é na seda e no tingimento natural.

Inspirações

Alba Batista e a beleza interior: "reflete-se no olhar"

A atriz é a estrela da produção de capa da ACTIVA de setembro.

Beleza e Saúde

Nutrição: 5 mitos que podem estar a arruinar a sua saúde

Saiba como adotar uma dieta mais "descomplicada".