Sexuality, erotic tension and metaphor for female sexual organs concept with grapefruit isolated on pink background

Problemas relacionados com atingir orgasmos, no caso das mulheres, podem ser divididos em dois tipos: primário, quando a mulher nunca teve um orgasmo, ou secundário, quando já teve e deixou de conseguir. O termo geral para todas as que têm dificuldade em atingir o clímax chama-se anorgasmia.

De modo a perceber porque tal acontece e como pode ser combatido, o The Independent falou com a ginecologista Shree Datta, e com a psicoterapeuta sexual Kate Moyle, que elegeram os 7 principais motivos para não conseguirmos atingir um orgasmo.

1. Álcool

O consumo de álcool, em quantidades pouco moderadas, pode dificultar a circulação sanguínea na zona do clítoris, que é onde a maioria das mulheres precisa de estimulação para sentir outro nível de prazer. “Fumar também pode ter um impacto“, afirma Datta, aconselhando a que, quando notar dificuldade em ter orgasmos, analise se tem fumado ou bebido demais, e experimente alterar ou moderar tais hábitos.

2. Problemas de comunicação

Moyle explica que temos de saber explicar ao nosso parceiro aquilo de que gostamos, a nível sexual, e, sempre que necessário, dar dicas específicas.

O vosso companheiro não lê mentes. Se não conseguem dizer-lhe, não tem como saber. Ser positiva, encorajar e não criticar é a melhor abordagem. Não dizer ‘não estás a fazer isso bem’, mas sim ‘gostei quando fizeste assim, podes repetir?’. Ou ser direta e clara, em vez de ambígua, oferecendo direções específicas que são fáceis para eles seguirem, ou mesmo mostrar-lhes o que vos sabe bem, guiando as mãos pelo corpo“, diz.

3. Falta de confiança com o corpo

Não nos sentirmos confortáveis na nossa própria pele “pode inibir a nossa capacidade de estar no momento, porque os pensamentos negativos impedem-nos de nos deixarmos ir e permitir que as sensações físicas sejam o foco“, afirma Moyle.

Megan Crabbe, que gere a página de positivismo corporal BodyPosiPanda, deixa três dicas para uma maior confiança: tocar o nosso corpo com gentileza e gratidão (sobretudo, as zonas de que menos gostamos), deixar de seguir pessoas que nos fazem sentir mal com o nosso corpo nas redes sociais e nunca parar de questionar a cultura das dietas e da magreza, que associa o nosso valor à nossa aparência.

4. Condições médicas

Em alguns casos, a dificuldade em atingir orgasmos tem causas mais graves. Datta refere que, por exemplo, a esclerose múltipla pode afetar a capacidade de atingirmos o clímax. Além disso, “antidepressivos e anti-histamínicos podem dificultar os orgasmos, portanto reveja regularmente com o seu médico o tipo e dose de medicação que toma“, aconselha a ginecologista.

5. Estimulação sexual

A justificação para a falta de orgasmos pode, simplesmente, ter a ver com a forma como está a ser estimulada durante o sexo. “A melhor forma de definir aquilo que funciona melhor para si, porque, embora a anatomia seja semelhante, todos os corpos são diferentes, tal como as nossas preferências, é através da auto-exploração. Não apenas nos genitais, mas em todo o corpo, para produzir sensações e prazer“, diz Moyle.

Além disto, Datta explica que, para muitas, a estimulação do clítoris é essencial. “Com isso em mente, os preliminares são importantes. Adicionalmente, pense em diferentes posições e masturbação guiada, que podem aumentar a excitação“, afirma.

6. Pressões sociais

Stress, finanças, obstáculos no emprego – todos estes fatores externos são exemplos do que pode afetar a capacidade de nos rendermos às sensações físicas do sexo. “Isto também pode incluir problemas na relação, quando há assuntos por resolver“, diz a ginecologista, aconselhando que, em certos casos, se procure aconselhamento profissional, como terapia sexual.

7. Saúde mental

A nossa capacidade de atingir orgasmos pode estar ligada ao estado da nossa saúde mental. “Por exemplo, se sofre de depressão ou ansiedade, pode ter dificuldades“, afirma Datta. Fale com a sua ginecologista, que a saberá aconselhar o melhor tratamento.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Comportamento

O que acontece no corpo quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Comportamento

7 dicas para conseguir ter um orgasmo

E os motivos que a podem estar a impedir de ter tal experiência.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Chegou uma nova padaria virtual com pão artesanal

O pão é feito com farinhas de moleiro através de massa-mãe e fermentação longa.

Moda

Silhuetas 'oversize e gráficos' estampados em destaque na nova coleção Billie EilishXBerska

A coleção que os fãs da cantora não vão querer perder.

Celebridades

Gigi Hadid anuncia nascimento da filha com fotografia ternurenta

A modelo revelou ainda quando deu à luz.

Beleza e Saúde

11 sinais de que está com deficiência de vitamina B12

Fadiga? Irritabilidade? Conheça estes e outros sintomas que o seu organismo pode apresentar.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.

Moda

Nova marca de moda sustentável chega ao Porto

A aposta é na seda e no tingimento natural.

Inspirações

Alba Batista e a beleza interior: "reflete-se no olhar"

A atriz é a estrela da produção de capa da ACTIVA de setembro.

Beleza e Saúde

Nutrição: 5 mitos que podem estar a arruinar a sua saúde

Saiba como adotar uma dieta mais "descomplicada".