Se passou a economizar no protetor solar devido à utilização da máscara comunitária, saiba que está a cometer um erro que pode ser prejudicial para a pele.

A dermatologista Orit Markowitz explicou recentemente à revista “Cosmopolitan” que uma máscara facial típica de tecido, incluindo os populares linho e algodão, oferece a proteção solar equivalente a um FPS 7. Sim, isso mesmo. Sete.

Isto significa que é imprescindível continuar a aplicar o protetor solar, de modo a resguardar a pele dos efeitos nocivos e prejudiciais dos raios ultravioleta e a evitar que condições como, por exemplo, cicatrizes de acne, manchas escuras, melasma e hiperpigmentação, piorem.

Como assim, as máscaras não protegem dos raios UV?!

Quanto mais frouxa for a trama do tecido, uma característica também conhecida como “respirável”, pior será o bloqueio dos raios ultravioleta, explica a diretora de lesões pigmentadas e cancro de pele no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. Uma realidade problemática, especialmente se tivermos em conta que a Associação Americana de Dermatologia recomenda que todos, independentemente do tom de pele, usem um mínimo de FPS 30 todos os dias. 

É importante sublinhar que se tiver uma máscara de três camadas, ou feita com um tecido sintético bem traçado, como é o caso do poliéster, é provável que receba um nível de proteção superior a sete. Contudo, se o tecido se esticar ou ficar molhado (alô, transpiração), a capacidade de proteger do sol diminui – portanto, não há muito com que contar.

A cor da máscara pode fazer a diferença

Outra coisa a ter em conta? A cor da sua máscara facial. “Em geral, as máscaras de cores mais claras, como branco ou pastel, fornecem menos proteção UV do que, digamos, uma máscara preta ou azul-marinha”, diz a Dra. Markowitz.

Assim sendo, a especialista deixa duas recomendações. Sem surpresas, a primeira é usar um produto com um FPS 30 (ou mais) sob a máscara, mesmo nos dias nublados ou quando sair à rua só durante alguns minutos. Não se esqueça de que os danos causados pelo sol são cumulativos e, por conseguinte, cada exposição pode ter consequências. A segunda é ir reaplicando o protetor ao longo do dia. Para tirar o máximo partido do produto, deve reaplicá-lo a cada duas horas, ou imediatamente após nadar ou transpirar”.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Acredite em nós: não é uma boa ideia pendurar máscaras no espelho retrovisor do carro

Está a tornar-se um hábito dos portugueses (e não só), mas representa um risco de segurança.

Moda

Encontrámos o truque com mais estilo para ajustar máscaras

Anda sempre com dores nas orelhas devido ao uso diário de máscaras? Temos a solução - e é do mais simples que possa imaginar.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.