Durante a época mais quente do ano e o período de férias, é normal exagerar na comida, bebida e em hábitos não saudáveis. Por vezes, também o tempo e a vontade são poucos para a prática de exercício físico. Mas, independentemente da altura do ano e da intensidade com que se pratica desporto, há algo que nunca pode ser negligenciado: o pós-treino, que é essencial para o alcance de resultados estáveis e duradouros.

Ciente da importância do exercício físico, de um estilo de vida saudável e da segurança na prática desportiva, o Urban Sports Club relembra as vantagens da realização de um pós-treino cuidado, para que possa atingir os melhores resultados após a prática de qualquer modalidade desportiva. 

1. Alongar

O aquecimento e o arrefecimento são essenciais na prática de exercício físico. Manter esta rotina não só reduz o risco de lesões, como também é essencial para um treino eficaz e seguro. Alongar após o treino é uma boa forma de acalmar e baixar o ritmo cardíaco, permitindo que o corpo relaxe lentamente.

Além disso, os exercícios de alongamento soltam os músculos, o que ajuda a prevenir lesões e reduzir o risco de dores musculares e tensões. No entanto, é importante evitar o alongamento pós-treino caso tenha sido intenso e de força. Os microtraumas nos músculos resultantes do treino podem piorar, atrasando o processo de recuperação e podendo originar problemas maiores. O ideal é que a rotina de alongamentos e aquecimento seja específica para cada tipo de treino.

2. Manter uma alimentação saudável, equilibrada e variada

Um bom treino exige muito do corpo e queima calorias. Não comer após o treino dificulta o fornecimento necessário de nutrientes e minerais para o corpo. Consequentemente, pode colocar em causa a regeneração muscular. Por outro lado, um treino intenso não é um bilhete grátis para comer uma pizza gordurosa. Nem um enorme pedaço de bolo de chocolate. Essa não é a forma correcta de compensar as calorias perdidas. Alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares vão desfazer todo o trabalho árduo do treino. Após o treino, o corpo necessita de vitaminas e proteínas suficientes para reconstruir os músculos.

Se o praticante tiver feito treino de peso, então é importante comer alimentos ricos em proteínas, visto que os músculos necessitam das mesmas para crescer. Se o objectivo é melhorar a resistência também é importante ingerir proteínas, e não esquecer os hidratos de carbono saudáveis, tais como batata doce, arroz integral, ou quinoa, que são uma óptima forma de repor as reservas energéticas.

3. Tomar banho logo após o treino

É importante tomar banho logo após o treino, especialmente em tempos de COVID-19, em que a higiene e a segurança são ainda mais importantes. Os chuveiros e as instalações sanitárias dos ginásios e estúdios só podem ser utilizados parcialmente. Assim sendo, é importante organizar a rotina desportiva de forma a que se consiga ir a casa ou ao trabalho logo após o treino para tomar banho.

O suor na pele faz com que as bactérias se formem mais rapidamente, o que pode causar entupimento dos poros e criar impurezas. Isto também se aplica às mulheres, sendo que algumas  praticam desporto maquilhadas. O ideal é ter a pele completamente limpa e livre de qualquer produto, para que possa respirar à vontade e para que os poros transpirem o necessário, sem obstáculos. Para além disto, um banho pode ajudar bastante na recuperação muscular e arrefecer.

4. Dormir bem

Quem treina a dar tudo e leva o corpo até ao limite deve fazer pausas regulares para a regeneração muscular. Grande parte da reparação e regeneração do nosso corpo acontece enquanto dormimos. É aqui que novos padrões de movimento das rotinas de treino são cimentados e “memorizados” pelos músculos. Para além disso, o sono ou a falta dele, têm um impacto incontornável na performance de treino.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

8 erros a evitar para proteger os músculos no verão

O Urban Sports Club partilha alguns cuidados para evitar lesões durante a época mais quente do ano.

Beleza e Saúde

Conheça cinco vertentes do Yoga que fazem bem ao corpo e à mente

A propósito do Dia Internacional do Yoga, o Urban Sports Club dá a conhecer diferentes estilos da modalidade.

Beleza e Saúde

5 dicas para ter um sono mais pleno

Saiba o que fazer para dormir melhor, principalmente nos tempos difíceis que correm.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Este óleo promete proteger a pele do rosto do frio

Com a chegada do outono, começamos a ter preocupações diferentes com a nossa pele.

Moda

Não vai acreditar no preço deste casaco

Uma solução cheia de estilo para acrescentar aos seus visuais de outono.

Lifestyle

O novo manifesto da Sport Zone é verdadeiramente inspirador

A marca partilha 5 histórias tocantes, nas quais o desporto é uma fonte de motivação diária.

Beleza e Saúde

Nem imagina o que a canábis pode fazer pela sua pele

Uma nova linha a descobrir.

Moda

Conheça os principais motivos para as mulheres não tirarem partido da imagem

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, identifico as razões pelas quais muitas mulheres não se sentem felizes com a aparência e como ultrapassá-las com a ajuda da moda.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: é possível distinguir uma gripe de Covid-19?

Entenda a explicação, segundo um médico virologista.

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Falafels de espinafres no forno: de comer e chorar por mais

A nutricionista Rita Pereira partilha esta receita, passo a passo, para uma refeição (ou um snack) vegetariano, saboroso e que só faz bem à saúde.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.