A máscara social é imprescindível na luta contra a COVID-19. Porém, ela causa alguns incómodos, começando pela “mask mouth”.

O termo faz referência a problemas orais consequentes do uso deste equipamento de proteção pessoal por longos períodos de tempo, como cáries nos dentes, problemas nas gengivas e mau hálito. Tudo isto enfatiza a “necessidade de uma maior regularidade nos hábitos de higiene oral”, explica o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy à revista brasileira “Glamour”.

Mas calma! Em primeiro lugar, o surgimento destas questões não é uma desculpa para deixar de usar máscaras. Basta seguir as orientações abaixo, por mais óbvias que pareçam.

Máscara X Respiração

Como a máscara dificulta a respiração, as pessoas têm uma maior tendência para respirar pela boca, em vez do nariz, fazendo com que a boca fique seca e mais propensa às cáries e problemas gengivais. “A saliva é necessária para manter a boca lubrificada e saudável, além de ter propriedades antifúngicas. O ar acumulado dentro da máscara pode piorar o hálito”, afirma o especialista.

Mas todos esses problemas orais são de fácil resolução, desde que tenha os devidos cuidados, nomeadamente usar uma escova interdental após cada refeição, escovar a língua e manter a máscara limpa. 

Reforce a higiene oral

A higiene oral deve sempre ser uma prioridade, mas ainda mais enquanto estiver a usar uma máscara. “Lave os dentes todas as manhãs, à noite e após as refeições. O uso de uma escova de dentes elétrica hidrossónica pode ajudar a garantir uma higiene mais completa”, explica o Dr. Lewgoy. 

Escova interdental, para que te quero

Escovar os dentes não é suficiente para a higienização efetiva da cavidade oral. Por isso, aposte também no uso de uma escova interdental. “Enquanto o fio dental auxilia na remoção de detritos alimentares e pontos de contato muito apertados, a escova interdental realiza a desorganização da placa bacteriana nas irregularidades e depressões interdentais que o fio dental não consegue higienizar”, revela o cirurgião-dentista, sublinhando que os alimentos presos entre os dentes são uma das principais causas de mau hálito, cáries e doenças gengivais. 

Mantenha a sua máscara limpa

Se respirar constantemente com a máscara posta, é provável que ela junte bactérias de vários fatores, além de partículas de alimentos, respiração, suor e impurezas. “Se usada todos os dias sem a devida higienização, ela pode causar problemas dentais devido à entrada de bactérias nos lábios e na área da boca. Aconselho a utilizar máscaras descartáveis e trocar a máscara com frequência para garantir a higiene adequada e/ou lavar muito as máscaras reutilizáveis”, afirma o especialista.

Beba muita água

Beber água ao longo do dia ajudará a manter a área da boca limpa e removerá quaisquer partículas de alimentos que possam permanecer nos dentes e gengivas. “Deve beber um pouco de água após cada refeição para enxaguar qualquer partícula de alimento e, também, após cada café para que a cafeína não penetre na sua boca e língua, causando mau hálito e manchas”.

Palavras-chave

Relacionados

Activa Brand Studio

Dentes mais brancos e sorriso mais bonito? Esta é a solução!

Um sorriso bonito conquista ao primeiro olhar. Facilita a comunicação. Abre portas na profissão. A sensação de frescura ajuda à boa disposição. Sem termos consciência, ao escovar os dentes estamos a influir positivamente na nossa vida. A Jordan StayFresh dá uma ajuda com a sua gama de produtos especializados em sorrisos saudáveis.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Como manter um sorriso saudável das crianças em época de COVID-19

Embora estejamos em casa com as nossas rotinas alteradas, é importante manter um sorriso saudável.

Comportamento

"Doomscrolling". Pelo bem da sua saúde mental, está na hora de parar

Parece o título de um filme de ação dos anos 1980, mas é um termo bem atual e faz referência a uma consequência da pandemia.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Este óleo promete proteger a pele do rosto do frio

Com a chegada do outono, começamos a ter preocupações diferentes com a nossa pele.

Moda

Não vai acreditar no preço deste casaco

Uma solução cheia de estilo para acrescentar aos seus visuais de outono.

Lifestyle

O novo manifesto da Sport Zone é verdadeiramente inspirador

A marca partilha 5 histórias tocantes, nas quais o desporto é uma fonte de motivação diária.

Beleza e Saúde

Nem imagina o que a canábis pode fazer pela sua pele

Uma nova linha a descobrir.

Moda

Conheça os principais motivos para as mulheres não tirarem partido da imagem

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, identifico as razões pelas quais muitas mulheres não se sentem felizes com a aparência e como ultrapassá-las com a ajuda da moda.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: é possível distinguir uma gripe de Covid-19?

Entenda a explicação, segundo um médico virologista.

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Falafels de espinafres no forno: de comer e chorar por mais

A nutricionista Rita Pereira partilha esta receita, passo a passo, para uma refeição (ou um snack) vegetariano, saboroso e que só faz bem à saúde.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.