A máscara social é imprescindível na luta contra a COVID-19. Porém, ela causa alguns incómodos, começando pela “mask mouth”.

O termo faz referência a problemas orais consequentes do uso deste equipamento de proteção pessoal por longos períodos de tempo, como cáries nos dentes, problemas nas gengivas e mau hálito. Tudo isto enfatiza a “necessidade de uma maior regularidade nos hábitos de higiene oral”, explica o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy à revista brasileira “Glamour”.

Mas calma! Em primeiro lugar, o surgimento destas questões não é uma desculpa para deixar de usar máscaras. Basta seguir as orientações abaixo, por mais óbvias que pareçam.

Máscara X Respiração

Como a máscara dificulta a respiração, as pessoas têm uma maior tendência para respirar pela boca, em vez do nariz, fazendo com que a boca fique seca e mais propensa às cáries e problemas gengivais. “A saliva é necessária para manter a boca lubrificada e saudável, além de ter propriedades antifúngicas. O ar acumulado dentro da máscara pode piorar o hálito”, afirma o especialista.

Mas todos esses problemas orais são de fácil resolução, desde que tenha os devidos cuidados, nomeadamente usar uma escova interdental após cada refeição, escovar a língua e manter a máscara limpa. 

Reforce a higiene oral

A higiene oral deve sempre ser uma prioridade, mas ainda mais enquanto estiver a usar uma máscara. “Lave os dentes todas as manhãs, à noite e após as refeições. O uso de uma escova de dentes elétrica hidrossónica pode ajudar a garantir uma higiene mais completa”, explica o Dr. Lewgoy. 

Escova interdental, para que te quero

Escovar os dentes não é suficiente para a higienização efetiva da cavidade oral. Por isso, aposte também no uso de uma escova interdental. “Enquanto o fio dental auxilia na remoção de detritos alimentares e pontos de contato muito apertados, a escova interdental realiza a desorganização da placa bacteriana nas irregularidades e depressões interdentais que o fio dental não consegue higienizar”, revela o cirurgião-dentista, sublinhando que os alimentos presos entre os dentes são uma das principais causas de mau hálito, cáries e doenças gengivais. 

Mantenha a sua máscara limpa

Se respirar constantemente com a máscara posta, é provável que ela junte bactérias de vários fatores, além de partículas de alimentos, respiração, suor e impurezas. “Se usada todos os dias sem a devida higienização, ela pode causar problemas dentais devido à entrada de bactérias nos lábios e na área da boca. Aconselho a utilizar máscaras descartáveis e trocar a máscara com frequência para garantir a higiene adequada e/ou lavar muito as máscaras reutilizáveis”, afirma o especialista.

Beba muita água

Beber água ao longo do dia ajudará a manter a área da boca limpa e removerá quaisquer partículas de alimentos que possam permanecer nos dentes e gengivas. “Deve beber um pouco de água após cada refeição para enxaguar qualquer partícula de alimento e, também, após cada café para que a cafeína não penetre na sua boca e língua, causando mau hálito e manchas”.

Palavras-chave

Relacionados

Activa Brand Studio

Dentes mais brancos e sorriso mais bonito? Esta é a solução!

Um sorriso bonito conquista ao primeiro olhar. Facilita a comunicação. Abre portas na profissão. A sensação de frescura ajuda à boa disposição. Sem termos consciência, ao escovar os dentes estamos a influir positivamente na nossa vida. A Jordan StayFresh dá uma ajuda com a sua gama de produtos especializados em sorrisos saudáveis.

Diz Quem Sabe

Como manter um sorriso saudável das crianças em época de COVID-19

Embora estejamos em casa com as nossas rotinas alteradas, é importante manter um sorriso saudável.

Comportamento

"Doomscrolling". Pelo bem da sua saúde mental, está na hora de parar

Parece o título de um filme de ação dos anos 1980, mas é um termo bem atual e faz referência a uma consequência da pandemia.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.