Já ter estado infetado com covid-19 não significa necessariamente que se esteja imune à doença. Vários têm sido os estudos feitos, desde o aparecimento do coronavírus, e ainda há muito por descobrir. Agora, a revista Prevention decidiu reunir a opinião de vários especialistas no que toca aos sinais que o nosso corpo nos dá e que podem indicar que já estivemos infetados sem nos apercebermos.

1. Teve uma “má” constipação

Em pesquisas da universidade do Texas, foram usadas amostras relativas ao inverno de 2019, de suspeitas de gripe. Para cada dois casos de gripe, vieram a descobrir, havia um de covid-19. “Demorou mais a chegar às zonas rurais, portanto, se esteve numa quinta no inverno e teve sintomas, provavelmente foi só uma constipação. Se esteve em grandes cidades, pode ter sido covid“, afirma William Schaffner, especialista em doenças infecciosas.

Recorde-se que, por norma, as constipações não causam falta de ar, fortes dores de cabeça, ou sintomas gastrointestinais, como a covid-19. Febre, tosse, dificuldade em respirar, fadiga, dores musculares, dores de cabeça, perda de sabor ou cheiro, garganta seca, nariz congestionado, náusea ou vómitos e diarreia são os mais comuns desta última doença.

2. Chegou a perder o olfato ou paladar

Este tem sido um dos sintomas bastante relatados no que toca à infeção pelo novo coronavírus – embora nem todas as pessoas o registem. Porém, alguns dados têm mostrado que aquelas que sentem esta mudança, por norma, começam a melhorar após cerca de sete dias. Ainda assim, há que recordar que algumas constipações, gripes ou mesmo alergias podem trazer sintomas semelhantes.

3. Queda de cabelo sem explicação

Este é um dos sintomas sob grandes estudos, já que várias pessoas que recuperaram da doença têm relatado um grande aumento da queda de cabelo. Ainda assim, é pouco provável que este seja um indicativo de que já esteve infetado, se não vier associado a outros, como tosse ou febre. O simples aumento do stress, devido à pandemia, pode fazer-nos perder mais cabelo.

Entenda melhor a relação entre a COVID-19 e a queda de cabelo.

4. Falta de ar

Uma pesquisa publicada no jornal JAMA descobriu que pessoas que já estiveram infetadas podem ter sintomas duradouros – mesmo após a cura -, incluindo dificuldades respiratórias. Suspeita-se que tal se deva a uma inflamação prolongada nos pulmões. “Se sente isto, provavelmente a doença que teve antes era covid-19“, afirma Schaffner, aconselhando a que se procure ajuda médica.

5. Tosse persistente

O mesmo estudo, publicado no JAMA, mostrou que várias pessoas relatam, além da falta de ar, uma tosse seca que não passa. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças revelam que cerca de 43% das pessoas que já estiveram infetadas ainda tinham tosse entre 14 a 21 dias após ter recebido o teste positivo.

6. Cansaço extremo

Nos dados publicados no JAMA, é ainda referida a fadiga. 53% dos pacientes diziam sofrer de cansaço extremo até cerca de 60 dias após os primeiros sintomas da doença. Mais uma vez, e tal como outros sintomas, importa recordar que este não é exclusivo da infeção pelo novo coronavírus, pelo que deve sempre procurar aconselhamento médico.

7. Tem tido sintomas incomuns que parecem não passar

Sendo que este é ainda um vírus recente, ainda há muito por descobrir. Porém, algo que se tem notado é que há certos sintomas que parecem durar mesmo após a cura. Por exemplo, um pequeno estudo com apenas 100 pessoas que ficaram curadas da dooença, descobriu que 78% registavam algum tipo de anomalia cardíaca, independentemente de doennças prévias.

Em resumo, se tem tido alguns sintomas persistentes – quer acredite que estejam relacionados com a infeção por covid-19 ou não -, importa procurar a ajuda de um médico.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Moda

"The female gaze". Chegou a primeira linha de roupa interior da Zara

A marca estendeu a oferta à lingerie e a coleção que marca a estreia está recheada de peças confortáveis e etéreas.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Inspirações

Ana Rocha de Sousa: conheça a mulher por detrás da câmara

"Listen" é o nome do filme que marca a estreia multi-premiada de Ana Rocha de Sousa como realizadora.

Moda

Os visuais da influencer Carolina Nashtai que queremos recriar nos dias de outono

A jovem madeirense tem um estilo impecável e, por isso, soma 108 mil seguidores no Instagram.

Comportamento

A razão científica surpreendente por trás da atração física

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Vídeos

Conheça o segredo (descomplicado) da felicidade de Sofia Ribeiro

No #VozActiva de novembro, a nossa protagonista de capa partilha aquilo a que dá mais valor e que a deixa com um sorriso no rosto.

Lifestyle

Meditei durante 5 dias - eis como correu

Uma experiência que promete vários benefícios, mas que também exige bastante foco e concentração. Será que é um hábito a manter?

Beleza e Saúde

15 famosas revelam os truques de beleza que aprenderam com as suas mães

De Kendall Jenner a Jessica Alba, descubra os segredos surpreendentemente simples destas estrelas.

Moda

Neste outono, o estilo constrói-se com camadas

A Parfois não deixa dúvidas: para além de ser uma arte, sabermos vestir-nos em camadas é uma forma importante de expressão individual nos meses mais frios.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé mostra o interior da mansão milionária da cantora

Num momento raro, o público teve um vislumbre de como é a casa da estrela norte-americana e do marido, o rapper Jay-Z.

Lifestyle

OHAI: o 'ai Jesus' da Nazaré

Uma escapadinha de fim de semana em família e junto da Natureza era tudo o que precisávamos e não sabíamos.