Todos já cometemos este “crime”. Seja por pressa ou, simplesmente, por praticidade, lavar a cara no duche é um hábito de muitas pessoas. Porém, de acordo com vários dermatologistas, não é o mais saudável para a nossa pele.

Enquanto que remove suor de um treino, lavar o rosto no duche também introduz outras bactérias da casa de banho e remove grande parte das ‘coisas boas’“, começa por explicar, à Women’s Health, a dermatologista Justine Hextall.

4 motivos pelos quais não devemos lavar a cara no banho

1. A água está demasiado quente

Quanto mais quente estiver a água do duche, mais seca ficará a sua pele. “Se está a aquecer óleos da pele, então é provável que esteja a emulsionar, dissolver e, literalmente, removê-los com a água. Estes óleos têm um papel importante em proteger a cara contra agressões externas através da barreira da pele”, afirma a dermatologista.

2. Ficamos no chuveiro demasiado tempo

De acordo com a especialista: “quanto mais tempo ficarmos debaixo de água, mais seca irá ficar a nossa pele. Fatores hidratantes naturais como ceramidas, ácidos gordos e óleos ajudam a manter os níveis de hidratação da pele. O problema é que são solúveis com a água – portanto, se deixarmos a cara debaixo de água por 10 minutos, é possível que os eliminemos“.

3. Restos de champô

A espuma do champô chega, muitas vezes, à linha do cabelo – e este pode ser um problema se sofrermos de irritação por contacto (algo bastante comum), impulsionado por um conservante chamado metilisotiazolinona (MI), que foi introduzido, sobretudo, após a eliminação de parabenos de muitos produtos.

Enquanto que este ingrediente não está presente na maioria das produtos que colocamos na pele, ainda pode ser encontrado em produtos como champôs, que, quando salpicam para os olhos, podem levar a irritações tipo eczema, vermelhidão e descamação“, explica Hextall.

4. Restos de gel de banho nas mãos

Gel de banho, sabão ou outros produtos para lavar o corpo não são “amigos” do rosto. “Eles eliminam os óleos do rosto, elevam o PH e causam pele seca”, acrescenta a dermatologista. Devemos esperar até sair do banho (sim, após o banho é a melhor altura) e, depois, lavar a cara com algo ligeiramente oleoso, ácido ou cremoso.

Há forma de lavar o rosto no duche?

Em primeiro lugar, a temperatura da água. Hextall garante que esta não precisa de estar gelada: “demasiado frio pode ter o mesmo efeito, porque dilata os vasos da pele do rosto, causando vermelhidão”. Portanto, água tépida é a solução e, igualmente importante, não apontar o chuveiro diretamente para a cara, para evitar irritação.

A dermatologista deixa outra dica: não manter o produto com que lavamos a cara no chuveiro, para evitar a tentação, bem como manter a qualidade do mesmo. “Qualquer produto com ingredientes ativos irá degradar-se sob luzes fortes e as condiçõees quentes do chuveiro“, finaliza.

Palavras-chave

Mais no portal

Sem categoria

Saiba o que Carolina Patrocínio lê durante o confinamento

Uma sugestão para ajudar a passar o tempo.

Lifestyle

Afinal, quais são os segredos dos melhores profissionais?

Persistência é uma das características realçada pelas autoras de um livro que indica caminhos para o sucesso.

Moda

Estes 4 tipos de sapatos combinam na perfeição com "baggy jeans"

As calças de ganga oversized estão de volta - e vieram para ficar.

Beleza e Saúde

11 truques que irão revolucionar a forma como pinta as unhas em casa

Como e que nunca pensámos nisto antes?

Comportamento

Eis um truque genial para que o seu parceiro comece a ouvi-la com mais atenção

Não há como não adorar a internet.

Celebridades

8 coisas que Meghan faz para sair sempre bem nas fotografias

Conheça alguns dos seus truques.

Celebridades

Ben Affleck e Ana de Armas terminam relação por telefone

Os dois atores iniciaram a relação após se conhecerem na filmagem do filme 'Deep Water'.

Celebridades

Michele Obama assinala aniversário com uma foto que está nos antípodas desta

A antiga primeira-dama quis agradecer os votos que recebeu por ocasião do seu 57º aniversário.

Moda

4 cores específicas que são tendência nas cadeias de "fast fashion"

Foi isto que encontrámos nos sites da H&M, Zara e Mango.

Beleza e Saúde

Cabelo. Das cores aos cortes, estas são as tendências que importam para a primavera

Aqui estão as principais tendências que vamos ver em todo o lado nas estações quentes de 2021.

Lifestyle

Artistas portugueses juntos em campanha de apelo ao voto

Uma iniciativa da Solve Agency, que conta com a participação de Dino D'Santiago, Blaya e Daniela Melchior, entre outros.