Corria o ano de 2000, quando Maureen Kelly decidiu provar que a maquilhagem pode ser amiga dos animais, boa para o ambiente e fácil de usar por todas as mulheres. Nesse momento, no seu apartamento em Nova Iorque, nascia a Tarte Cosmetics. Maurren criou então uma linha de produtos que não eram testados em animais e que se destinam a ser usados por mulheres reais – com resultados reais.

Maureen Kelly é ainda hoje a CEO da Tarte, que chega a Portugal através da Sephora. O pretexto não podia ser melhor para uma entrevista com a norte-americana que revolucionou o mundo da maquilhagem.

.1. A Tarte Cosmetics nasceu em 1999, já 100% vegana, sem realizar testes em aninais e usando apenas ingredientes naturais. Foi uma verdadeira revolução no mercado de cosméticos … Como foi o início dessa aventura?
Sempre sonhei em abrir o meu próprio negócio, sou uma empreendedora de coração! Mas a vida parecia atrapalhar, nunca era a altura certa … e honestamente, estava com medo! Finalmente, quando estava a trabalhar no meu doutoramento em Psicologia, percebi que queria mais e comecei a pensar sobre o que realmente desejava na vida. Sempre adorei maquilhagem e sabia que queria fazer algo na indústria da beleza. Como consumidora, fiquei frustrada com a forma como a maquilhagem estava a ser formulada e como era complicado recriar os looks que via nas lojas. isto foi o que me levou a lançar a Tarte, uma linha de produtos multitarefa que, sem esforço, dão resultados reais.

2. A Tarte Cosmetics nasceu da necessidade de Maureen encontrar maquilhagem natural, mas ao mesmo tempo glamorosa para uma mulher de verdade. Esse ainda é o DNA da marca?
Absolutamente! Na Tarte, fomos os pioneiros neste conceito de ingredientes naturals de alto desempenho [high-performance naturals™] . Cada um de nossos produtos é formulado com uma mistura de ingredientes de origem natural e projetados para funcionar. Quer se trate de argila amazónica, que equilibra a pele e ajuda a maquilhagem a durar o dia todo, ou do nosso óleo de maracujá super nutritivo e não gorduroso, pode ter a certeza de que não importa o que lhe aconteça, a sua maquilhagem e cuidados com a pele ficarão ótimos. Também somos completamente cruelty free e cerca de 85% da linha também é vegan!

3. O crescimento da marca foi astronómico. O que acha que conquistou as mulheres americanas?
A Tarte é uma marca com a qual podem contar. Sabem que estamos a usar os melhores ingredientes que a Mãe Natureza tem a oferecer e não estamos a usar os maus, como parabenos, ftalatos, glúten e outros. Também sabem que não precisam de abrir mão da rotina de beleza, que a nossa maquilhagem vai ficar linda e durar o dia todo.

4. A pandemia está a mudar as preocupações das mulheres com a maquilhagem?
Vimos algumas tendências que se destacaram desde o início da pandemia. Os ingredientes têm sido muito importantes, com as pessoas a terem de usar máscaras com tanta frequência, por isso estão à procura de produtos de  que sejam à ‘prova de transferência’, que durem o dia todo e tenham benefícios para a pele, para que não a estraguem. Os olhos também têm sido um grande foco, mas com as pessoas a ficar mais em casa, há uma menor procura de extensões e cílios postiços e mais pessoas a procurar máscaras de pestanas que lhes dêem um efeito semelhante. 

5. Quais são os mais vendidos da marca? Eles são diferentes nos Estados Unidos e na Europa?
O shape tape conceale é definitivamente o nosso produto mais vendido em todo o mundo. Somos a marca  nº 1 da América, mas diria que a Europa também adora o produto! E entendo o porquê, o shape tape conceale faz tudo! Esconde vermelhidão e hiperpigmentação, cobre sinais de acne e olheiras, mascara tatuagens, prepara as pálpebras como sombra e suaviza a aparência de linhas finas. Também tem ingredientes de origem natural, como semente de manga e manteiga de karité para nutrir e extrato de raiz de alcaçuz para iluminar a pele. 

A nossa base face tape™ foundation ™ é outro produto muito popular. Só a lançámos nos EUA no ano passado e já é um dos nossos produtos mais premiados! Esta é a versão básica do Shape Tape Conceale, é fabricado exatamente da mesma maneira, para que obtenha o mesmo acabamento fosco natural. Já é uma das nossas bases mais premiadas e só foi lançada no ano passado – literalmente, cada pessoa, no estudo do consumidor que fizemos, afirmou que minimizou o aparecimento de poros e cobriu manchas escuras, vermelhidão e imperfeições.

Outro produto muito popular é o nosso Amazonian clay 12-hour blush, de argila amazónica. O primeiro produto quando surgimos há 20 anos foi um blush e sempre foi muito importante para a marca – nós somos a autoridade do blush! O que é ótimo sobre esse blush é que é super pigmentado, não vai desaparecer de suas bochechas enquanto o usa ao longo do dia. Isso graças à argila amazônica, que gosto de chamar de ingrediente secreto da Natureza.

6. Diria que Tarte é uma marca que atinge todas as idades e estilos?
E isso! Eu diria que Tarte é para todos – não há idade ou limitação para ser uma ‘tartelete’ (como chamamos aos nossos fãs!). as nossas ‘tartelettes’ são criadoras de tendências de beleza porque são destemidas, confiantes, divertidas e não têm medo de ser únicas. 

7.Como descreveria a marca para as mulheres portuguesas numa frase?
Todos os produtos de Tarte são formulados com uma mistura de ingredientes naturais e outros ingredientes projetados para funcionar (e sem parabenos, ftalatos e triclosan) para lhe dar uma beleza livre de crueldade e cuidados com a pele que realmente funcionam.

8. O que vamos encontrar nas lojas Sephora? Todos os produtos?
Estamos a lançar uma grande coleção de produtos Tarte favoritos – incluindo o nosso shape tape conceale e o resto de nossa família shape tape ™! Existem alguns produtos que estão disponíveis no site que não serão lançados nas lojas, mas na maioria vão receber todos os nossos maiores sucessos.

9. Quanto tempo dedica diariamente à sua maquilhagem?

Depende do dia, mas provavelmente não é tanto quanto pensa! Como mãe de dois meninos, não tenho muito tempo para gastar com a minha maquilhagem pela manhã – estou sempre a procurar produtos que sejam fáceis de usar, rápidos e multitarefa! Normalmente, a minha aparência diária consistirá num hidratante ou base colorida, sombra e algumas camadas de rímel.

10. Pode-nos dizer quais são os três produtos essenciais do seu kit de maquiagem?
O nosso maracuja vegan oil é algo que uso todos os dias – é cheio de ácidos graxos hidratantes e vitamina C, e apenas algumas gotas transformam a minha pele sem nunca parecer oleosa. Uso no rosto, mãos, lábios, cutículas – em qualquer zona que sinta seca. Até uso no meu cabelo para domar os cabelos rebeldes! Também adoro os nossos rímeis, eles são os melhores. O lights, camera, lashes™ 4-in-1 mascara tem sido a minha escolha há anos, alonga, ondula, volumiza e condiciona. Uso todas as manhãs e tenho sempre um comigo!
Outro produto que procuro quase todos os dias é nossa paleta tartelette ™ in bloom. Possui 12 tons super usáveis ​​que podemos misturar e combinar para criar vários looks diferentes.

11. O seu trabalho no campo da filantropia é notável. Que áreas destaca particularmente?
Desde o primeiro dia, retribuir tem sido uma parte importante do DNA de Tarte. Quando a marca descolou, queria levar o nosso sucesso e pagar por ele, então em 2017 criamos a heart to tarte, uma organização sem fins lucrativos, para nos ajudar a apoiar causas e organizações que são importantes para nós como anti-cyberbullying, preservação ambiental e animal, assistência em desastres, iniciativas de saúde da mulher e igualdade.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Moda

"The female gaze". Chegou a primeira linha de roupa interior da Zara

A marca estendeu a oferta à lingerie e a coleção que marca a estreia está recheada de peças confortáveis e etéreas.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Inspirações

Ana Rocha de Sousa: conheça a mulher por detrás da câmara

"Listen" é o nome do filme que marca a estreia multi-premiada de Ana Rocha de Sousa como realizadora.

Moda

Os visuais da influencer Carolina Nashtai que queremos recriar nos dias de outono

A jovem madeirense tem um estilo impecável e, por isso, soma 108 mil seguidores no Instagram.

Comportamento

A razão científica surpreendente por trás da atração física

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Vídeos

Conheça o segredo (descomplicado) da felicidade de Sofia Ribeiro

No #VozActiva de novembro, a nossa protagonista de capa partilha aquilo a que dá mais valor e que a deixa com um sorriso no rosto.

Lifestyle

Meditei durante 5 dias - eis como correu

Uma experiência que promete vários benefícios, mas que também exige bastante foco e concentração. Será que é um hábito a manter?

Beleza e Saúde

15 famosas revelam os truques de beleza que aprenderam com as suas mães

De Kendall Jenner a Jessica Alba, descubra os segredos surpreendentemente simples destas estrelas.

Moda

Neste outono, o estilo constrói-se com camadas

A Parfois não deixa dúvidas: para além de ser uma arte, sabermos vestir-nos em camadas é uma forma importante de expressão individual nos meses mais frios.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé mostra o interior da mansão milionária da cantora

Num momento raro, o público teve um vislumbre de como é a casa da estrela norte-americana e do marido, o rapper Jay-Z.

Lifestyle

OHAI: o 'ai Jesus' da Nazaré

Uma escapadinha de fim de semana em família e junto da Natureza era tudo o que precisávamos e não sabíamos.