Sol, frio, tempo seco, poluição, produtos químicos, má alimentação, insónias, radicais livres… tudo isto prejudica a saúde da nossa pele. Por isso mesmo, é importante criar um plano de ataque que combata estes fatores externos que levam ao envelhecimento precoce.

Para além de visitar um dermatologista, existem alguns cuidados que podem ajudar a diminuir os estragos, desde que sejam feitos na altura certa. E é isso que vos proponho na rubrica Beauty Spot desta semana: mostrar como reparti-los numa rotina de skincare diária, mensal e semanal.

Vamos a isso? 

Cuidados Diários

De manhã e à noite, é primordial lavar bem o rosto com produto de específico de limpeza, para remover a oleosidade, impurezas e poluição que se acumulam na epiderme. É igualmente importante dar seguimento com a aplicação de um tónico, que remove as impurezas que possam ter escapado ao passo anterior, ajuda a equilibrar o pH da pele e a prepará-la para o que resta da rotina.

Os séruns e óleos também são bons aliados e dão um “boost” extra ao hidratante, sendo que normalmente contêm ácidos, vitaminas e peptídeos que ajudam com determinadas particularidades da pele como, por exemplo, manchas e rugas. Se necessário, segue-se a aplicação do creme de contorno de olhos.

As pessoas com a pele mista ou oleosa devem procurar hidratantes em gel, com texturas mais leves, uma base mais aquosa e propriedades matificantes, para controlar os brilhos. Pelo contrário, quem tem a pele seca pode apostar em cremes mais densos, que “prendem” a hidratação durante o dia todo.

Faça sol ou faça chuva, quer seja no verão ou no inverno, o protetor solar é essencial e indispensável ao longo de todo o ano. Sempre! Afinal de contas, precisamos dele para nos protegermos das radiações UVA e UVB, e, consequentemente, para prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Cuidados Semanais

A esfoliação caseira permite eliminar o excesso de células mortas que se deposita à superfície da epiderme, tornando-a mais baça, espessa e rugosa. Esta acumulação dificulta a penetração de ingredientes ativos através da pele. 

O seu tipo de pele dita quantas vezes deve esfoliar a pele. Se tem pele oleosa, pode fazer o tratamento entre duas a três vezes por semana. Se tiver pele seca ou sensível, uma vez por semana será o suficiente. O importante é não exagerar, já que isso pode remover células saudáveis, expondo a pele a bactérias.

Outro tratamento a ser feito semanalmente é a máscara facial, que penetra a pele em maior profundidade e, por isso, promove uma maior hidratação. É claro que isto pode variar de caso para caso, portanto veja as instruções do fabricante na embalagem, de modo a garantir que tem os melhores resultados possíveis. 

Cuidados Mensais

É importante fazer uma limpeza de pele em profundidade todos os meses, com a ajuda de um profissional, que usará as tecnologias e técnicas mais adequadas para extrair comedões (cravos), clarear manchas, reduzir rugas, eliminar cicatrizes, entre outros tratamentos.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Saiba como acabar com o brilho da pele oleosa de uma vez por todas

Na rubrica Beauty Spot desta semana, explico como a sua pele pode passar de oleosa a brilhosa, num bom sentido, em apenas quatro passos.

Beleza e Saúde

8 truques valiosos para maquilhar peles negras

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho algumas dicas para valorizar tons de pele mais escuros.

Beleza e Saúde

Jamsu: a técnica coreana de mergulhar o rosto maquilhado em água gelada

Na rubrica Beauty Spot desta semana, falamos sobre uma febre do mundo da beleza que já circula há três anos - e não dá sinais de abrandamento.

Mais no portal

Moda

Perdemos a cabeça com estes descontos da Mango

E selecionámos os nossos favoritos.

Beleza e Saúde

Aproveite a Black Friday para dar uma nova vida à sua pele

Mime-se com estas sugestões.

Comportamento

Está na hora de "Dizer Não"

Conheça a campanha que assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Celebridades

Christina Perri perde a filha no terceiro trimestre da gravidez

Após anunciar que poderia ter de antecipar o parto.

Lifestyle

A astrologia parece ter uma explicação para os assassinos em série

E tem tudo a ver com um planeta.

Beleza e Saúde

Escócia torna-se o primeiro país do mundo a tornar produtos menstruais gratuitos

A medida foi aprovada sem votos contra ou abstenção.

Lifestyle

Nunca é tarde para organizar a vida financeira. Saiba por onde começar

Elas vão fazer toda a diferença! Conheça-as no novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Celebridades

Kate Hudson revela aquilo que não tolera que os filhos façam

A atriz garantiu ser uma mãe rígida.

Lifestyle

Livro da semana: "A Odisseia de Baldassare" mostra como caminho pode ser mais importante que o destino

Um livro de Amin Maalouf, publicado pela Marcador.

Lifestyle

Campanha Black Friday para assinar a ACTIVA com os melhores descontos

Histórias de mulheres inspiradoras, sugestões de moda e acessórios, ideias de presentes de Natal, dicas de beleza... A Activa é isto e muito mais. E agora pode assiná-la poupando até 65%.

Beleza e Saúde

É possível estar grávida e menstruada em simultâneo?

Entenda melhor a questão que gera grande controvérsia.