Está na dúvida se deve ou não tomar a vacina da gripe? E será que esta nos defende contra o coronavírus? De acordo com a americana CDC, este ano é “mais importante que nunca” ser vacinado – mesmo que a vacina contra a gripe não mostre ter efeito protetor contra a covid-19.

Vejamos os factos: as vacinas contra a gripe fazem com que se desenvolvam anticorpos no nosso organismo cerca de duas semanas após a toma. Ora, mesmo que não sejam 100% eficazes, isto é, mesmo que apanhemos gripe, a vacina minimiza as possíveis consequências da mesma.

Quanto à covid-19, o professor de doenças infecciosas David Cennimo afirma, em conversa com a Shape: “a vacina da gripe apenas nos protege contra o vírus influenza e os tipos de vírus da gripe incluídos na vacina daquele ano. O coronavírus SARS-CoV-2 é demasiado diferente do vírus influenza para beneficiar de alguma proteção da vacina“.

E Richard Watkins, médico de doenças infecciosas, acrescenta: “os anticorpos que o sistema imunitário desenvolve após receber a vacina contra a gripe não reconhecem o SARS-CoV-2“.

Então, devemos ou não tomar a vacina da gripe?

Importa esclarecer que é possível estar com gripe e covid-19 em simultâneo. Tendo isto em mente, destaca-se o primeiro grande benefício da vacina da gripe: caso surjam sintomas – e tendo em conta que ambas se manifestam de forma semelhante -, as hipóteses de se tratar de covid-19 serão maiores, facilitando o diagnóstico e tratamento.

Além disso, ao reduzir as hipóteses de vir a ficar infetado com a gripe, está também a reduzir as possibilidades de sofrer graves consequências derivadas da infeção pelos dois vírus em simultâneo. “A gripe pode deixar-nos mais suscetíveis a ficar infetados com covid-19“, acrescenta ainda Cennimo.

Por fim, ao optar por tomar a vacina contra a gripe, está também a prevenir a saturação de hospitais com casos que podem facilmente ser confundidos com covid-19, mas que não o são. Dito isto, esta deve ser sempre uma decisão tomada após discussão com o seu médico.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.