@aimeesong

Está a fazer tudo certinho: a sua dieta é ‘limpa’, não tem ingerido bebidas alcoólicas e segue uma rotina de cuidados de pele completa à risca. Ainda assim, as borbulhas teimam em surgir. E nem sequer está com o período… mas pode estar stressada. 

Um estudo de 2014 mostra que quando estamos stressados, as principais hormonas do stress, como o cortisol, são libertadas em grandes quantidades e, como resultado, o corpo tenta adaptar-se. No entanto, não é uma luta justa e a presença dessas hormonas produzidas em excesso pode desencadear ou exacerbar a inflamação.

O mesmo trabalho científico confirma que a pele é tanto um “recetor imediato do stress” quanto um “alvo de respostas ao stress“. Normalmente, os níveis de cortisol respondem ao nosso ritmo circadiano, com um pico pela manhã para nos dar energia para o resto do dia e caindo drasticamente ao anoitecer. O stress ativa as nossas glândulas suprarrenais para segregarem mais cortisol, interrompendo este ciclo, o que pode comprometer muito o nosso sistema imunológico.

A saúde da pele depende muito da saúde da nossa resposta imunológica – as borbulhas são um sinal de que o equilíbrio hormonal está comprometido. Mas há coisas que pode fazer para restaurar a paz. Conheça-as, abaixo.

Faça exercício, mas não demasiado

Exercite-se de manhã, quando o ritmo natural de cortisol deve ser mais alto, mas não se esforce demasiado. Os treinos intensos podem causar a superprodução das glândulas suprarrenais, portanto se a ansiedade já alavancou o processo, não vai querer exacerbá-lo. Certifique-se de que faz alongamentos no final, que é uma maneira relaxante de dizer ao corpo que está tudo bem.

Experimente trabalhar a respiração

Sim, fazer exercícios de respiração para dizer adeus à acne. Um bom exercício básico é a respiração 4-7-8, na qual inala durante quatro segundos, sustém a respiração durante sete, e exala completamente em oito contagens, repetindo quantas vezes for necessário. Um estudo de 2010 concluiu que este tipo de práticas tem um efeito imediato em reduzir a frequência cardíaca e em controlar a resposta do corpo ao stress.

Coma pelo sistema imunitário

Os alimentos ricos em antioxidantes, como os frutos vermelhos escuros e o cacau, procuram os radicais livres produzidos pelo stress. Já opções como o gengibre e o alho fortalecem a resposta natural do sistema imunitário, o que tem um efeito direto na saúde da pele. Ervas como, por exemplo, o ginseng indiano ajudam a controlar o stress e no relaxamento para uma noite de sono descansada.

Experimente fazer tratamentos específicos

Uma vez que as extremidades inferiores do rosto tendem a denunciar mais a acne causada pelo stress, não precisa de se focar em toda a face. Aplique uma máscara de argila nas áreas onde o stress se manifestar, aposte mais na esfoliação e aplique um produto de tratamento específico quando necessário.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Milhões de pessoas estão a aprender a lidar com o acne através deste movimento

Que tem sido divulgado, sobretudo, através das redes sociais.

Beauty Spot

O manual de beleza para peles acneicas e oleosas

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho a rotina de beleza ideal para combater o aparecimento de oleosidade, borbulhas e pontos negros no rosto.

Beleza e Saúde

Estes snacks são os aliados de Meghan para manter a pele resplandecente

Tem tanto de simples quanto de saudável e, muito provavelmente , á tem todos os ingredientes na sua despensa.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.