@thenue_co

A OMS chama à atenção para a necessidade urgente de utilizar de forma adequada os antibióticos e alerta para os riscos da sua utilização excessiva e incorreta, especialmente durante a pandemia de COVID-19, com perigo para o aumento de bactérias multirresistentes “superbactérias” difíceis de tratar e que podem levar à morte.

A importância da utilização adequada dos antibióticos

Os antibióticos são medicamentos usados no tratamento de infeções bacterianas. Têm a capacidade de impedir a multiplicação das bactérias, ou de as eliminar, e é desta forma que tratam as infeções. No entanto, e ao contrário do que muitos pensam, são ineficazes no tratamento de infeções causadas por vírus, fungos ou parasitas. O uso excessivo e inadequado dos antibióticos pode levar ao aumento das resistências bacterianas e à ineficácia destes medicamentos. Quando os antibióticos não são utilizados corretamente, algumas bactérias podem ser eliminadas, mas as mais resistentes que sofrem mutações, sobrevivem e multiplicam-se. Além de serem mais difíceis de combater podem alterar as bactérias que nos colonizam. As bactérias podem modificar-se quando tomamos antibióticos para tratar infeções ou quando consumimos alimentos que contêm antibióticos. O aumento do consumo de antibióticos, durante a pandemia de COVID-19, e a sua utilização nem sempre adequada poderá agravar a resistência aos antibióticos podendo levar a um aumento de infeções, infeções bacterianas com “superbactérias” que podem ser fatais.

Efeitos dos antibióticos na Microbiota Intestinal

Os antibióticos são uma arma poderosa no combate às infeções bacterianas, mas não são isentos de reações adversas. Além de potenciarem o desenvolvimento de bactérias multirresistentes alteram a nossa microbiota, principalmente a intestinal. A microbiota intestinal, é um conjunto de microrganismos, na sua maioria bactérias, que colonizam o intestino, desde o nascimento e que tem um papel importante na manutenção da nossa saúde e bem-estar. O uso prolongado e indiscriminado de antibióticos pode alterar a diversidade de microrganismos da microbiota intestinal, reduzindo o número das bactérias benéficas e originando um desequilíbrio com aumento das bactérias nocivas para o intestino, a chamada disbiose. A disbiose é uma situação desfavorável que origina distúrbios gastrointestinais e que sido associada a vários problemas de saúde.

Atualmente, os laboratórios dispõem de testes que permitem conhecer a microbiota intestinal de cada indivíduo e identificar possíveis desequilíbrios. O Estudo Funcional da Microbiota Intestinal da SYNLAB é um teste realizado numa amostra de fezes, que permite verificar o estado da microbiota intestinal e identificar uma possível disbiose, permitindo um diagnóstico preciso e uma abordagem terapêutica adequada e personalizada.

Regras para uma boa utilização dos antibióticos

Existem algumas regras que devem ser respeitadas para que os antibióticos continuem a ser eficazes: só devem ser tomados se prescritos pelo médico, nunca por automedicação. Só o médico deve escolher o antibiótico, consoante a situação clínica e a gravidade da infeção. As indicações relativas à dose, duração do tratamento e horários das tomas devem ser rigorosamente respeitadas. Nunca se devem tomar antibióticos que sobraram de outro tratamento, mesmo que se pretenda tratar a mesma doença. Os antibióticos são prescritos para o tratamento de doenças causadas por bactérias e não para as causadas por vírus, como a gripe, fungos ou parasitas.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Proteja-se da COVID-19. Proteja-se da pneumonia

Um artigo de opinião de Paulo Paixão, médico virologista da SYNLAB Portugal e presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia, a propósito do Dia Mundial da Pneumonia.

Beleza e Saúde

A importância da amamentação para o bebé prematuro

O Dia da Prematuridade assinala-se a 17 de novembro.

Comportamento

Pandemia com impacto no stress, solidão e irritabilidade dos portugueses

Conheça os resultados preliminares de um estudo coordenado em Portugal pelos investigadores Pedro Morgado e Sofia Brissos.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

#SairParaVotar. Fotógrafa portuguesa lança campanha online de apelo ao voto

"É um projeto fotográfico e a decisão do futuro", escreveu Inês Costa Monteiro nas redes sociais.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é skinimalism?

Esta será uma das grandes tendências de cuidados de pele para 2021.

Moda

Estas bailarinas provam que o calçado vegan está na moda

Estes três novos modelos, que fazem parte da coleção vegan de uma marca nacional, são criados à mão por mestres sapateiros portugueses e feitos a partir de faux leather.

Lifestyle

Home staging: como (bem) decorar uma casa para vender ou arrendar

Com a ajuda do Habitissimo, explicamos como pode preparar um imóvel em apenas cinco passos.

Faits Divers

O simbolismo da onda roxa que vimos na tomada de posse de Joe Biden

A cor que marcou a cerimónia no Capitólio serviu para transmitir várias mensagens importantes.

Moda

Lily Collins mostra como usar um cardigã com muito estilo

A protagonista de "Emily in Paris" foi fotografada a usar uma peça acessível de uma marca que conhecemos bem.

Moda

Conheça três tendências que já chamam pela primavera

Diz Quem Sabe

Barriga inchada depois das festas? O motivo pode não ser assim tão óbvio

Um artigo de opinião assinado por Rita Verdasca, nutricionista nos Laboratórios SYNLAB.

Finanças de A a Z

Tudo o que deve saber antes de contrair um crédito pessoal

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Beleza e Saúde

Eis um grande aliado da libido e fertilidade

É natural, acessível e rico em nutrientes essenciais ao nosso bem-estar.