@lateciat

Com o uso obrigatório da máscara, a pele do nosso rosto pode ficar mais sensível e até sofrer algumas alterações desagradáveis – este fenómeno é conhecido como “Maskne”, a junção das palavras “mask” (máscara, em inglês) e “acne”.

A utilização da máscara tornou-se essencial no nosso dia-a-dia, mas acarreta também alguns problemas: devido à falta de oxigenação e da fricção constante contra a pele, pode gerar algum desconforto e potenciar o aparecimento de borbulhas e pontos negros. A presença constante do equipamento de proteção acaba por aumentar o risco de infeção devido a bactérias, fazendo com que os poros fiquem entupidos e, consequentemente, apareçam mais borbulhas.

É também sabido que o Maskne afeta mais um tipo de peles que outras; por exemplo, é mais comum em peles que sofrem de rosácea ou são mais oleosas, pois estas precisam de respirar mais do que uma pele seca e vão acusar mais a falta de oxigenação. Nada disto é positivo, mas não podemos simplesmente deixar de usar a máscara, que é agora mais importante do que nunca. Assim, temos de encontrar soluções que nos permitam evitar ou combater desde logo estes problemas.

A Mifarma, empresa líder na venda online de produtos de farmácia e parafarmácia, partilha cuidados para prevenir a acne causada pelo uso de máscaras e, também, como pode combatê-la.

Como evitar o Maskne?

Segundo os especialistas da Mifarma, pode ser tão simples quanto passar a utilizar máscaras FFP2 ou máscaras de utilização única – muitas pessoas não lavam as máscaras reutilizáveis com a frequência desejada, o que se torna contraproducente e acaba por favorecer o Maskne.

Se esse não for o seu caso, deve adotar uma rotina facial adequada, capaz de combater e controlar a condição eficazmente, como esta:

  • Limpar a pele de manhã e à noite com produtos específicos que ajudam a reduzir a proliferação de bactérias e que não sejam agressivos para a pele. Um bom exemplo é o gel de limpeza purificante da Skinfy, que contém árvore-do-chá, ácido salicílico e complexo de microalgas para limpar profundamente a pele e remover o excesso de oleosidade;
  • Utilizar um sérum para melhorar a aparência da pele. Em função do grau de acne que tenha, será ideal utilizá-lo de manhã e à noite, ou simplesmente à noite. A pele deverá estar sempre limpa e seca. A plataforma propõe o sérum corretor da Skinfy, que combina alfa hidroxiácidos com ácido hialurónico para corrigir e controlar o aparecimento de imperfeições como espinhas, poros dilatados, pontos negros e manchas;
  • Depois do sérum, utilizar um creme hidratante leve, para completar a rotina com um efeito oxigenante sobre a pele. A gama Lierac hydragenist é perfeita para este efeito e serve todos os tipos de pele: o creme atua eficazmente nas peles secas e muito secas, enquanto o gel-creme é o perfeito hidratante matificante para peles normais a mistas.

Finalmente, os especialistas da Mifarma recomendam que utilize maquilhagem não-comedogénica e deixe a sua pele respirar livre de produtos, sempre que possível.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Slugging. Mais uma tendência de beleza que a K-Beauty nos emprestou

Se tem a pele seca e não consegue hidratá-la por nada, esta técnica coreana é capaz de ajudar.

Beleza e Saúde

O que deve mudar na maquilhagem para o frio? O bê-á-bá em cinco passos

Para além das roupas, a maquilhagem também deve mudar quando chega o frio.

Beleza e Saúde

Afinal, qual é a diferença entre linhas de expressão e rugas?

Com o passar do tempo, é inevitável que comecem a aparecer os primeiros sinais do envelhecimento.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.