@endlesslyloveclub

Um novo ano é sempre uma oportunidade para mudar e adquirir novos hábitos. Por isso, os especialistas da Mifarma, empresa líder na venda online de produtos de farmácia e parafarmácia, reuniram uma série de conselhos que vão ajudar a controlar os excessos cometidos durante a quadra festiva, para começar 2021 com o pé direito.

Coma devagar

Segundo alguns estudos, o cérebro demora cerca de 20 minutos a processar a sensação de saciedade. Por isso, dedicar tempo a mastigar – para além de nos ajudar a saborear a comida – pode contribuir para que necessitemos de comer menos quantidade.

Os complementos naturais, como os comprimidos de alcachofra, podem ser muito benéficos quando se trata de produzir saciedade pelo seu alto teor em fibra, e fazer com que a digestões sejam mais ligeiras, após uma época em que abusámos do sistema digestivos.

Beba água

As bebidas açucaradas ou alcoólicas costumam estar sempre presentes na quadra natalícia e, por conseguinte, fazem-nos esquecer que aqueles 1,5 litros de água por dia continuam a ser necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. Uma dica muito útil pode ser optar por bebidas mais saudáveis, como infusões ou chá.

Um exemplo seria o chá verde da Cupper, que contém também gengibre e é um bom diurético, para além de ajudar a prevenir a retenção de líquidos nestas datas complicadas.

Não fique obcecado

“Não podemos deixar de lado a saúde mental e focarmo-nos somente na física,” sublinha Reme Navarro, cofundadora da Mifarma e farmacêutica. “Há que desfrutar das festividades e não estarmos obcecados com o ‘fugir às regras’, façamos uma pausa. Não é preciso restringir a comida todos os dias, mas sim ser consciente de que procurar o equilíbrio após esta época é importante.”

Preste atenção à sua pele

Os excessos da época festiva não só se manifestam através da acidez ou do peso, mas também se veem refletidos na nossa pele, deixando-a baça e desidratada.

“É essencial manter uma boa rotina facial,” comenta Reme Navarro. “A má alimentação e a falta de descanso são dois fatores muito frequentes nestas datas e que indubitavelmente afetam de forma negativa a nossa pele.”

Um sérum de niacinamida pode ser um bom aliado nestas épocas, uma vez que ajuda a controlar o excesso de gordura e a acalmar a pele.

Mantenha o ritmo!

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de exercício aeróbico por semana. É importante que não nos esqueçamos de fazer desporto durante as festas: caminhadas longas em passo rápido, nadar, andar de bicicleta, etc. Para além disso, o início do ano pode ser um bom momento para começar a fazer desporto em família.

“Este Natal foi sem dúvida complicado, mas não menos especial. É muito importante que nestes momentos desafiantes cuidemos de nós, estejamos mais unidos do que nunca e positivos quanto ao que 2021 nos reserva,” afirma Reme Navarro. “Não podemos deixar de lado o cuidado próprio; é essencial manter a nossa saúde da melhor forma que sabemos, ainda que implique algum pequeno esforço.”

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

5 alimentos para entrar em 2021 a compensar os excessos de dezembro

Aqui ficam algumas sugestões dos melhores alimentos frescos para iniciar o ano com uma dieta saudável.

Beleza e Saúde

Comeu demasiado no Natal? Saiba como fazer um "reset"

Em primeiro lugar, zero arrependimentos. Afinal de contas, entre outras coisas, a época festiva foi feita para comermos tudo a que temos direito.

Beleza e Saúde

5 motivos para beber com moderação na quadra festiva

Quando ingeridas de forma exagerada, as bebidas alcoólicas podem causar uma série de danos no organismo.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

#SairParaVotar. Fotógrafa portuguesa lança campanha online de apelo ao voto

"É um projeto fotográfico e a decisão do futuro", escreveu Inês Costa Monteiro nas redes sociais.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é skinimalism?

Esta será uma das grandes tendências de cuidados de pele para 2021.

Moda

Estas bailarinas provam que o calçado vegan está na moda

Estes três novos modelos, que fazem parte da coleção vegan de uma marca nacional, são criados à mão por mestres sapateiros portugueses e feitos a partir de faux leather.

Lifestyle

Home staging: como (bem) decorar uma casa para vender ou arrendar

Com a ajuda do Habitissimo, explicamos como pode preparar um imóvel em apenas cinco passos.

Faits Divers

O simbolismo da onda roxa que vimos na tomada de posse de Joe Biden

A cor que marcou a cerimónia no Capitólio serviu para transmitir várias mensagens importantes.

Moda

Lily Collins mostra como usar um cardigã com muito estilo

A protagonista de "Emily in Paris" foi fotografada a usar uma peça acessível de uma marca que conhecemos bem.

Moda

Conheça três tendências que já chamam pela primavera

Diz Quem Sabe

Barriga inchada depois das festas? O motivo pode não ser assim tão óbvio

Um artigo de opinião assinado por Rita Verdasca, nutricionista nos Laboratórios SYNLAB.

Finanças de A a Z

Tudo o que deve saber antes de contrair um crédito pessoal

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Beleza e Saúde

Eis um grande aliado da libido e fertilidade

É natural, acessível e rico em nutrientes essenciais ao nosso bem-estar.