Estimam-se em 14 mil os portugueses que sofrem de doença renal crónica, segundo os dados da Sociedade Portuguesa de Nefrologia. Estes números abrangem apenas os doentes mais graves, que necessitam de diálise ou transplante de rim, mas são muitos mais os que sofrem de uma forma leve da doença sem saberem. Estas são razões mais do que suficientes para procurarmos conhecer uma doença que pode ser evitada, adoptando hábitos de vida e alimentação mais saudáveis.

Para que servem

limpeza

Os rins têm uma função essencial no organismo: eliminam substâncias tóxicas do nosso corpo como a ureia e a creatinina e têm um papel muito importante na manutenção do equilíbrio hídrico (dos líquidos e sais minerais) no organismo. Permitem também a activação da vitamina D (essencial aos ossos) e produzem hormonas importantes na regulação da tensão arterial e na formação dos glóbulos vermelhos. Uma falha no seu funcionamento vai, pois, ter consequências graves que vão bem para além do órgão propriamente dito: hipertensão arterial que surge porque os rins não conseguem eliminar o sal, o que torna a pessoa mais propensa a sofrer de acidentes vasculares cerebrais e cardíacos e problemas musculares, como espasmos e cãibras, devido à acumulação de substâncias tóxicas no sangue.

Esteja atenta aos sinais

A insuficiência renal crónica desenvolve-se lentamente e de forma dissimulada. É importante o rastreio periódico nas análises de rotina, já que, se progredir, esta doença pode ser mortal. Nos casos mais graves, só a diálise e o transplante renal podem salvar a vida destes doentes. Entre os sintomas, há que ter em atenção a vontade de urinar durante a noite, os olhos e membros inferiores inchados ao acordar, a urina espumosa, a fadiga, a falta de apetite e náuseas.

Previna comendo melhor

A dieta e um estilo de vida saudável são as principais armas. Na dieta há que evitar o sal. É importante ler os rótulos e ver a composição dos alimentos processados, como molhos e conservas. Alimentos muito ricos em potássio devem ser ingeridos com cuidado. É o caso do leite em pó, do queijo salgado, dos produtos de charcutaria, conservas, peixe salgado e fumado, legumes secos, favas, ervilhas, frutos secos, sopas instantâneas, gelados, manteiga salgada, azeitonas… Limitar a ingestão de álcool e de tabaco e aumentar o exercício físico são outros factores que ajudam a manter a saúde geral do organismo e dos rins.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar