Novas evidências de protecção cardiovascular

Atum, salmão, cavala, noz, sementes de linhaça e óleo de canola podem fazer mais pela saúde do seu coração, adianta a edição online de 13 de Janeiro do New York Times. Além de ajudarem a regular os níveis de colesterol, estes alimentos – que podem ser incluídos na conhecida Dieta Mediterrânica – trazem outro benefício: baixam os níveis de Proteína C-Reactiva.

Trata-se de um marcador sanguíneo, associado a processos de inflamação, que começa a ser reconhecido pelos investigadores como um dos factores responsáveis pela formação de coágulos que interrompem o fluxo sanguíneo para o coração. O risco de enfarte aumenta em pessoas com níveis elevados de Proteína C-Reactiva, mesmo quando elas apresentam níveis normais de colesterol, refere o especialista norte-americano Michael Ozner ao New York Times.

Um estudo da Universidade de Atenas, feito em 2004 com 3 mil homens e mulheres, descobriu que a Dieta Mediterrânica reduzia os valores de seis tipos de marcadores relacionados com processos de inflamação e coagulação do sangue, entre os quais a proteína C-Reactiva.

Outra pesquisa, desta feita norte-americana, o Lyon Diet Heart Study de 1999, comparou os efeitos deste tipo de dieta com a aconselhada pela Associação Norte-Americana do Coração. Descobriu que a vertente mediterrânica reduzia o risco de reaparecimento de doença cardíaca e morte por enfarte em valores que vão dos 50% aos 70%, quando comparados ao outro regime nutricional.

Vegetais, leguminosas, frutas frescas e cereais integrais também integram uma Dieta Mediterrânica equilibrada. Inclua-os diariamente no seu menu e alimente o seu coração da melhor maneira.

Relacionados

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

Alerta: abusam do consumo de sal

Os Portugueses abusam do seu consumo. Resultado: aumento das doenças cardiovasculares e da hipertensão. Reeduque o paladar a descubra o sal escondido nas prateleiras do supermercado.

Beleza

Campeões de saúde - Dez alimentos para viver mais

A ciência garante que não existem alimentos milagrosos, mas a verdade é que há alguns que fazem maravilhas pelo nosso organismo

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.