Novas evidências de protecção cardiovascular

Atum, salmão, cavala, noz, sementes de linhaça e óleo de canola podem fazer mais pela saúde do seu coração, adianta a edição online de 13 de Janeiro do New York Times. Além de ajudarem a regular os níveis de colesterol, estes alimentos – que podem ser incluídos na conhecida Dieta Mediterrânica – trazem outro benefício: baixam os níveis de Proteína C-Reactiva.

Trata-se de um marcador sanguíneo, associado a processos de inflamação, que começa a ser reconhecido pelos investigadores como um dos factores responsáveis pela formação de coágulos que interrompem o fluxo sanguíneo para o coração. O risco de enfarte aumenta em pessoas com níveis elevados de Proteína C-Reactiva, mesmo quando elas apresentam níveis normais de colesterol, refere o especialista norte-americano Michael Ozner ao New York Times.

Um estudo da Universidade de Atenas, feito em 2004 com 3 mil homens e mulheres, descobriu que a Dieta Mediterrânica reduzia os valores de seis tipos de marcadores relacionados com processos de inflamação e coagulação do sangue, entre os quais a proteína C-Reactiva.

Outra pesquisa, desta feita norte-americana, o Lyon Diet Heart Study de 1999, comparou os efeitos deste tipo de dieta com a aconselhada pela Associação Norte-Americana do Coração. Descobriu que a vertente mediterrânica reduzia o risco de reaparecimento de doença cardíaca e morte por enfarte em valores que vão dos 50% aos 70%, quando comparados ao outro regime nutricional.

Vegetais, leguminosas, frutas frescas e cereais integrais também integram uma Dieta Mediterrânica equilibrada. Inclua-os diariamente no seu menu e alimente o seu coração da melhor maneira.

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

Alerta: abusam do consumo de sal

Os Portugueses abusam do seu consumo. Resultado: aumento das doenças cardiovasculares e da hipertensão. Reeduque o paladar a descubra o sal escondido nas prateleiras do supermercado.

Beleza

Campeões de saúde - Dez alimentos para viver mais

A ciência garante que não existem alimentos milagrosos, mas a verdade é que há alguns que fazem maravilhas pelo nosso organismo

Mais no portal

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.

Beleza

Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar os seus traços.

Lifestyle

Escolas portuguesas ganham um novo brilho este Natal

Graças à Make-A-Wish.

Comportamento

É amor romântico ou platónico? Saiba o que distingue os conceitos

Tendemos a associar a palavra 'relacionamento' a um envolvimento romântico, mas a expressão pode descrever qualquer tipo de ligação interpessoal.

Moda

Os melhores sapatos para usar nos meses de outono e inverno

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

Esta é a escolha ideal para quem gosta de estéticas minimalistas.

Moda

Estes visuais provam que as cores neutras estão longe de ser aborrecidas

Inspire-se para os seus "looks" de outono/inverno.

Lifestyle

Esta é a série de animação que pode ajudar os seus filhos a comer melhor

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã

Moda

As botas cor-de-rosa perfeitas para visuais de inverno... e que também ajudam uma boa causa

Dois modelos muito especiais.

Moda

Mango Committed: descubra as peças de moda sustentável que vai querer no seu armário

A mais recente campanha da marca espanhola, “Committed to the Future” tem como protagonistas os próprios colaboradores da empresa que dão a conhecer como, a partir das suas funções, trabalham para o futuro de uma moda mais sustentável.

Saúde

Obesidade: as causas e soluções além da alimentação

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Renata Migueis.