Como deve alimentar-se na gravidez

Ao quinto mês de gestação, Madalena estava desesperada. Tinha engordado 20 kg e sentia-se disforme, cansada… cheia de fome. Andava literalmente a comer por dois. Para piorar a situação, sentia um ardor no estomago, tinha nauseas, sentia-se inchada e não conseguia dormir bem. Foi ao médico e descobriu que o seu problema tinha muito a ver com a alimentação durante a gravidez. E, na verdade, a regra para que se sinta bem passa sobretudo por fazer uma alimentação equilibrada.

ANTES DE TUDO: NÃO COMA POR DOIS!
Não é por se ‘entupir’ com comida que o seu bebe ira ficar mais bem tratado. Antes pelo contrario, porque quase de certeza vai ter tendência para comer o que lhe faz mal. E melhor fazer cinco refeições leves e saudáveis por dia: mantem a sua saude em ordem, regula os niveis de colesterol e açucar no seu organismo e oferece uma dieta correcta ao seu filhote.

COMECE E ACABE O DIA…NA CAMA
Principalmente se estiver nos primeiros três meses da gravidez, tenha na mesa-de-cabeceira algumas bolachas de água e sal ou de araruta e um copo de leite ou um iogurte para comer antes de se levantar. Esta minirrefeição ira ajuda-la a escapar aos enjoos e as tonturas naturais nesta fase. Antes de dormir, coma uma bolacha e beba um chá, de preferência de limão ou tilia, ou um copo de leite, para se preparar para o sono.

EVITE OS ALIMENTOS PROIBIDOS
Esqueça as calorias que engordam sem alimentar, como as batatas fritas de pacote, os aperitivos salgados e os bolos industriais, por exemplo. Previna a toxoplasmose, uma doença parasitária grave para o feto, reduzindo o consumo de enchidos, cozinhando bem a carne e lavando os vegetais com cuidado em água corrente.

SENTE-SE INCHADA?
Reduza essa sensação com infusões de menta, de anis verde, de funcho e de cominhos. E retire da sua alimentação o feijão, a couve e as bebidas gasosas.

QUANDO A ACIDEZ ATACA…
…é preciso eliminar tudo o que a provoque ou possa aumentar: todos os citrinos, alho, cebola, pimenta, tomate, doces, café, carnes fumadas ou curadas, picantes, fritos e condimentos.

SEJA MODERADA…
… no consumo de cafe e chocolate. Atenção aos refrigerantes com cola, que contêm cafeina. Lembre-se de que a agua tonica contem quinino e as bebidas gaseificadas provocam gases. Quanto a alcool evite-o!

É IMPORTANTE…
… consumir cerca de 300 miligramas de ácido fólico por dia, uma vitamina que ajuda no desenvolvimento correcto do sistema nervoso do bebé. Pode encontrá–la na endívia, espinafre, fígado, acelga, soja e frutos secos.

TRUQUES SAUDÁVEIS
Tenha sempre preparada uma sopa de vegetais, com cenoura, nabo, salsa, alho-francês, aipo e cebola, que, alem de alimentar saudavelmente, ajuda a eliminar toxinas e fornece minerais valiosos, como o potássio, o magnésio, o ferro e o cálcio.

NADA DE ABUSOS…
… no sal, sobremesas, conservas, pratos pre-cozinhados e molhos industriais. São alimentos que contribuem para a tensão alta e retenção de liquidos.

AI, A PRISÃO DE VENTRE!
Coma fibra: pão e cereais. Prefira a fruta madura com pele, crua ou em salada, ou coza-a. As verduras são beneficas, principalmente espargos, alcachofras, alho-francês e aipo. E há quem diga que uma colherzinha de azeite com um quivi faz milagres…

UMA BOA APOSTA
Um estudo feito pelo Instituto Statens Serum, de Copenhaga, indica que o chamada ‘peixe azul’ (sardinha, atum fresco e salmão) diminui o risco de parto prematuro.

QUANTOS QUILOS DEVO ENGORDAR?
Para calcular o aumento de peso correcto deve recorrer ao índice de massa corporal (IMC), usando a fórmula: peso : (altura)2. Divida o seu peso por duas vezes a sua altura. Ex.: 60 kg : 1 ,60m2 = 18,75.

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