Como deve alimentar-se na gravidez

Ao quinto mês de gestação, Madalena estava desesperada. Tinha engordado 20 kg e sentia-se disforme, cansada… cheia de fome. Andava literalmente a comer por dois. Para piorar a situação, sentia um ardor no estomago, tinha nauseas, sentia-se inchada e não conseguia dormir bem. Foi ao médico e descobriu que o seu problema tinha muito a ver com a alimentação durante a gravidez. E, na verdade, a regra para que se sinta bem passa sobretudo por fazer uma alimentação equilibrada.

ANTES DE TUDO: NÃO COMA POR DOIS!
Não é por se ‘entupir’ com comida que o seu bebe ira ficar mais bem tratado. Antes pelo contrario, porque quase de certeza vai ter tendência para comer o que lhe faz mal. E melhor fazer cinco refeições leves e saudáveis por dia: mantem a sua saude em ordem, regula os niveis de colesterol e açucar no seu organismo e oferece uma dieta correcta ao seu filhote.

COMECE E ACABE O DIA…NA CAMA
Principalmente se estiver nos primeiros três meses da gravidez, tenha na mesa-de-cabeceira algumas bolachas de água e sal ou de araruta e um copo de leite ou um iogurte para comer antes de se levantar. Esta minirrefeição ira ajuda-la a escapar aos enjoos e as tonturas naturais nesta fase. Antes de dormir, coma uma bolacha e beba um chá, de preferência de limão ou tilia, ou um copo de leite, para se preparar para o sono.

EVITE OS ALIMENTOS PROIBIDOS
Esqueça as calorias que engordam sem alimentar, como as batatas fritas de pacote, os aperitivos salgados e os bolos industriais, por exemplo. Previna a toxoplasmose, uma doença parasitária grave para o feto, reduzindo o consumo de enchidos, cozinhando bem a carne e lavando os vegetais com cuidado em água corrente.

SENTE-SE INCHADA?
Reduza essa sensação com infusões de menta, de anis verde, de funcho e de cominhos. E retire da sua alimentação o feijão, a couve e as bebidas gasosas.

QUANDO A ACIDEZ ATACA…
…é preciso eliminar tudo o que a provoque ou possa aumentar: todos os citrinos, alho, cebola, pimenta, tomate, doces, café, carnes fumadas ou curadas, picantes, fritos e condimentos.

SEJA MODERADA…
… no consumo de cafe e chocolate. Atenção aos refrigerantes com cola, que contêm cafeina. Lembre-se de que a agua tonica contem quinino e as bebidas gaseificadas provocam gases. Quanto a alcool evite-o!

É IMPORTANTE…
… consumir cerca de 300 miligramas de ácido fólico por dia, uma vitamina que ajuda no desenvolvimento correcto do sistema nervoso do bebé. Pode encontrá–la na endívia, espinafre, fígado, acelga, soja e frutos secos.

TRUQUES SAUDÁVEIS
Tenha sempre preparada uma sopa de vegetais, com cenoura, nabo, salsa, alho-francês, aipo e cebola, que, alem de alimentar saudavelmente, ajuda a eliminar toxinas e fornece minerais valiosos, como o potássio, o magnésio, o ferro e o cálcio.

NADA DE ABUSOS…
… no sal, sobremesas, conservas, pratos pre-cozinhados e molhos industriais. São alimentos que contribuem para a tensão alta e retenção de liquidos.

AI, A PRISÃO DE VENTRE!
Coma fibra: pão e cereais. Prefira a fruta madura com pele, crua ou em salada, ou coza-a. As verduras são beneficas, principalmente espargos, alcachofras, alho-francês e aipo. E há quem diga que uma colherzinha de azeite com um quivi faz milagres…

UMA BOA APOSTA
Um estudo feito pelo Instituto Statens Serum, de Copenhaga, indica que o chamada ‘peixe azul’ (sardinha, atum fresco e salmão) diminui o risco de parto prematuro.

QUANTOS QUILOS DEVO ENGORDAR?
Para calcular o aumento de peso correcto deve recorrer ao índice de massa corporal (IMC), usando a fórmula: peso : (altura)2. Divida o seu peso por duas vezes a sua altura. Ex.: 60 kg : 1 ,60m2 = 18,75.

Imagem

Relacionados

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

Novas evidências de protecção cardiovascular

Descubra os seis alimentos que ajudam a proteger o seu coração e saiba por que a sua acção vai além da redução do colesterol

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.