"Tive um cancro da mama e estou grávida"

O facto de haver cada vez mais mulheres jovens a sofrer de cancro, nomeadamente da mama e dos órgãos reprodutores, fez surgir novos problemas como o de saber até que ponto é seguro engravidar nestes casos. O oncologista José Manuel Silva Couto explica o caso do cancro da mama:

• "Se o cancro ou o tratamento não inviabilizaram os órgãos reprodutores, é possível engravidar, mas o ideal é esperar cinco anos depois de se ter sido submetida a um tratamento. Este prazo prende-se com a necessidade de descartar reincidências."

• No caso de cancro da mama, "à partida não se deveria voltar engravidar, porque a gravidez altera o equilíbrio hormonal do organismo e o cancro da mama é hormonodependente, havendo um risco acrescido de recidiva, mas é natural que mulheres novas que nunca tiveram filhos o queiram fazer. O risco em concreto também depende do tipo de tumor, será maior se tiver receptores de estrogénios.

• Para haver uma recuperação do organismo, seria conveniente esperar pelo menos dois anos, já que a gravidez é muito exigente para o corpo da mulher.

• Em princípio, não há perigo para o bebé. A radioterapia localizada não tem efeitos que se prolonguem no organismo e possam prejudicar o feto. O tempo que as substâncias usadas na quimioterapia ficam no corpo varia, mas de forma geral as actuais são eliminadas do organismo rapidamente e não afectam um feto concebido posteriormente.

• Se for detectado um cancro a uma mulher grávida, a gravidez deverá ser interrompida para efectuar o tratamento. A alternativa é aguardar pelo fim da gravidez para iniciá-lo.

• No caso de cirurgia à mama e quimioterapia, é possível amamentar, embora não seja muito aconselhável estimular a mama afectada por risco de recidiva. O mesmo sucede no caso de radioterapia.

TOP 10

Conheça os tipos de cancro que mais afectam as pessoas a nível mundial.

1. Pulmão: 1,2 milhões de casos por ano

2. Mama: 1 milhão de casos/ano

3. Colo-rectal: 940 mil/ano

4. Estômago: 870 mil/ano

5. Fígado: 600 mil /ano

6. Cervical: 470 mil/ano

7. Esófago: 410 mil /ano

8. Cabeça e pescoço: 390 mil/ano

9. Bexiga: 330 mil/ano

10. Linfomas: 290 mil /ano

O que pode causar cancro

• Infecções: O cancro do colo do útero é causado pelo vírus do papiloma humano e o vírus da hepatite B pode levar ao cancro do fígado.

• Alterações hormonais: O cancro da mama é um dos chamados cancros hormonodependentes, já que está ligado a desequilíbrios hormonais.

• Predisposição genética: A falta de genes supressores de determinados tumores pode ser uma característica herdada, assim como a sensibilidade a elementos passíveis de causar cancro.

• Factores ambientais: Químicos e radiações. Poluição atmosférica e pesticidas enquadram-se nos primeiros. Os raios ultravioleta, responsáveis pelo cancro da pele, e os raios X (associados a algumas leucemias) nos segundos.

• Estilo de vida: Tabaco, álcool e excesso de peso estão entre os factores mais consensuais.

Dieta da desintoxicação

Obrigatório: Vegetais e leguminosas (ervilhas, feijão, lentilhas) acompanhados de azeite, alho, ervas e especiarias. Fruta descascada ou lavada.

Opção: Peixe (cavala, sardinha, salmão), carne biológica (máximo 200g/semana), ovos com ómega 3, lacticínios biológicos.

Imagem

Sabia que:

O licopeno do
tomate foi associado ao aumento da esperança de vida no cancro da próstata. Os vegetais e frutos de cores vivas, como a cenoura, estimulam o sistema imunitário.

Chocolate preto: tem substâncias que abrandam o desenvolvimento das células cancerosas.

Chá verde: poderoso antioxidante que facilita a morte de células cancerosas. O tomilho, o alecrim, o manjericão e a hortelã também são benéficos.

Imagem
Imagem

fontes: OMS; INTERNATIONAL UNION AGAINST CANCER

Clique no link em baixo para voltar à parte I do artigo

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Como prevenir o cancro

7,6 milhões de pessoas deverão morrer este ano de cancro. 12,4 milhões irão receber o diagnóstico. Prevenir é cada vez mais uma palavra-chave. Não se pode apontar o dedo só à genética. Aquilo que comemos, os químicos e o estilo de vida também são culpados. Saiba como pode combater o cancro!

Mais no portal

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Beleza

15 manicures para experimentar no outono

Confira estas sugestões!

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.

Beleza

O que há de novo na beleza: pele acneica, menopausa, antimanchas e muito mais

Os produtos que os ajudam a cuidar melhor da saúde do nosso rosto.

Beleza

Conhece os diferentes tipos de eyeliner?

Saiba como os usar.