Coma gelados… sem engordar




Sem querer parafrasear o Gato Fedorento, a mesma lógica do famoso sketch do quarteto humorístico se aplica neste caso. Imagine o seguinte diálogo. "Posso comer gelado?". Pode. "Mas engorda?". Engorda. "Mas posso comê-lo?" Pode. "E o que me acontece?". Nada.

Confusa? Que não seja assim por muito tempo. Se é verdade que comer gelado (um alimento com açúcar e alguma gordura) pode, à partida, significar uma traição à balança, tudo depende da forma como o inclui na sua dieta diária.



O segredo?



Fazer as contas às calorias



A Professora Olívia Pinho, da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, no estudo "O Gelado Como Parte De Uma Alimentação Saudável", explica como integrar o gelado nos seus hábitos diários. A investigação conclui este alimento tem um inequívoco valor nutricional, dado que 100 gramas de gelado fornecem, em termos de necessidades diárias do organismo, 10% a 15% das calorias, 5% a 10% de proteína, 7% a 17% de cálcio e 10% a 15% de vitamina B. Como tal, frisa a nutricionista, "os gelados podem ser considerados alimentos com valor nutricional e, por isso, incorporados numa dieta saudável." Dado que um adulto necessita, em média, de 2000 calorias diárias, é lhe permitido comer um gelado por dia, desde que – e daí a importância de ler a informação contida nos rótulos – o seu valor calórico ronde os 100-170 calorias (como é o caso, por exemplo, de um Solero ou de um Cornetto).



Torne-o o seu snack



do meio da tarde



Agora, o segundo ponto importante: como é que deve integrá-lo. Não como um alimento "extra", mas sim como substituto da sobremesa habitual ou mesmo daquele snack que come quando a fome aperta a meio da tarde. O estudo da Professora Olívia Pinho prova que o gelado é uma boa alternativa aos outros snacks, mais ricos em gorduras e calorias, como os chocolates e as batatas fritas, bem como a certos produtos de panificação com elevador valor calórico (falamos, por exemplo, do tradicional queque que contabiliza algo como 300 calorias!). Mas atenção: não vale é comer um gelado ao lanche e a seguir um croissant (às 170 calorias do gelado está a somar mais 350 calorias) Ou um, ou outro!

Se desconhecia estes dados, não é a única. O estudo da Unilever, "Alimentação Saudável: Atitudes e Comportamentos", que inquiriu os consumidores de gelados de alguns países europeus sobre os seus conhecimentos nutricionais, obteve revelações surpreendentes: mais de metade das pessoas afirmaram que o gelado contém 1/3 de açúcar (quando esse valor ronda os 10%), assim como 50% de açúcar (quando é de cerca de 20%). Motivo porque tantas de nós se sentem culpadas quando não são capazes de dizer ‘não’ a um gelado. Agora, já sabe: não tem de lhe dar com os pés. Só é preciso fazer duas coisas: ler os rótulos para saber dosear as calorias e usá-lo como substituto de um snack ou de uma sobremesa (nunca justapor os dois!)



Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Perder peso: os 7 maiores entraves

É fatal: decide finalmente acabar com aqueles quilos a mais. Mas de repente, parece haver uma quantidade de gente apostada em desviá-la da ‘virtude dietética'! Como resistir aos piores inimigos da nossa dieta?

Beleza

Alimentação macrobiótica - prós e os contras

Saiba os cuidados a ter para adoptar uma alimentação macrobiótica

Beleza

Perca peso enquanto cozinha

Fique a conhecer as dicas da nutricionista para fazer refeições saborosas, saudáveis e pouco calóricas nesta estação.

Beleza

Guia do Bio: Saiba onde comprar os melhores produtos biológicos.

Dizemos-lhe alguns locais onde pode adquirir alimentos biológicos em Lisboa e no Porto. Mas como queremos que seja de norte a sul, se conhecer alguma loja, deixe a sua sugestao.

Beleza

Emagreça... com a ajuda de chá

A nutricionista Helena Cid explica-nos como perder peso... bebendo chá!

Saúde

"Afinal, porque é que ela é magra e eu não?"

Por que razão há pessoas que conseguem manter-se eternamente em forma e a quem nunca parem pesar os quilos a mais? Os especialistas em controlo de peso dão-nos a respostas e saiba que nem tudo tem a ver com genética.

Beleza

Truques super úteis para fazer dieta!

Há pequenos truques que ajudam a emagrecer e não implicam abdicar de comer. Qualquer uma de nós os pode levar a cabo no dia-a-dia sem esforço nem sacrifício. Acabe por isso com as dietas que nunca funcionam.

Beleza

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Beleza

A sua casa está a engordá-la?

A resposta é sim, a sua casa engorda. Se quer emagrecer, contar calorias não chega. Não só vai ter de incluir a família no novo regime alimentar como vai ter de pôr a casa a fazer dieta. Explicamos-lhe tudo já a seguir.

Beleza

Quantas calorias pode consumir por dia?

De acordo com o seu sexo, peso, altura e grau de actividade física, há um número ideal de calorias que deve consumir diariamente. saiba qual é.

Beleza

Descubra o valor calórico de mais de 35 mil alimentos

Só tem de escrever o nome do alimento (em inglês) e tem toda a informação nutricional que precisa!

Beleza

Alternativas saudáveis para o seu almoço

O tempo é pouco e torna-se difícil comer de forma equilibrada durante a semana. Mas mesmo assim é possível fazer as opções certas para a nossa saúde.

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Beleza

Como emagrecer sem stress... ou ansiedade

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

10 mandamentos para comer bem e viver mais anos

Regras à mesa para viver até aos 100, apresentadas pelas autoras de ‘O Segredo de Okinawa’

Beleza

Perca peso em dois meses

Falta pouco para a praia e todos os excessos do Inverno nos parecem pesar no corpo. Mas ainda está a tempo de salvar a situação, mudando a forma como se alimenta.

Beleza

Qual a melhor gordura para o coração?

No mês do coração, uma especialista na área da nutrição explica qual é a gordura que é mais saudável e que deve ser usada na nossa alimentação.

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Beleza

Como deve alimentar-se na gravidez

É comum a mulher grávida sentir desejos por certos alimentos, mas há que ter bom senso para não cometer excessos e conseguir manter o peso certo durante os nove meses

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.