Perca dez anos… numa hora!

 

Andar com os ponteiros tempo para trás já não é uma utopia dos filmes de ficção científica. Mas quando pára para pensar, assusta-se: submeter-se a um lifting cirúrgico para remover aquelas incómodas rugas não é uma ideia apelativa. Implica anestesia, internamento, corte e costura e, pior ainda, corre o risco de modificar a expressão! Mas é possível declarar guerra às rugas sem ter de entrar numa sala de operações, graças aos novos tratamentos estéticos não cirúrgicos que asseguram resultados surpreendentes.

 

Foto Rejuvenescimento/Luz Pulsada

Indicações: Manchas, vasos dilatados na face, rosácea e cicatrizes de acne, poros dilatados ou rugas superficiais.

Como actua: Consiste no recurso ao método da luz intensa pulsada (IPL) – uma luz geralmente associada à depilação – no processo de rejuvenescimento de rosto. Aplica-se um gel gelado sobre a área a ser tratada e colocam-se uns óculos que protegem da luz emitida. A superfície do cristal é então aplicada sobre a pele e os impulsos luminosos começam a agir. Sente-se um leve ardor, mas não é necessária anestesia. Pode reatar a sua vida normal após a sessão. O tempo dos resultados é variado consoante o tipo de pele e os cuidados com a mesma.

Contra-indicações: Pessoas com pele muito morena ou bronzeada; insulino-dependentes; grávidas.

Riscos/Cuidados: Deve usar um protector de raios UV no intervalo entre sessões e não se expor ao sol nas três semanas subsequentes; o mais normal é ficar ligeiramente ‘rosada’ depois do tratamento, o que desaparece ao final de alguns dias.

Sessões/preços: Requer, geralmente, mais do que uma sessão (cerca de seis de três em três semanas). O preço da sessão oscila entre os 150 e os 200 euros.

Idade indicada: A partir dos 30.

 

Peeling químico ou mecânico

Indicações: Muito eficaz na remoção dos tecidos envelhecidos,  além de manchas e cicatrizes de acne. Confere um aspecto mais saudável e brilhante à pele.

Como actua: A palavra inglesa peeling traduz-se por “descamar”. O que significa que esta técnica permite remover as células da superfície da sua epiderme, apressando o processo de renovação celular, surgindo assim uma pele nova, mais suave e lisinha. Há diferentes tipos de peeling, consoante o grau de profundidade de acção, desde os que agem apenas sobre a camada superficial da pele (químico e/ou mecânico), aos que actuam intensamente, caso do laser ou do fenol (ver caixa).

*No caso do peeling mecânico, o microdermoabrasão é o método mais utilizado. São projectados sobre a pele uma série de micro-cristais, provocando uma descamação superficial, sem deixar a pele muito avermelhada, nem requerer anestesia.

*O peeling químico é realizado mediante o recurso a ácidos de fruta (ácido retinóico, ascórbico e/ou salicílico) ou ao TCA (ácido tricloroacético ou “blue peel”). No caso dos ácidos de fruta, não é preciso anestesia nem ficar em casa a recuperar; o TCA exige anestesia local ou recurso a analgésicos e afasta-a das actividades sociais durante alguns dias.

Contra-indicações: Herpes, hiperpigmentação, doenças de pele e gravidez. No caso do TCA ainda é contra-indicado em peles bronzeadas ou muito morenas.

Riscos/Cuidados: Reduzidos. No caso do TAC, a hiperpenetração pode provocar eritema e crostas temporárias. É de evitar a exposição ao sol nos dias subsequentes.

Sessões/preços: O intervalo entre sessões depende da profundidade e do tipo de pele, mas, em média, os resultados duram aproximadamente seis meses. No caso do peeling químico, a média é de seis sessões, sendo que o preço se situa entre os 100 e os 125 euros. O TAC custa cerca de 350 euros e é feito numa sessão.

Idade: A partir dos 30 anos.

 

Mesolift

Indicações: Rostos com alguma flacidez.

Como actua: Estamos em presença de Mesoterapia aplicada ao rosto, como explica o especialista Pierre Baysset, da Clínica Thalassa: “numa sessão são aplicadas várias microinjecções que fornecem vitaminas e minerais que aumentam o poder anti-oxidante da pele, péptidos de colagéneo para construir moléculas de colagénio e ácido hialuró nico diluído que permite hidratar a pele de maneira prolongada.” Não pode ser utilizada na zona das pálpebras ou nas comissuras dos lábios.

Contra-indicado: Gravidez ou alergia.

Riscos/Cuidados: Os riscos são quase nulos, excepto a possibilidade de ficarem pequenas marcas das agulhas, que passam nos dias seguintes.

Sessões/preços: O recomendado são 2 ou 3 sessões com quinze ou 30 dias de intervalo, repetidas de 3 em 3 meses. O preço da sessão oscila entre os 55 e os 65 euros.

Idade: A partir dos 45 anos.

 

Bioestimulação autóloga

Indicações: Rugas e flacidez

Como actua: “Trata-se de um processo fisiológico de estimulação da pele: extraem-se determinados elementos das plaquetas sanguíneas – conhecidas como factores de crescimento, pertencentes ao grupo das citoquinas – que são injectados directamente da pele”, explica Pierre Baysset, da Clínica Thalassa. “Estas células são as primeiras a chegar a uma ferida, formam o coágulo e começam a segregar os diferentes factores que permitem reconstituir o tecido danificado.” São elas que, quando injectadas na pele, através da técnica da mesoterapia, permitem um aumento do colagéneo e da elastina e um aumento da micro-circulação. A sessão demora uma hora e pode recorrer-se a anestesia local. Pode ser usado em associação como mesolift.

Contra-indicações: Grávidas.

Riscos/Cuidados: Os riscos são quase nulos, excepto a possibilidade de ficarem pequenas marcas das agulhas, que passam nos dias seguintes.

Sessões/preços: Recomendam-se 3 sessões com quinze ou trinta dias de intervalo, repetidas de 3 em 3 meses. O preço é de 100 euros a sessão.

Idade: Quando surgem os primeiros sinais de envelhecimento.

 

Implantes Cutâneos Injectáveis

Consoante o objectivo, diversos são as substâncias utilizadas neste método que permite aumentar o volume dos tecidos e atenuar as rugas e os sulcos da pele.

*Injecção de gordura retirada do corpo da própria pessoa (em geral da parte interna do joelho), na área que se deseja corrigir (rugas da face, depressões em redor dos olhos, no contorno dos lábios…). Esta técnica revela óptimos resultados com o mínimo dos riscos e os resultados podem durar anos. É necessária anestesia. O único risco é o de alergia. Idade: a partir dos 30. Preço: 500 euros sessão.

*O ácido hialurónico é uma substância sintética compatível com a pele, aplicada com recurso a injecções com agulhas bem finas, indicado para preenchimento de rugas profundas, sulcos faciais, lábios e maçãs do rosto; dura entre oito a doze meses em média, período após o qual pode repetir o tratamento. Pode ser usado um creme anestesiante. Os riscos são quase mínimos, sendo que a única contra-indicação é a possibilidade de ocorrência de uma ligeira alergia ou a utilização em grávidas. Os resultados duram entre seis meses a um ano, o que varia de acordo com as características clínicas individuais dos pacientes. Destina-se essencialmente a pacientes com idades entre os 40 e os 50 anos. Preço: 250 a 300 euros a sessão.

*O botox (ou toxina botulinica) permite agir sobre as rugas horizontais na região frontal do rosto, as rugas verticais entre as sobrancelhas ou nos vulgarmente designados pés-de-galinha, ou seja, nas rugas de expressão que, com o passar dos anos, se tornam definitivas. É aplicado com injecções e não requer anestesia. Só pode ser usada em zonas onde a acção muscular não é importante dado que o botox provoca a paralisia temporária do músculo. Está contra-indicado em caso de gravidez ou em mulheres que estão a amamentar, bem como em pessoas alérgicas à toxina ou que tenham alguma infecção ou inflamação na região na qual o produto será injectado. Entre os riscos há o do desenvolvimento de resistência à toxina, o que conduz a uma perda de eficácia do tratamento; pode ocorrer também queda das pálpebras ou da sobrancelha; qualquer retoque é possível até 10-15 dias depois do tratamento. Não deve ser usado em redor da boca, dado que há possibilidade de originar dificuldade em sorrir, falar ou mastigar. Os efeitos são visíveis cerca de uma semanas depois e os resultados duram até 6 meses. O preço oscila entre os 300 e os 500 euros. Idade: quando surgem as primeiras rugas.

 

Lipo Lift Contour

Indicações: Gordura subcutânea situada na parte baixa do rosto (queixo) e no pescoço.

Como actua: Como explica a especialista da Clínica do Corpo, Tânia Sá, “este é um tratamento que vai ajudar a adelgaçar o rosto, redefinindo e tonificando o mesmo. Consiste, essencialmente na aplicação de alguns séruns, depois de uma gaze que vai ajudar a dar forma ao rosto e, por cima, aplica-se uma máscara de gesso.” O tratamento tem a duração de uma hora e não requer anestesia.

Contra-indicações: Acne activo, rosácea e qualquer tipo de ferida aberta; gravidez.

Riscos/Cuidados: Inexistentes.

Sessões/preços: São aconselhado 10 sessões, uma por semana. A durabilidade dos resultados depende de pessoa para pessoa, mas quem usar o kit recomendado para casa, prolonga-os durante muitos meses. Preço sob consulta.

Idade: 40/45 anos.

 

Lifting Isogei

Indicado: Peles flácidas, sem tonificação

Como actua: “é um método utilizado para tonificar os músculos da face e obter de imediato resultados visíveis nos tecidos do rosto. Pequenos estímulos são fornecidos aos músculos, criando contracções, permitindo acelerar o metabolismo celular e aumentando a oxigenação. A actividade muscular leva a um rápido firmamento dos músculos do rosto, permitindo uma refirmação real dos tecidos flácidos, dando um aspecto jovem ao rosto”, esclarece Tânia Sá, da Clínica do Corpo. O tratamento tem a duração de uma hora (15/20 minutos de estimulação muscular + máscara).

Contra-indicações: Pessoas que usem pacemakers ou outro tipo de aparelho electrónico; pessoas que usem placas de metal, tubos ou parafusos; após operação cirúrgica devem esperar um mínimo de 3 meses; grávidas.

Riscos/Cuidados: Quase nulos

Preço/sessões: são recomendadas 10 sessões, no mínimo uma ou duas vezes por semana; preço sob consulta

Idade: 40 anos.

 

 

Contactos

Clínica do Corpo

Av. Marquês de Tomás, 5º B, Lisboa, tel.: 21 316 28 76/8 ou 93 712 35 00; www.clinicadocorpo.pt

SlimCenter, Clínica Medica

Edifício Diaton Urbanização Espírito Santo, Lote 2-5º Esqº, Coimbra; tel: 239 405 350;www.slimcenter.pt

Thalassa – Clínica Estética

Av. 5 de Outubro, 104, 3º, Lisboa; www.thalassa

21 797 21 75; www.thalassa-lisboa.pt

 

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Lenovo e Asus: Teste a dois portáteis com ecrãs inovadores

Lenovo e Asus: Teste a dois portáteis com ecrãs inovadores

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Ex-assistente de Meghan comenta as acusações de 'bullying'

Ex-assistente de Meghan comenta as acusações de 'bullying'

VISÃO Júnior de abril de 2024

VISÃO Júnior de abril de 2024

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Philippe e Mathilde da Bélgica oferecem jantar de gala aos grão-duques Henri e Maria Teresa do Luxemburgo

Philippe e Mathilde da Bélgica oferecem jantar de gala aos grão-duques Henri e Maria Teresa do Luxemburgo

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Em “Senhora do Mar”: Judite conhece Manuel e denuncia farsa de Joana

Em “Senhora do Mar”: Judite conhece Manuel e denuncia farsa de Joana

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

TSMC vai cobrar mais pelos chips fabricados fora de Taiwan

TSMC vai cobrar mais pelos chips fabricados fora de Taiwan

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

"Existe uma dúvida razoável relativamente a qual das colisões é que causou a morte". Ivo Lucas atira culpas da morte de Sara Carreira para outro condutor

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Segurança Social: As propostas que podem mexer com a sua reforma

Segurança Social: As propostas que podem mexer com a sua reforma

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites