100 ideias para viver até aos 100 (parte I)


São muitas ideias ao mesmo tempo? Cumpra as que conseguir. Nada como começar pelo princípio…



1 – Os três da vida saudável. Os três melhores remédios anti-envelhecimento são: reduzir as calorias, aumentar a resistência e dormir bem.



2 – Deixe de fumar. Estava mesmo à espera disto, não era?



3 – Comece já hoje a mudar de vida… mesmo quem cometeu erros no passado (quem nunca comeu um hambúrguer que atire a primeira batata frita) pode revertê-los.



4 – Tome suplementos. Não, a nossa alimentação não é suficiente. Mas atenção, que as vitaminas não são uma desculpa para passar o dia a batatas fritas, ou só a alface.



5 – Beba café. Entre três a cinco chávenas por dia ajudam-nos a assimilar conhecimentos e a depositá-los com mais facilidade no banco da memória.



6 – Aprenda mandarim. A actividade mais eficiente contra o envelhecimento do cérebro não é nem palavras-cruzadas, nem ler, nem decorar a lista do supermercado: é aprender uma língua nova.



7 – Artérias sempre jovens. Se tem mais de 40 anos, tome meia aspirina ou duas aspirinas infantis por dia (se não tiver problemas de estômago): ela melhora a circulação e luta contra o envelhecimento das artérias.



8 – Mexa-se. Que tipo de exercício deve fazer? Três a cinco vezes por semana, cardiovascular, 2 a 3 vezes exercícios de força. Todos os dias, 10 minutos de alongamentos.



9 – Não beba refrigerantes. Nem os ‘light’. E cuidado com o açúcar dos sumos.



10 – Não tenha medo dos exercícios com pesos. As mulheres podem definir a massa muscular, mas não têm as hormonas necessárias para serem Schwarzeneggers.



11 – Não abuse do leite, que contém estrogéneos – Para lutar contra a osteoporose, consuma mais vegetais de folhas verdes e sardinhas, e acima de tudo, aumente o exercício de impacto. O exercício faz mais pela prevenção da osteoporose do que o copo de leite matinal – se tomar suplementos de cálcio mas ficar no sofá, o cálcio entra-lhe a cem e sai-lhe a duzentos, como dizem os miúdos – mas como dá mais trabalho, a maioria das pessoas fica-se pelo leite…



12 – Faça abdominais e exercícios para as costas. A falta de uma ‘cinta’ natural de músculo é a maior causadora de dores nas costas.



13 – Desintoxique a sua vida. Tente optar por detergentes ecológicos, elimine alimentos artificiais (como os adoçantes), e os alimentos muito processados.



14 – Cinco é um número mágico… no que toca a porções. Coma pelo menos cinco porções diárias de fruta e vegetais.



15 – Tome vitamina B6, B12 e ácido fólico, mesmo que não esteja a pensar engravidar. São fantásticas para os neurotransmissores que regulam o nosso pensamento.



16 – Areje bem a casa. Vai diminuir a probabilidade de estar exposta aos químicos dos produtos de limpeza.



17 – Fuja do açúcar. Somos apaixonadas por ele precisamente porque na Pré-História havia muito pouco, e estamos feitas para o aproveitar ao máximo. Problema: o nosso corpo continua na Pré-História, mas nós vivemos no século XXI…



18 – Alimente o cérebro. Com Ómega-3: salmão, atum, bacalhau, sardinha, amêndoas, ovos enriquecidos e suplementos.



19 – Vá a pé. Poupe na gasolina e ande durante 30 minutos todos os dias.



20 – Leia os rótulos. Escolha os produtos que tiverem a lista de ingredientes mais curta. Devolva à prateleira alimentos que contenham qualquer um destes cinco ingredientes: gordura saturada, hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, ou açúcares simples (todos os que acabam em -ose, como sacarose ou frutose), xaropes ou cereais não-integrais.



21 – Decore anedotas. O sentido de humor é sinal de inteligência e é um desafio para o cérebro. Rir baixa a tensão arterial e aumenta o oxigénio no sangue.



22 – Aumente a batida. Faça o coração trabalhar! Apaixone-se, se quiser, mas não falte ao ginásio. Quanto mais intenso for o exercício, mais os seus benefícios.



23 – Mande-se à fava. Tal como o pão e cereais integrais, a soja, o espinafre e as uvas, as favas têm magnésio, que ajuda a baixar a tensão arterial.



24 – Ofereça-se um chocolate. Mas pequenino (30g)! E atenção: preto!



25 – Use fio dental. Nos dentes, mesmo. É ainda mais activo do que a pasta. Fio dental em lingerie pode ser sexy mas não se recomenda porque pode causar infecções.



26 – Ponha a fita métrica à volta da cintura ao nível do umbigo. Ela não deve medir mais de metade da sua altura.



27 – Não se queixe. Seja optimista e faça alguma coisa para mudar o que a chateia! Segundo as estatísticas, apenas 17% das pessoas são se assumem como alegres, e no entanto, é a alegria que nos faz viver mais e mais felizes, não o sofrimento.



28 – Treine a empatia. Em vez de insultar o condutor da frente, pense que ele deve ter as suas razões para lhe passar à frente daquela maneira.



29 – Telefone aos amigos. Os estudos mostram que nos podem retirar até 90% das tensões provocadas pelo stresse. Pormenor: tente não ser um foco de stresse para eles…



30 – Trabalhe… mesmo quando deixar de trabalhar. Prepare uma ‘vida dupla’ para não deixar de estar activo depois da reforma, em vez de passar a viver para os netos, que nunca dá bom resultado.



31 – Substitua maus hábitos por hábitos bons (ou menos maus…) que também lhe dêem uma sensação de recompensa.



32 – Viva o momento. Esqueça os erros de ontem e as preocupações de amanhã. É que o stresse encurta a capacidade de memória.



33 – Controle o dinheiro. É uma das maiores fontes de preocupação.



34 – Aposte nas ervas aromáticas. Tenha em casa rosmaninho, rosas e hortelã-pimenta – Não para comer mas para cheirar. Pesquisas sugerem que são um bom estímulo da memória.



35 – Planeie a sua vida sexual. Ao que consta, foi o que acabou com o casamento da Madonna, mas não se percebe porquê. Afinal, se tem os dias muito ocupados, mais vale sexo com hora marcada do que nunca…



36 – Apimente a vida. Se gostava de mais sabor na sua comida, não meta já a mão no saleiro e esqueça o açúcar. Faça uma colecção de especiarias e experimente a pimenta.



37 – Não abuse da… limpeza. Se nunca foi exposta a infecções, o seu corpo não ficará preparado para as combater eficientemente. Claro, não convém descurar tanto a higiene que a pessoa sentada ao seu lado no metro comece a torcer o nariz…



38 – Compre um irrigador nasal: e use-o. É mais higiénico do que andar a meter o dedo no nariz (embora cumpra, basicamente, a mesma função) e deve ser transformado numa rotina, tal como lavar os dentes.



39 – Se puder, corra em vez de andar. Quem anda, queima três calorias por minuto. Quem corre, queima 13.



40 – Oriente-se: O Oriente lida há mais tempo do que nós com o stresse. Ao contrário de nós, não acham terrivelmente corajoso uma pessoa passar-se, perder a cabeça e atirar-se a outra. A bem da sua vida, presente e futura, imite-os: treine a meditação, experimente as terapias de relaxamento, se puder tente a acupunctura.



41 – Derreta-se… na sauna: faz mais do que ajudá-la a descontrair e a passar dez minutos sem pensar no patrão. Também ajuda a limpar toxinas, não apenas através do suor, mas pela libertação de uma substância química, o óxido nítrico, que ajuda a respirar melhor.



42 – Proteja o fígado: coma brócolos, algas e vegetais de folhas verde-escuras.



43 – Vá passear ao sol: mas com conta, peso e medida. A medida ideal são 20 minutos diários. O sol activa a Vitamina D, que também deve ser tomada em suplemento.



44 – Ponha molho na massa… Mas molho de tomate, e não natas com queijo. Dez ou mais colheres de molho de tomate por semana protegem contra alguns cancros. Curiosamente, o licopeno – ingrediente activo do tomate- é mais bem absorvido pelo corpo quando é cozinhado e associado a uma fonte de gordura.



45 – Tenha chá. Principalmente chá verde. Como não foi oxidado, as folhas têm 40% de polifenóis (químicos altamente anti-oxidantes) enquanto o chá preto tem apenas 10%. O chá verde também tem cafeína, mas tem três vezes menos que o preto. Ainda melhor é o chá Oolong, um tipo de chá chinês que é o campeão da luta anti-gordura.



46 – Escale o Evereste. Pronto, isto é uma piada… Confesse lá que se assustou. Não é preciso subir tão alto, mas ter um desafio de vez em quando, que nos arranque à rotina, faz-nos como que ‘recomeçar’ o nosso ‘computador’.



47 – Vá à vindima. Beba um copo de vinho tinto diariamente, coma uma maçã ao lanche, ponha cebola na salada, e não falte ao ginásio: tudo isto influencia a actividade da sirtuina, uma molécula mágica que ajuda a neutralizar o envelhecimento.



48 – Vá à fonte. Beba água. Se calhar achava que era só beber vinho, não…



49 – Fale com o Fiel. Ou com o Mimoso, ou o Farrusco, ou o Sebastião. Ter um gato ou um cão ajuda a descomprimir das chatices da vida. Ah, se é alérgica, não desespere: arranje uma planta. Ainda não respondem quando chamamos por elas e não dão muito jeito para levar a passear, mas são melhores do que nada.



Assine a ACTIVA e receba mais 6 meses grátis. Garanta uma boa leitura durante as suas férias e relaxe. Conheça todas as opções e não perca esta oportunidade. ASSINE AQUI

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Cores neutras e pele à mostra: Os visuais da Festa de Verão da SIC

Cores neutras e pele à mostra: Os visuais da Festa de Verão da SIC

As figuras da PRIMA 17

As figuras da PRIMA 17

Terapia do Humor

Terapia do Humor

Na passadeira da festa de verão da SIC

Na passadeira da festa de verão da SIC

A felicidade de Carla Baía e Rahim Samcher no dia do seu casamento

A felicidade de Carla Baía e Rahim Samcher no dia do seu casamento

Conduzimos o Nissan Ariya em Estocolmo

Conduzimos o Nissan Ariya em Estocolmo

O

O "tubarão do imobiliário" na capa de Agosto da EXAME

A Smiley faz 50 anos e está por todo o lado

A Smiley faz 50 anos e está por todo o lado

O 'look' colorido e impactante de Letizia

O 'look' colorido e impactante de Letizia

"Dias de Sol": sugestões de decoração para aproveitar o verão ao ar livre

Mais perto da estagflação? Economia contrai, inflação acelera

Mais perto da estagflação? Economia contrai, inflação acelera

As imagens da bomba da II Guerra Mundial que a seca extrema em Itália pôs a descoberto

As imagens da bomba da II Guerra Mundial que a seca extrema em Itália pôs a descoberto

Os vestidos de verão de Leonor e Sofia

Os vestidos de verão de Leonor e Sofia

Era uma vez uma maravilhosa preta da Guiné

Era uma vez uma maravilhosa preta da Guiné

Se acha que esta crise é igual às outras, não está a prestar atenção

Se acha que esta crise é igual às outras, não está a prestar atenção

ICNF disponível para apoiar ações de venda de madeira ardida

ICNF disponível para apoiar ações de venda de madeira ardida

Princesa Charlotte com 'look' marinheiro

Princesa Charlotte com 'look' marinheiro

Agenda para pais e filhos: agosto é tempo de diversão

Agenda para pais e filhos: agosto é tempo de diversão

Meo Sudoeste 2022: festivaleiros geraram mais de 35 terabytes de tráfego

Meo Sudoeste 2022: festivaleiros geraram mais de 35 terabytes de tráfego

Misofonia: O papel da perceção visual numa síndrome que parece ser só sobre a impossibilidade de suportar certos sons

Misofonia: O papel da perceção visual numa síndrome que parece ser só sobre a impossibilidade de suportar certos sons

Covid-19: Reforço da vacina previne consequências graves da infeção por linhagens BA.2 e BA.5 da 'Omicron'

Covid-19: Reforço da vacina previne consequências graves da infeção por linhagens BA.2 e BA.5 da 'Omicron'

Eduardo Carpinteiro e João Serôdio vencem terceira etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias

Eduardo Carpinteiro e João Serôdio vencem terceira etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias

JL 1349

JL 1349

7 ideias para este fim de semana, no Grande Porto

7 ideias para este fim de semana, no Grande Porto

Receita de Paelha de legumes, por Gabriela Oliveira

Receita de Paelha de legumes, por Gabriela Oliveira

Campeão do Mundo vai competir no Eco Rally de Proença-a-Nova

Campeão do Mundo vai competir no Eco Rally de Proença-a-Nova

A história do Ballett Gulbenkian

A história do Ballett Gulbenkian

Valor artístico

Valor artístico

Stray em análise: Quantas vidas tem um gato?

Stray em análise: Quantas vidas tem um gato?

Covid-19: Contas das companhias aéreas regressam ao 'verde' no 2.º trimestre

Covid-19: Contas das companhias aéreas regressam ao 'verde' no 2.º trimestre

Incêndios: Região de Leiria quer medidas excecionais e intervenções rápidas

Incêndios: Região de Leiria quer medidas excecionais e intervenções rápidas

Urgência de Obstetrícia de Braga não deve voltar a fechar num futuro próximo

Urgência de Obstetrícia de Braga não deve voltar a fechar num futuro próximo

Tablet dobrável da Samsung pode chegar em seis meses

Tablet dobrável da Samsung pode chegar em seis meses

O Gosto dos Outros: Lu Araújo

O Gosto dos Outros: Lu Araújo

Mais de 7.500 incêndios e mais de 58.000 hectares ardidos este ano

Mais de 7.500 incêndios e mais de 58.000 hectares ardidos este ano

Nuno Homem de Sá e namorada vivem juntos:

Nuno Homem de Sá e namorada vivem juntos: "Estamos a meio da mudança”

Estagflação: Volta Keynes, estás perdoado

Estagflação: Volta Keynes, estás perdoado

JL 1348

JL 1348

Georgina Rodriguez partilha nova imagem da filha, Bella Esmeralda

Georgina Rodriguez partilha nova imagem da filha, Bella Esmeralda

Assaltaram a casa de Meghan e Harry

Assaltaram a casa de Meghan e Harry

Livros-jogos para as férias

Livros-jogos para as férias

Ganha uma consola Nintendo Switch

Ganha uma consola Nintendo Switch