100 ideias para viver até aos 100 (parte I)


São muitas ideias ao mesmo tempo? Cumpra as que conseguir. Nada como começar pelo princípio…



1 – Os três da vida saudável. Os três melhores remédios anti-envelhecimento são: reduzir as calorias, aumentar a resistência e dormir bem.



2 – Deixe de fumar. Estava mesmo à espera disto, não era?



3 – Comece já hoje a mudar de vida… mesmo quem cometeu erros no passado (quem nunca comeu um hambúrguer que atire a primeira batata frita) pode revertê-los.



4 – Tome suplementos. Não, a nossa alimentação não é suficiente. Mas atenção, que as vitaminas não são uma desculpa para passar o dia a batatas fritas, ou só a alface.



5 – Beba café. Entre três a cinco chávenas por dia ajudam-nos a assimilar conhecimentos e a depositá-los com mais facilidade no banco da memória.



6 – Aprenda mandarim. A actividade mais eficiente contra o envelhecimento do cérebro não é nem palavras-cruzadas, nem ler, nem decorar a lista do supermercado: é aprender uma língua nova.



7 – Artérias sempre jovens. Se tem mais de 40 anos, tome meia aspirina ou duas aspirinas infantis por dia (se não tiver problemas de estômago): ela melhora a circulação e luta contra o envelhecimento das artérias.



8 – Mexa-se. Que tipo de exercício deve fazer? Três a cinco vezes por semana, cardiovascular, 2 a 3 vezes exercícios de força. Todos os dias, 10 minutos de alongamentos.



9 – Não beba refrigerantes. Nem os ‘light’. E cuidado com o açúcar dos sumos.



10 – Não tenha medo dos exercícios com pesos. As mulheres podem definir a massa muscular, mas não têm as hormonas necessárias para serem Schwarzeneggers.



11 – Não abuse do leite, que contém estrogéneos – Para lutar contra a osteoporose, consuma mais vegetais de folhas verdes e sardinhas, e acima de tudo, aumente o exercício de impacto. O exercício faz mais pela prevenção da osteoporose do que o copo de leite matinal – se tomar suplementos de cálcio mas ficar no sofá, o cálcio entra-lhe a cem e sai-lhe a duzentos, como dizem os miúdos – mas como dá mais trabalho, a maioria das pessoas fica-se pelo leite…



12 – Faça abdominais e exercícios para as costas. A falta de uma ‘cinta’ natural de músculo é a maior causadora de dores nas costas.



13 – Desintoxique a sua vida. Tente optar por detergentes ecológicos, elimine alimentos artificiais (como os adoçantes), e os alimentos muito processados.



14 – Cinco é um número mágico… no que toca a porções. Coma pelo menos cinco porções diárias de fruta e vegetais.



15 – Tome vitamina B6, B12 e ácido fólico, mesmo que não esteja a pensar engravidar. São fantásticas para os neurotransmissores que regulam o nosso pensamento.



16 – Areje bem a casa. Vai diminuir a probabilidade de estar exposta aos químicos dos produtos de limpeza.



17 – Fuja do açúcar. Somos apaixonadas por ele precisamente porque na Pré-História havia muito pouco, e estamos feitas para o aproveitar ao máximo. Problema: o nosso corpo continua na Pré-História, mas nós vivemos no século XXI…



18 – Alimente o cérebro. Com Ómega-3: salmão, atum, bacalhau, sardinha, amêndoas, ovos enriquecidos e suplementos.



19 – Vá a pé. Poupe na gasolina e ande durante 30 minutos todos os dias.



20 – Leia os rótulos. Escolha os produtos que tiverem a lista de ingredientes mais curta. Devolva à prateleira alimentos que contenham qualquer um destes cinco ingredientes: gordura saturada, hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, ou açúcares simples (todos os que acabam em -ose, como sacarose ou frutose), xaropes ou cereais não-integrais.



21 – Decore anedotas. O sentido de humor é sinal de inteligência e é um desafio para o cérebro. Rir baixa a tensão arterial e aumenta o oxigénio no sangue.



22 – Aumente a batida. Faça o coração trabalhar! Apaixone-se, se quiser, mas não falte ao ginásio. Quanto mais intenso for o exercício, mais os seus benefícios.



23 – Mande-se à fava. Tal como o pão e cereais integrais, a soja, o espinafre e as uvas, as favas têm magnésio, que ajuda a baixar a tensão arterial.



24 – Ofereça-se um chocolate. Mas pequenino (30g)! E atenção: preto!



25 – Use fio dental. Nos dentes, mesmo. É ainda mais activo do que a pasta. Fio dental em lingerie pode ser sexy mas não se recomenda porque pode causar infecções.



26 – Ponha a fita métrica à volta da cintura ao nível do umbigo. Ela não deve medir mais de metade da sua altura.



27 – Não se queixe. Seja optimista e faça alguma coisa para mudar o que a chateia! Segundo as estatísticas, apenas 17% das pessoas são se assumem como alegres, e no entanto, é a alegria que nos faz viver mais e mais felizes, não o sofrimento.



28 – Treine a empatia. Em vez de insultar o condutor da frente, pense que ele deve ter as suas razões para lhe passar à frente daquela maneira.



29 – Telefone aos amigos. Os estudos mostram que nos podem retirar até 90% das tensões provocadas pelo stresse. Pormenor: tente não ser um foco de stresse para eles…



30 – Trabalhe… mesmo quando deixar de trabalhar. Prepare uma ‘vida dupla’ para não deixar de estar activo depois da reforma, em vez de passar a viver para os netos, que nunca dá bom resultado.



31 – Substitua maus hábitos por hábitos bons (ou menos maus…) que também lhe dêem uma sensação de recompensa.



32 – Viva o momento. Esqueça os erros de ontem e as preocupações de amanhã. É que o stresse encurta a capacidade de memória.



33 – Controle o dinheiro. É uma das maiores fontes de preocupação.



34 – Aposte nas ervas aromáticas. Tenha em casa rosmaninho, rosas e hortelã-pimenta – Não para comer mas para cheirar. Pesquisas sugerem que são um bom estímulo da memória.



35 – Planeie a sua vida sexual. Ao que consta, foi o que acabou com o casamento da Madonna, mas não se percebe porquê. Afinal, se tem os dias muito ocupados, mais vale sexo com hora marcada do que nunca…



36 – Apimente a vida. Se gostava de mais sabor na sua comida, não meta já a mão no saleiro e esqueça o açúcar. Faça uma colecção de especiarias e experimente a pimenta.



37 – Não abuse da… limpeza. Se nunca foi exposta a infecções, o seu corpo não ficará preparado para as combater eficientemente. Claro, não convém descurar tanto a higiene que a pessoa sentada ao seu lado no metro comece a torcer o nariz…



38 – Compre um irrigador nasal: e use-o. É mais higiénico do que andar a meter o dedo no nariz (embora cumpra, basicamente, a mesma função) e deve ser transformado numa rotina, tal como lavar os dentes.



39 – Se puder, corra em vez de andar. Quem anda, queima três calorias por minuto. Quem corre, queima 13.



40 – Oriente-se: O Oriente lida há mais tempo do que nós com o stresse. Ao contrário de nós, não acham terrivelmente corajoso uma pessoa passar-se, perder a cabeça e atirar-se a outra. A bem da sua vida, presente e futura, imite-os: treine a meditação, experimente as terapias de relaxamento, se puder tente a acupunctura.



41 – Derreta-se… na sauna: faz mais do que ajudá-la a descontrair e a passar dez minutos sem pensar no patrão. Também ajuda a limpar toxinas, não apenas através do suor, mas pela libertação de uma substância química, o óxido nítrico, que ajuda a respirar melhor.



42 – Proteja o fígado: coma brócolos, algas e vegetais de folhas verde-escuras.



43 – Vá passear ao sol: mas com conta, peso e medida. A medida ideal são 20 minutos diários. O sol activa a Vitamina D, que também deve ser tomada em suplemento.



44 – Ponha molho na massa… Mas molho de tomate, e não natas com queijo. Dez ou mais colheres de molho de tomate por semana protegem contra alguns cancros. Curiosamente, o licopeno – ingrediente activo do tomate- é mais bem absorvido pelo corpo quando é cozinhado e associado a uma fonte de gordura.



45 – Tenha chá. Principalmente chá verde. Como não foi oxidado, as folhas têm 40% de polifenóis (químicos altamente anti-oxidantes) enquanto o chá preto tem apenas 10%. O chá verde também tem cafeína, mas tem três vezes menos que o preto. Ainda melhor é o chá Oolong, um tipo de chá chinês que é o campeão da luta anti-gordura.



46 – Escale o Evereste. Pronto, isto é uma piada… Confesse lá que se assustou. Não é preciso subir tão alto, mas ter um desafio de vez em quando, que nos arranque à rotina, faz-nos como que ‘recomeçar’ o nosso ‘computador’.



47 – Vá à vindima. Beba um copo de vinho tinto diariamente, coma uma maçã ao lanche, ponha cebola na salada, e não falte ao ginásio: tudo isto influencia a actividade da sirtuina, uma molécula mágica que ajuda a neutralizar o envelhecimento.



48 – Vá à fonte. Beba água. Se calhar achava que era só beber vinho, não…



49 – Fale com o Fiel. Ou com o Mimoso, ou o Farrusco, ou o Sebastião. Ter um gato ou um cão ajuda a descomprimir das chatices da vida. Ah, se é alérgica, não desespere: arranje uma planta. Ainda não respondem quando chamamos por elas e não dão muito jeito para levar a passear, mas são melhores do que nada.



Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Recorde os

Recorde os "looks" coloridos de Maxima nas últimas cerimónias do "Dia do Rei"

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Rir é com ela!

Rir é com ela!

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Marcelo Rebelo de Sousa cortou relações com filho Nuno devido ao caso das gémeas luso-brasileiras

Marcelo Rebelo de Sousa cortou relações com filho Nuno devido ao caso das gémeas luso-brasileiras

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Sérgio Duarte desiste do “Big Brother 2024” e explica os motivos

Sérgio Duarte desiste do “Big Brother 2024” e explica os motivos

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

JL 1396

JL 1396

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites