100 ideias para viver até aos 100 (parte I)


São muitas ideias ao mesmo tempo? Cumpra as que conseguir. Nada como começar pelo princípio…



1 – Os três da vida saudável. Os três melhores remédios anti-envelhecimento são: reduzir as calorias, aumentar a resistência e dormir bem.



2 – Deixe de fumar. Estava mesmo à espera disto, não era?



3 – Comece já hoje a mudar de vida… mesmo quem cometeu erros no passado (quem nunca comeu um hambúrguer que atire a primeira batata frita) pode revertê-los.



4 – Tome suplementos. Não, a nossa alimentação não é suficiente. Mas atenção, que as vitaminas não são uma desculpa para passar o dia a batatas fritas, ou só a alface.



5 – Beba café. Entre três a cinco chávenas por dia ajudam-nos a assimilar conhecimentos e a depositá-los com mais facilidade no banco da memória.



6 – Aprenda mandarim. A actividade mais eficiente contra o envelhecimento do cérebro não é nem palavras-cruzadas, nem ler, nem decorar a lista do supermercado: é aprender uma língua nova.



7 – Artérias sempre jovens. Se tem mais de 40 anos, tome meia aspirina ou duas aspirinas infantis por dia (se não tiver problemas de estômago): ela melhora a circulação e luta contra o envelhecimento das artérias.



8 – Mexa-se. Que tipo de exercício deve fazer? Três a cinco vezes por semana, cardiovascular, 2 a 3 vezes exercícios de força. Todos os dias, 10 minutos de alongamentos.



9 – Não beba refrigerantes. Nem os ‘light’. E cuidado com o açúcar dos sumos.



10 – Não tenha medo dos exercícios com pesos. As mulheres podem definir a massa muscular, mas não têm as hormonas necessárias para serem Schwarzeneggers.



11 – Não abuse do leite, que contém estrogéneos – Para lutar contra a osteoporose, consuma mais vegetais de folhas verdes e sardinhas, e acima de tudo, aumente o exercício de impacto. O exercício faz mais pela prevenção da osteoporose do que o copo de leite matinal – se tomar suplementos de cálcio mas ficar no sofá, o cálcio entra-lhe a cem e sai-lhe a duzentos, como dizem os miúdos – mas como dá mais trabalho, a maioria das pessoas fica-se pelo leite…



12 – Faça abdominais e exercícios para as costas. A falta de uma ‘cinta’ natural de músculo é a maior causadora de dores nas costas.



13 – Desintoxique a sua vida. Tente optar por detergentes ecológicos, elimine alimentos artificiais (como os adoçantes), e os alimentos muito processados.



14 – Cinco é um número mágico… no que toca a porções. Coma pelo menos cinco porções diárias de fruta e vegetais.



15 – Tome vitamina B6, B12 e ácido fólico, mesmo que não esteja a pensar engravidar. São fantásticas para os neurotransmissores que regulam o nosso pensamento.



16 – Areje bem a casa. Vai diminuir a probabilidade de estar exposta aos químicos dos produtos de limpeza.



17 – Fuja do açúcar. Somos apaixonadas por ele precisamente porque na Pré-História havia muito pouco, e estamos feitas para o aproveitar ao máximo. Problema: o nosso corpo continua na Pré-História, mas nós vivemos no século XXI…



18 – Alimente o cérebro. Com Ómega-3: salmão, atum, bacalhau, sardinha, amêndoas, ovos enriquecidos e suplementos.



19 – Vá a pé. Poupe na gasolina e ande durante 30 minutos todos os dias.



20 – Leia os rótulos. Escolha os produtos que tiverem a lista de ingredientes mais curta. Devolva à prateleira alimentos que contenham qualquer um destes cinco ingredientes: gordura saturada, hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, ou açúcares simples (todos os que acabam em -ose, como sacarose ou frutose), xaropes ou cereais não-integrais.



21 – Decore anedotas. O sentido de humor é sinal de inteligência e é um desafio para o cérebro. Rir baixa a tensão arterial e aumenta o oxigénio no sangue.



22 – Aumente a batida. Faça o coração trabalhar! Apaixone-se, se quiser, mas não falte ao ginásio. Quanto mais intenso for o exercício, mais os seus benefícios.



23 – Mande-se à fava. Tal como o pão e cereais integrais, a soja, o espinafre e as uvas, as favas têm magnésio, que ajuda a baixar a tensão arterial.



24 – Ofereça-se um chocolate. Mas pequenino (30g)! E atenção: preto!



25 – Use fio dental. Nos dentes, mesmo. É ainda mais activo do que a pasta. Fio dental em lingerie pode ser sexy mas não se recomenda porque pode causar infecções.



26 – Ponha a fita métrica à volta da cintura ao nível do umbigo. Ela não deve medir mais de metade da sua altura.



27 – Não se queixe. Seja optimista e faça alguma coisa para mudar o que a chateia! Segundo as estatísticas, apenas 17% das pessoas são se assumem como alegres, e no entanto, é a alegria que nos faz viver mais e mais felizes, não o sofrimento.



28 – Treine a empatia. Em vez de insultar o condutor da frente, pense que ele deve ter as suas razões para lhe passar à frente daquela maneira.



29 – Telefone aos amigos. Os estudos mostram que nos podem retirar até 90% das tensões provocadas pelo stresse. Pormenor: tente não ser um foco de stresse para eles…



30 – Trabalhe… mesmo quando deixar de trabalhar. Prepare uma ‘vida dupla’ para não deixar de estar activo depois da reforma, em vez de passar a viver para os netos, que nunca dá bom resultado.



31 – Substitua maus hábitos por hábitos bons (ou menos maus…) que também lhe dêem uma sensação de recompensa.



32 – Viva o momento. Esqueça os erros de ontem e as preocupações de amanhã. É que o stresse encurta a capacidade de memória.



33 – Controle o dinheiro. É uma das maiores fontes de preocupação.



34 – Aposte nas ervas aromáticas. Tenha em casa rosmaninho, rosas e hortelã-pimenta – Não para comer mas para cheirar. Pesquisas sugerem que são um bom estímulo da memória.



35 – Planeie a sua vida sexual. Ao que consta, foi o que acabou com o casamento da Madonna, mas não se percebe porquê. Afinal, se tem os dias muito ocupados, mais vale sexo com hora marcada do que nunca…



36 – Apimente a vida. Se gostava de mais sabor na sua comida, não meta já a mão no saleiro e esqueça o açúcar. Faça uma colecção de especiarias e experimente a pimenta.



37 – Não abuse da… limpeza. Se nunca foi exposta a infecções, o seu corpo não ficará preparado para as combater eficientemente. Claro, não convém descurar tanto a higiene que a pessoa sentada ao seu lado no metro comece a torcer o nariz…



38 – Compre um irrigador nasal: e use-o. É mais higiénico do que andar a meter o dedo no nariz (embora cumpra, basicamente, a mesma função) e deve ser transformado numa rotina, tal como lavar os dentes.



39 – Se puder, corra em vez de andar. Quem anda, queima três calorias por minuto. Quem corre, queima 13.



40 – Oriente-se: O Oriente lida há mais tempo do que nós com o stresse. Ao contrário de nós, não acham terrivelmente corajoso uma pessoa passar-se, perder a cabeça e atirar-se a outra. A bem da sua vida, presente e futura, imite-os: treine a meditação, experimente as terapias de relaxamento, se puder tente a acupunctura.



41 – Derreta-se… na sauna: faz mais do que ajudá-la a descontrair e a passar dez minutos sem pensar no patrão. Também ajuda a limpar toxinas, não apenas através do suor, mas pela libertação de uma substância química, o óxido nítrico, que ajuda a respirar melhor.



42 – Proteja o fígado: coma brócolos, algas e vegetais de folhas verde-escuras.



43 – Vá passear ao sol: mas com conta, peso e medida. A medida ideal são 20 minutos diários. O sol activa a Vitamina D, que também deve ser tomada em suplemento.



44 – Ponha molho na massa… Mas molho de tomate, e não natas com queijo. Dez ou mais colheres de molho de tomate por semana protegem contra alguns cancros. Curiosamente, o licopeno – ingrediente activo do tomate- é mais bem absorvido pelo corpo quando é cozinhado e associado a uma fonte de gordura.



45 – Tenha chá. Principalmente chá verde. Como não foi oxidado, as folhas têm 40% de polifenóis (químicos altamente anti-oxidantes) enquanto o chá preto tem apenas 10%. O chá verde também tem cafeína, mas tem três vezes menos que o preto. Ainda melhor é o chá Oolong, um tipo de chá chinês que é o campeão da luta anti-gordura.



46 – Escale o Evereste. Pronto, isto é uma piada… Confesse lá que se assustou. Não é preciso subir tão alto, mas ter um desafio de vez em quando, que nos arranque à rotina, faz-nos como que ‘recomeçar’ o nosso ‘computador’.



47 – Vá à vindima. Beba um copo de vinho tinto diariamente, coma uma maçã ao lanche, ponha cebola na salada, e não falte ao ginásio: tudo isto influencia a actividade da sirtuina, uma molécula mágica que ajuda a neutralizar o envelhecimento.



48 – Vá à fonte. Beba água. Se calhar achava que era só beber vinho, não…



49 – Fale com o Fiel. Ou com o Mimoso, ou o Farrusco, ou o Sebastião. Ter um gato ou um cão ajuda a descomprimir das chatices da vida. Ah, se é alérgica, não desespere: arranje uma planta. Ainda não respondem quando chamamos por elas e não dão muito jeito para levar a passear, mas são melhores do que nada.



Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Beleza

100 ideias para viver até aos 100 (Parte II)

Vire a sua vida a seu favor. Ponha os seus genes (mesmo os adversos) a trabalhar para si. Lemos ‘You – Sempre Jovem’, do Dr. Oz, e contamos-lhe tudo sobre os segredos da juventude.

Mais no portal

Beleza

Meghan remove a maquilhagem com estas toalhitas acessíveis

E amigas do ambiente - muito ao estilo da duquesa de Sussex.

Moda

Este vestido Zara não deixa ninguém indiferente

E é da cor do momento!

Moda

7 combinações de cores a experimentar em 2022

Inspire-se nestes "looks" que encontrámos nas redes sociais

É só uma sugestão

Contra: refeições deliciosas num espaço icónico em Lisboa

Localizado nas Docas de Santo Amaro, na capital, garante momentos saborosos à beira-rio.

Saúde

Covid-19: Mesmo com teste negativo, evite sair de casa se tem este sintoma

Parece ser bastante comum na variante Ómicron.

Comportamento

A explicação simples para não sentimos atração por parentes próximos

Como, por exemplo, irmãos ou primos.

Saúde

10 segredos simples para emagrecer rápido

Adote estes hábitos que aceleram o processo sem prejudicar a saúde.

Moda

Esta peça básica é a "cola" de todos os visuais de inverno

Provavelmente já a tem no guarda-roupa.

Comportamento

4 dicas práticas para aumentar a autoestima

De acordo com uma escritora, consultora e especialista na interseção de felicidade e tecnologia.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

#VozActiva

Helena Isabel: "As pessoas podem ser bonitas de diferentes maneiras e em qualquer idade"

No #vozactiva deste mês, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) fala da relação entre a beleza e a idade.

Comportamento

O tamanho não importa, mas há uma coisa que as mulheres valorizam bastante

De acordo com diferentes estudos sobre o assunto.