100 ideias para viver até aos 100 (Parte II)

50 – Aliste as ‘gorduras boas’.

Precisamos de gordura, mas não de batatas fritas nem de queijo extra gordo… Escolha azeite, peixe, óleo de linhaça, nozes.

51 – Durma o suficiente.

Porque é que precisamos de dormir? É que a visão é muito ‘cara’ do ponto de vista cognitivo. Quando vemos, o cérebro pouco mais consegue fazer. Precisamos de dormir para processar a informação que recebemos durante o dia.



52 – Receba abraços.

E dê, evidentemente… Um abraço liberta oxitocina, uma hormona do bem-estar. Nota: para obter o mesmo nível de oxitocina, os homens precisam de ser abraçados duas vezes mais do que as mulheres. Coitados, até no mimo são de compreensão lenta…



53 – Substitua… ou não.

Se está na menopausa, informe-se com o seu médico sobre a Terapia Hormonal de Substituição.



54 – Respire profundamente.

Claro que não convém respirar profundamente se tem um camião a largar fumo para cima de si, mas algumas vezes por dia habitue-se a usar os pulmões ao máximo. Os instrutores de ginástica e de ioga passam a vida a dizer-nos para respirar pelo nariz porque é no nariz que se encontra a maior concentração de óxido nítrico – um dilatador de pulmões muito eficiente. A respiração profunda pelo nariz faz com que os vasos sanguíneos se descontraiam, melhora a circulação sanguínea.



55 – Sinta-se sexy.

O (bom) sexo continua a ser imbatível para combater o envelhecimento. Mas uma coisa é ter sexo porque é sábado à noite, outra sentir-se verdadeiramente sexy. Faça o possível por estar com alguém que a faça sentir assim.



56 – Ponha protector solar.

Os raios UV destroem a proteína que suporta a nossa pele, o colagénio, tornando mais difícil reparar os danos. Também formam mais radicais livres.



57 – Use óculos escuros. Sempre que sair para passear ao sol.



58 – Ponha o seu CD preferido a tocar e cante!

Cantar aumenta a função imunitária e produz endorfinas e a hormona do bem-estar, a dopamina. Atenção: pode não ser o suficiente para concorrer ao ‘Ídolos’.



59 – Alimente os olhos.

As nossas avós tinham razão: a cenoura faz mesmo bem. Mas não é a única: coma ainda espinafres, cereais, kiwis, ovos, alho e cebola.



60 – Aprenda a dançar o tango.

As danças de salão são das poucas actividades que nos obrigam a usar ao mesmo tempo o corpo e o intelecto.



61 – Leia.

Não está a dar nada de jeito na televisão? Olha que bom! Feche-a e deixe-se apaixonar por mundos diferentes, histórias dramáticas, paisagens desconhecidas, enredos emocionantes…



62 – Coma doses mais pequenas.

É possível reduzir diariamente 100 calorias (o equivalente a uma carcaça de pão sem nada), sem aquela sensação de que podia comer um mamute…



63 – Torne-se equilibrista. Levante um pé e aguente-se no outro. Quanto tempo lá fica? Deve aguentar pelo menos 15 segundos aos 40 anos, e 30 aos 30.



64 – Aliste o Boro

Não, não é um amigo russo. É um oligoelemento que reduz a quantidade de cálcio e magnésio expelidos pela urina. Se comprar um suplemento de cálcio, escolha um que tenha igualmente o amigo boro.

65 – Trate das alergias.

Sabia que podem ser uma das principais razões para dormir mal?



66 – Seja dura de roer.

Para ossos indestrutíveis, tome suplementos de cálcio, não abuse da cafeína, do tabaco e do álcool, e faça exercícios de pesos.



67 – Faça alongamentos.

Não para treinar para o circo mas por uma razão simples: dão-lhe a possibilidade de se defender durante uma queda e de se levantar depois dela.



68 – Nunca misture lixívia com amoníaco!

A combinação cria ácido clorídrico que pode ser fatal.



69 – Adira aos halteres.

São melhores do que as máquinas de pesos porque além da força ainda treinam o equilíbrio.



70 – Escolha bem.

Se acha que comprar orgânico sai caro, concentre-se nos produtos mais ‘afectados’. Vale a pena investir nos seguintes: pêssegos, maçãs, morangos, peras, uvas, espinafres, alface, batatas, tomate, alho-francês.



71 – Não seja uma supermodelo.

Pelo menos na dieta. Evite a chamada ‘dieta das supermodelos’, uma combinação de proteínas e refrigerantes sem açúcar, que, sem fontes de cálcio, podem acelerar a perda de massa óssea.



72 – Arranje um massagista.

As massagens libertam sensações de bem-estar e além disso ajudam a corrigir muitos defeitos.



73 – Fortaleça as pernas.

Aquelas pernas fininhas de modelo podem ser muito admiradas nos seus 20 anos, mas não são elas que a vão aguentar aos 60… Por isso ande, corra, e ponha músculo nesses ‘palitos’. Pernas fortes são dos melhores investimentos para uma vida inteira de saúde.



74 – Baixe o volume!

O amor da sua vida é, em todos os outros aspectos, perfeito mas ressona como um quartel de bombeiros? Use tampões. Os melhores vendem-se… no aeroporto.~



75 – Não derrape.

Compre um tapete anti-derrapante para a banheira. Ponha capacete quando anda de bicicleta. E compre uns ténis com bom amortecimento para a ginástica. Em resumo, proteja-se. Uma queda pode ser realmente perigosa…



76 – Esfume-se. Quer dizer, medite

Se possível todos os dias. Comece com cinco minutos, caminhe progressivamente até chegar aos 20. A ideia é ‘limpar’ o cérebro, excluindo qualquer pensamento. Pode concentrar-se na respiração – lembra-se do óxido nítrico? – e nas sensações do corpo, ou repetir uma palavra, seja qual for.



77 – Ouça os outros.

Se os amigos ou a família se queixam de que você está muito gorda, anda a fumar demais, e nunca ouve o que eles dizem, em vez de achar que tiraram o dia para o atormentar, dê-lhes ouvidos e vá ao médico.



78 – Não beije a televisão.

Não há provas de que a televisão faça mal aos olhos (embora a inteligência não saia muito favorecida…) mas não convém ver televisão em cima dela. Meça o ecrã na diagonal e nunca se sente mais perto do que essa distância



79 – Controle o carrinho… das compras.

Não compre coisas que lhe fazem mal. Se não as tiver em casa, não come. Se a sua criança goste, continue a não comprar. Se lhe fazem mal a si, também lhe fazem mal a ela.



80 – Descubra a verdadeira razão por que come.

Antes de meter algum alimento à boca, pense: tenho mesmo fome? Ou o que eu tenho é outra coisa? Sinto-me aborrecida, chateada, triste, solitária? Nada isso é fome. De comida, pelo menos.



81 – Guie devagar…

Imagine que passou anos e anos a portar-se maravilhosamente e a cumprir tintim por tintim todos os itens que indicámos. Não vai querer estragar tudo num desastre de automóvel, pois não? Por isso, deixe a velocidade para os outros. Apitam-lhe? Diga-lhes adeus. Afinal, quem vai viver até aos 100 é você!



82 – Divirta-se.

Arranje pelo menos uma hora para se divertir com a família.



83 – Não seja juíza

A menos que trabalhe mesmo no tribunal, claro. Habitue-se a viver sem julgar os outros.



84 – Faça as análises que o seu médico mandar.



85 – Diga às outras pessoas o quanto as admira.

Em vez de viver verde de inveja, elogie os outros. Ah, sim, isso inclui o seu filho. Ele vai ficar vaidoso? E qual é o mal? É a vaidade que nos ajuda a crescer bem…



86 – Telefone a alguém com mais de 80 anos.



87 – Aprenda alguns poemas de cor.

Além de serem um óptimo treino de memória, impressionam imenso numa festa.



88 – Inscreva-se num ginásio.

Deixe de achar que ir ao ginásio não é para si (não, aquilo não está cheio de raparigas magras com tops cor de rosa acima do umbigo).



89 – Faça uma lista das coisas que o fazem feliz.

Faça outra com as coisas pelas quais está grata.



90 – Não leve plástico ao microondas.

Não quer acabar plastificada por dentro, pois não?



91 – Use desodorizante em vez de antitranspirante.

Não bloqueie os poros. Leia os rótulos também dos produtos de beleza, e embora sejam mais incompreensíveis que os da comida, evite duas coisas: alumínio e ftalatos (tenha especial atenção a champôs e desodorizantes).



92 – Perfume a sua roupa.

Substitua as bolas de naftalina por bolas de cedro.



93 – Pesquise antes de comprar.

Descubra que lojas na sua zona têm produtos ‘verdes’ e ‘ecológicos’.



94 – Siga a cor da moda.

Também na alimentação. Coma coisas roxas: mirtilos, vinho tinto, uvas pretas.



95 – Tenha amigos… saudáveis.

O mito de que as pessoas saudáveis são menos divertidas, é isso mesmo: um mito. Claro que não vai deserdar todos os fumadores, não é, mas faça amigos, por exemplo, no seu ginásio.



96 – Dê folga à mulher-a-dias.

Sim, é uma chatice lavar o chão, e passar a ferro, e aspirar, e arrumar armários, mas ao fim disso tudo já fez uma aula de aeróbica totalmente grátis.



97 – Faça a sua árvore genealógica.

Quantos avós e tios viveram até aos 80 ou mais? Quem teve cancro antes dos 65? A sua família pode ensinar-lhe muito sobre si própria.



98 – Faça amigos anti-oxidantes.

Gengibre, alho, curcuma, tomate, uvas pretas e cebola.



99 – Procure ajuda especializada.

Está deprimida? Vá ao psicólogo. Trate a depressão como se fosse uma perna partida, aconselha o Dr. Oz, porque é um problema físico tanto como outra questão de saúde.



100 – Descubra a sua idade real!

Vá ao site http://www.realagecom/ e faça o teste gratuitamente.





Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Beleza

100 ideias para viver até aos 100 (parte I)

Vire a sua vida a seu favor. Ponha os seus genes (mesmo os adversos) a trabalhar para si. Lemos ‘You – Sempre Jovem’, do Dr. Oz, e contamos-lhe tudo sobre os segredos da juventude.

Mais no portal

Beleza

Meghan remove a maquilhagem com estas toalhitas acessíveis

E amigas do ambiente - muito ao estilo da duquesa de Sussex.

Moda

Este vestido Zara não deixa ninguém indiferente

E é da cor do momento!

Moda

7 combinações de cores a experimentar em 2022

Inspire-se nestes "looks" que encontrámos nas redes sociais

É só uma sugestão

Contra: refeições deliciosas num espaço icónico em Lisboa

Localizado nas Docas de Santo Amaro, na capital, garante momentos saborosos à beira-rio.

Saúde

Covid-19: Mesmo com teste negativo, evite sair de casa se tem este sintoma

Parece ser bastante comum na variante Ómicron.

Comportamento

A explicação simples para não sentimos atração por parentes próximos

Como, por exemplo, irmãos ou primos.

Saúde

10 segredos simples para emagrecer rápido

Adote estes hábitos que aceleram o processo sem prejudicar a saúde.

Moda

Esta peça básica é a "cola" de todos os visuais de inverno

Provavelmente já a tem no guarda-roupa.

Comportamento

4 dicas práticas para aumentar a autoestima

De acordo com uma escritora, consultora e especialista na interseção de felicidade e tecnologia.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

#VozActiva

Helena Isabel: "As pessoas podem ser bonitas de diferentes maneiras e em qualquer idade"

No #vozactiva deste mês, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) fala da relação entre a beleza e a idade.

Comportamento

O tamanho não importa, mas há uma coisa que as mulheres valorizam bastante

De acordo com diferentes estudos sobre o assunto.