ALIMENTOS DESIDRATADOS: ACABE COM AS DÚVIDAS

!





!





– Os alimentos desidratados podem fazer parte de uma alimentação saudável?



Os alimentos desidratados podem ser integrados numa alimentação saudável. Na verdade, o processo de desidratação é muito simples e não altera a composição dos alimentos. Para praticar uma alimentação equilibrada, o ideal é que se possa variar não só nos alimentos, mas também no tipo de confecções escolhidas.





– Não são saudáveis?



A desidratação é um dos métodos mais seguros de preservação dos alimentos. Trata-se apenas de retirar a água dos alimentos. Neste processo, não é necessário acrescentar conservantes, dado que as bactérias e os bolores não se desenvolvem em locais secos. S em nos apercebermos, usamos todos os dias inúmeros alimentos que passam por processos semelhantes sem quaisquer restrições. O que não falta são exemplos de ingredientes dos quais retiramos a totalidade ou parcialmente a água para ficarem secos e poderem durar mais tempo sem precisarem de conservantes. É o caso do feijão e do grão-de-bico que temos de demolhar antes de cozinhar, do louro ou dos orégãos para temperar, dos chás de ervas, do queijo, bacalhau, passas de uvas, ameixas secas, etc.





– São muito "processados"?



Os processos de desidratação são muito simples. Na realidade, podem ser utilizados dois tipos de processos. Um deles é o método clássico, em que os ingredientes são colocados num desidratador, onde ondas de ar aquecidas drenam toda a sua água. O outro método é a liofilização, que consiste na congelação dos alimentos, sendo que de seguida lhes é retirada a totalidade da água. Depois de secos, basta cortá-los aos bocadinhos e triturá-los até ficarem em pó.





– Guardam os nutrientes dos alimentos frescos?



A desidratação é um processo pouco agressivo que não altera a estrutura dos alimentos, retendo a maior parte do seu conteúdo nutricional. No caso dos hortícolas e legumes, que dão origem às sopas em pó, consegue-se manter quase 100% das suas vitaminas (sobretudo a vitamina A) e minerais (selénio, potássio e magnésio).





– Têm muito sal?



A pensar no seu bem-estar, os alimentos desidratados são controlados industrialmente para que não se ultrapasse a porção correcta de sal por dose, sendo que normalmente não se recomenda que, em casa, se adicione mais sal ao preparado. Assim, dado que em Portugal existe tradicionalmente uma tendência para se colocar sal a mais nos alimentos durante a sua confecção, esta pode ser uma boa forma de moderar ou controlar o seu consumo. Importante não esquecer que deve adoptar uma alimentação saudável e equilibrada, bem como um estilo de vida saudável.







Helena Cid



Nutricionista





Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.

Lifestyle

Healthy V.: o novo spot de comida vegan e vegetariana no Príncipe Real

Um espaço inteiramente dedicado ao conceito de #VegetarianComfortFood

Moda

5 tendências que vamos ver em todas as festas este ano

As propostas das marcas para a época festiva provam que socializar é fabuloso