Pão: feito em casa ou comprado no supermercado?





Uma vantagem importante de preparar o pão em casa reside no facto de se poder adequar o teor de sal (infelizmente, só agora se está a trabalhar numa directiva que vise a redução do sal adicionado pela indústria panificadora) e escolher farinhas menos refinadas (com mais fibra). De facto, o pão «integral», ou seja, aquele que é feito com farinhas nada ou pouco refinadas, é mais rico em fibras e, para além de em média ter um valor calórico mais baixo, é também mais saciante. Provavelmente já notou que fica mais saciado com um pãozinho integral do que com uma carcaça branca…



Preparando o pão em casa, permite variar o tipo de farinhas usadas, o que é particularmente útil para quem sofre de algumas patologias gastro-intestinais (doença de Crohn, síndrome do cólon irritável, etc.). A escolha de farinhas sem glúten (ou com teor reduzido) e a preparação de pão sem fermento são alguns exemplos das vantagens obtidas com estes aparelhos.





Mas se as máquinas de fazer pão nos permitem preparar pães mais equilibrados e nutritivos, também é possível adicionar uma série de ingredientes às receitas, que podem fazer disparar os valores calóricos: nozes, avelãs, leite, ovos, ou passas são alguns dos «extras» que podem tornar o pão muito saboroso, mas mais calórico. Como em tudo na vida, nem oito nem oitenta: aprenda a incluir na sua alimentação estes pães mais elaborados, para que possa desfrutar do prazer de os comer sem comprometer o seu peso!





Lembre-se que um pão rico em fibras, com pouco sal e sem excessos no acompanhamento (manteiga, queijo, doce, etc.) deve fazer parte de uma alimentação variada, equilibrada e saborosa… Afinal, quem resiste a um bocado de pão quente acabado de fazer?!







Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Beleza

No Verão: proteja-se contra as doenças de origem alimentar

Na sua maioria, os alimentos contêm bactérias e se não forem conservados nas condições adequadas, os microrganismos podem proliferar e originar infecções e intoxicações alimentares.

Beleza

Peixe: um amigo de todos os dias!

Rico em aromas, o peixe contém muitas proteínas, que funcionam como tijolos que edificam o corpo, intervindo nos processos de crescimento e reparação do organismo

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza

Guia do Bio: Dicas para comprar bem

Antes de adquirir alimentos biológicos convém ler as dicas que se seguem.

Beleza

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

Beleza

Salada: a armadilha do Verão

Os inimigos da sua dieta não são só as batatas fritas e os cachorros quentes, algumas saladas, aparentemente leves, escondem uma bomba de calorias.

Beleza

Vegetarianismo: vantagens e perigos deste regime

Muitas vezes a redução do consumo de carne é o ponto de partida para a descoberta de outros sabores. A riqueza nutritiva dos pratos vegetarianos, as suas cores, texturas e aromas, são alguns dos motivos que atraem cada vez mais adeptos. Mas existem outras vantagens para quem escolhe este tipo de dieta e faz disso uma opção de vida.

Beleza

Perder peso: os 7 maiores entraves

É fatal: decide finalmente acabar com aqueles quilos a mais. Mas de repente, parece haver uma quantidade de gente apostada em desviá-la da ‘virtude dietética'! Como resistir aos piores inimigos da nossa dieta?

Beleza

Perca peso enquanto cozinha

Fique a conhecer as dicas da nutricionista para fazer refeições saborosas, saudáveis e pouco calóricas nesta estação.

Beleza

Alimentação macrobiótica - prós e os contras

Saiba os cuidados a ter para adoptar uma alimentação macrobiótica

Mais no portal

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.

Beleza

Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar os seus traços.

Lifestyle

Escolas portuguesas ganham um novo brilho este Natal

Graças à Make-A-Wish.

Comportamento

É amor romântico ou platónico? Saiba o que distingue os conceitos

Tendemos a associar a palavra 'relacionamento' a um envolvimento romântico, mas a expressão pode descrever qualquer tipo de ligação interpessoal.

Moda

Os melhores sapatos para usar nos meses de outono e inverno

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

Esta é a escolha ideal para quem gosta de estéticas minimalistas.

Moda

Estes visuais provam que as cores neutras estão longe de ser aborrecidas

Inspire-se para os seus "looks" de outono/inverno.

Lifestyle

Esta é a série de animação que pode ajudar os seus filhos a comer melhor

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã

Moda

As botas cor-de-rosa perfeitas para visuais de inverno... e que também ajudam uma boa causa

Dois modelos muito especiais.

Moda

Mango Committed: descubra as peças de moda sustentável que vai querer no seu armário

A mais recente campanha da marca espanhola, “Committed to the Future” tem como protagonistas os próprios colaboradores da empresa que dão a conhecer como, a partir das suas funções, trabalham para o futuro de uma moda mais sustentável.

Saúde

Obesidade: as causas e soluções além da alimentação

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Renata Migueis.