Vegetarianismo: vantagens e perigos deste regime




A variedade de ingredientes na confecção dos pratos é um dos trunfos deste regime. Comece por conhecer bem os alimentos de forma a conjugá-los correctamente para satisfazer as suas necessidades nutritivas e introduza-os de forma gradual no seu dia-a-dia. Para saber o que deve comer em maior ou menor quantidade guie-se pela pirâmide alimentar vegetariana.





Deve i

ngerir em maior quantidade:

  • Cereais: trigo, arroz, cevada, milho, aveia, centeio, milho miúdo, trigo sarraceno.
  • Derivados de cereais: massa, pão, cereais integrais ao pequeno-almoço
  • Fruta e Legumes

Deve consumir moderadamente:



  • Produtos lácteos: leite, iogurte, queijo
  • Leguminosas: ervilhas, feijões de todos os tipos, lentilhas
  • Frutos secos
  • Ovos

Deve reduzir:



  • Açúcar, mel
  • Manteiga, natas
  • Margarina, óleos
  • Álcool, chá, café



Vegetariano ou vegan?



Existem duas variantes do vegetarianismo: os puros ou vegan e os ovo-lacto-vegetarianos.



Puros ou Vegan – Adoptam uma forma de vida que exclui toda a exploração e crueldade para com o mundo animal. Têm como base de alimentação produtos do reino vegetal e rejeitam qualquer tipo de carne, peixe, mel, leite de animais e seus derivados. Substituem as proteínas animais por vegetais, utilizando alimentos tais como o tofu, seitan, granulado de soja, leite de soja, leguminosas, cereais integrais, sementes, algas e oleaginosas.



Ovo-lacto-vegetarianos – Baseiam a sua dieta em alimentos que não sejam carne. Mas, na maioria dos casos, são consumidores de ovos e produtos lácteos. Alimentam-se dos mesmos ingredientes que os vegan, mas consomem leite e seus derivados tais como o queijo, iogurtes, manteiga, nata, e ovos. Este tipo representa o maior grupo dos actuais vegetarianos.



As crianças podem ter este tipo de alimentação?



Desde que o plano das refeições seja feito utilizando toda a variedade de alimentos não há inconveniente algum para as crianças. Por exemplo, se a uma refeição elas ingerirem leguminosas, cereais, frutos secos e sementes está completa a fonte de proteínas essenciais aos mais pequenos. E porque as gorduras também são necessárias para o crescimento dos petizes, há alternativas bem deliciosas e saudáveis: manteiga de amendoim, abacate, queijo, iogurte e frutos secos. De qualquer forma, e para ficar mais descansada, consulte um médico.





Saiba que….



… é perfeitamente possível levar uma vida sã seguindo uma dieta vegetariana.



… com o consumo apenas de cereais, leguminosas, frutas ovos e produtos lácteos, consegue um bom equilíbrio do corpo e uma boa vitalidade.



… quem tem este tipo de alimentação fica, geralmente, mais magro, sofre menos de prisão de ventre, tem baixos níveis de colesterol e menor incidência de doenças cardíacas.





Dica: para além das razões económicas, é uma boa ideia adquirir o hábito de comprar e consumir os produtos da época, altura em que os legumes e as frutas são melhores e mais baratos. Quanto aos ingredientes mais ‘exóticos’ pode adquiri-los nas lojas de produtos naturais.







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