43% dos portugueses não vão ao dentista por falta de dinheiro

No âmbito da celebração do mês de Saúde Oral, que tem lugar durante o mês de Outubro, a Vital Dent apresentou as conclusões do estudo sobre os hábitos de saúde oral dos portugueses promovido pela empresa, referente a 2008.

De acordo com esse estudo, 43% dos inquiridos não vão ao dentista por motivos financeiros, factor que atinge principalmente as mulheres (73%). Os outros motivos para não visitar frequentemente o dentista são a ausência de dor (29%) e a falta de tempo (20%). Os inquiridos também revelaram, embora em menor percentagem que o medo também é um dos motivos que os afasta do dentista (8%).

O estudo revela ainda que, no que concerne a cuidados diários, 70% dos inquiridos lava os dentes após todas as refeições. Dessa amostra 73% apenas escova os dentes e só 22% utiliza regularmente fio dentário e elixir.

A análise da Vital Dent mostra também que as mulheres são as que têm mais cuidados com a saúde e higiene oral, 73,3% vão regularmente ao dentista, 56,7% escova os dentes e 61,3% usa habitualmente fio dentário e elixir.

Entre os problemas dentários mais frequentes, 33% declaram que a perda de peça dentária é o motivo que mais os leva ao consultório dentário. As cáries e as gengivites são os razões assinaladas por 23% (cada) dos inquiridos. A periodontite é um problema assinalado por 11% da amostra e finalmente 10% refere problemas de oclusão como razão para ir ao dentista.

Os cuidados de higiene oral na infância e adolescência também merecem alguma preocupação, visto que dos 75% dos inquiridos já tiveram cáries, a maioria foi entre 1 e 15 anos de idade. Na amostra de inquiridos 61% já arrancou dentes. Desse universo 15,6% preferiu colocar próteses e 7,8% colocou implante para ocultar a falta de dentes. Existe uma correlação positiva entre o género dos inquiridos e a escolha de próteses dentárias e implantes dentários. De acordo com o estudo é visível a preferência do género feminino pelas próteses dentárias (61,3%), enquanto que o género masculino opta maioritariamente pela implantes dentários (68,4%).





.



Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.